
A prevenção é a principal meta da ergonomia, que nada mais é do que uma adequação do posto de trabalho para que o colaborador não sofra lesões
A P R E S E N T A Ç Ã O
Ergonomia
Empresarial

INTRO
O que é Ergonomia
Ergonomia é a ciência que estuda as adaptações do trabalho para que os funcionários possam desenvolver as atividades de maneira segura e eficiente. Para isso, são considerados fatores como características físicas, fisiológicas e psicossociais dos trabalhadores e do ambiente de trabalho. A ergonomia também avalia a biomecânica do gesto laboral e os aspectos ambientais e organizacionais do trabalho. Sendo assim, também tem papel fundamental nos princípios de direitos legais e no processo de produtividade.
Para o colaborador, nosso foco é evitar dor, lesões e afastamentos, gerando satisfação e bem estar. Para a empresa, nossos objetivos são: reduzir gastos, aumentar produção, aumentar faturamento e proteger a empresa contra ações trabalhistas. Por meio da nossa metodologia exclusiva criaremos indicadores e documentos que visam impugnar laudos e perícias de forma segura e eficaz.


Dr. Giuliano Martini
• Fisioterapeuta Pós Graduado;
• MBA Gestão Ergonomia;
• Perito Judicial do Trabalho;
• Especialista em Ergonomia do Trabalho;
• Palestrante e Consultor na área de Planejamento de Produção e Melhoria da Produtividade;
• Certificado OHSAS 18.001;
• Diretor Regional em Curitiba e Ribeirão Preto da ABRColuna;
• CEO da ONE Fisioterapia e Ergonomia.
ABOUT
Nossa expertise de mais de 17 anos nos rendeu uma posição de destaque nas mídias nacionais


















ABOUT
Fundada em 2004, após muito trabalho e muito estudo, criamos nossa metodologia exclusiva que visa a segurança total dos colaboradores. Mas nossa atenção especial é com o empresário (CEO ou Diretor). Focamos entender o funcionamento da empresa e com isso aplicar nossas ferramentas para reduzir afastamentos e lesões, minimizar/eliminar riscos de acidentes, reduzir gastos, aumentar a produção e o faturamento. Com nossas ferramentas e expertise, conquistamos diversos clientes durante todos estes anos.
Hoje atendemos empresas de diversos segmentos:
• Usinas de Cana-de-Açúcar;
• Recapagem de Pneus;
• Rede de Supermercados;
• Escritórios;
• Indústria de Ferro e Aço;
• Transportadoras;
• Indústria Moveleira;
• Agências de Publicidade;
• Depósitos de Materiais de Construção;
• Construção Civil;
• Lojas de Departamento;
• Micro e Pequenas Empresas.

11 Benefícios
Os princípios da ergonomia são aplicados principalmente nas empresas, onde os colaboradores sofrem lesões por problemas de postura, movimentos repetitivos, excesso de esforço físico e de equipamentos colocados de forma inadequada. Por meio da Consultoria, é possível corrigir estes equívocos, proporcionando saúde ao trabalhador e melhor produtividade à empresa.
Aplicar o conceito de ergonomia pode trazer inúmeros benefícios para as relações de trabalho:
• Ajuda a evitar faltas e doenças ocupacionais;
• Auxilia na melhora da postura;
• Cumpre a legislação: todo empresário que tenha, ao menos, um
funcionário contratado deve fazer a análise ergonômica do trabalho;
• No aspecto legal, você evitará multas, denúncias e punições por
parte das fiscalizações oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego;
• Aumenta a sensação de bem-estar e a qualidade de vida do
funcionário;
• Aumento da produtividade, devido tanto à satisfação dos
funcionários quanto à funcionalidade e melhoria dos processos;
• Redução e eliminação de multas trabalhistas ou ações movidas por
funcionários que tiveram problemas de saúde decorrentes de suas
atividades e postos de trabalho;
• Diminui a rotatividade de trabalhadores, tornando positivo o
investimento feito em cada funcionário, pois contratar, registrar,
treinar e desenvolver colaboradores requer grande investimento
financeiro, de tempo e de esforço;
• Redução no número de afastamentos, atrasos e faltas;
• Elevação dos padrões de qualidade e de segurança do trabalho
adotado pela empresa;
• Aumento do engajamento — o funcionário se sente respeitado e
amparado e seu empenho e envolvimento com a empresa se
desenvolvem;
• Ganhos intangíveis.


BENEFITS

WHAT WE DO ?
Agora, saiba mais sobre os detalhes de cada um dos nossos serviços:

Avaliação Ergonômica do Trabalho (AET)
É realizada uma avaliação de todos os aspectos do ambiente de trabalho, desde equipamentos, maquinários, até mobiliários. O principal objetivo desta Análise, que é exigida e regulamentada por lei (NR 17, portaria 3751 de 23 de Novembro de 1990, do ministério do Trabalho), é garantir a saúde do trabalhador, evitando lesões decorrentes de má postura ou movimentos repetitivos durante o pacto laboral.
Laudo Ergonômico
O Laudo Técnico Ergonômico visa atender também ao prescrito da NR 17.
Utiliza-se de conhecimentos ergonômicos e antropométricos na qual é realizada uma análise dos postos de trabalhos, do ambiente de trabalho, da população trabalhadora (funcionários) e das tarefas e organização do trabalho.
Consiste em apurar e relacionar todos os dados obtidos no laudo, identificando os fatores de risco ergonômico e ocupacional, determinantes de desconforto, stress e de patologias para os funcionários, os quais servirão como subsídios para implantação do programa de Ginástica Laboral. O Laudo Técnico Ergonômico é elaborado por profissional habilitado em Fisioterapia.
Comitê de Ergonomia
Implantar um Comitê de Ergonomia é um passo importante para as organizações que buscam alcançar a excelência no bem-estar, segurança e saúde no trabalho.
Trata-se de uma comissão interna de trabalhadores treinados e supervisionados por um ergonomista.
O Comitê de Ergonomia atua em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado de Saúde e Medicina do Trabalho) e a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Consultoria em Ergonomia
A Consultoria Ergonômica tem como objetivo oferecer suporte técnico especializado do tema ergonomia na empresa, podendo ser utilizada de diversas formas.
Ela auxilia a empresa na implementação de soluções ergonômicas, criando estratégias e reduzindo custos para a adequação ergonômica.
Blitz Ergonômica
São ações pontuais com o intuito de capacitar e treinar os colaboradores em diversas situações de risco ergonômico, tais como: posturas durante a atividade laboral, utilização dos equipamentos, levantamento e manuseio de cargas, treinamento básico de ergonomia.
A atividade é realizada por profissionais especialistas em fisioterapia e ergonomia nos postos de trabalho ou setores da empresa. Tem como objetivo a correção da postura adotada na atividade laboral, além de orientações de posturas e alongamentos adequados.
Pode ser realizada de forma individual ou em grupos.
• A Blitz Postural é conduzida por profissionais especializados em fisioterapia e ergonomia para correção da postura adotada na atividade laboral, além de orientações e alongamentos adequados.
• A Blitz Ergonômica é realizada por ergonomistas e foca na orientação sobre a utilização correta dos equipamentos, mobiliários e adoção de posturas favoráveis no posto de trabalho.
Ginástica Laboral
A Ginástica Laboral pode ser realizada diariamente na empresa, com acompanhamento dos fisioterapeutas da ONE Ergonomia Empresarial, que também ministram treinamento aos colaboradores, a fim de que eles próprios pratiquem os exercícios.
São realizados exercícios suaves de alongamento, fortalecimento e de relaxamento. Além da promoção da saúde, a Ginástica laboral também visa a sociabilização e interação de seus praticantes.
Alguns dos benefícios da Ginástica Laboral são prevenção e tratamento de doenças ocupacionais, como LER/DORT; melhora do rendimento funcional; melhora da força muscular e a flexibilidade; correção dos vícios posturais; melhora das condições ergonômicas nos postos de trabalho; diminuição da incidência de doenças ocupacionais.
Palestras e Treinamentos em Ergonomia
A ONE Ergonomia Empresarial oferece serviços de palestras que visam á melhoria da saúde e da qualidade de vida. As palestras são ministradas por nossos profissionais e abordam temas relativos à prevenção de lesões e à promoção da saúde.
Alguns dos temas desenvolvidos nas palestras são DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho), Postura, Lombalgias, Dores nas Costas. A importância da Estabilização Vertebral, dentre outros. Faça-nos uma consulta e verifique as palestras que podemos oferecer para atendr às suas necessidades e de sua empresa.
Avaliações e Diagnósticos
A Avaliação Cinesiológica Funcional é realizada a fim de detectar a possibilidade do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis com pressupostos cineantropométricos preventivos.
A avaliação postural também é imprescindível, pois a má postura é muitas vezes a principal causa de lombalgia, tensões musculaturas, contraturas, desconforto, e finalmente baixo desempenho.
Atividades de alongamento, ganho muscular, reconhecimento do corpo próprio em um ambiente ergonomicamente adequado irá favorecer ainda mais o desempenho de cada um.
A nossa equipe realiza esta avaliação tanto no ato da contratação dos colaboradores (Admissional), como também semestralmente (Periódico), mudança de função, retorno ao trabalho (devido férias ou afastamentos) e demissional. Tudo para garantir saúde e qualidade de vida aos colaboradores.
Perícia Ergonômica
A perícia ergonômica poderá ser compreendida como uma investigação técnica específica da atividade laboral, onde serão analisadas a magnitude e a influência dos fatores de riscos ergonômicos (físicos, organizacionais e cognitivos) sobre as características psicofisiológicas do indivíduo.
A perícia ergonômica terá seu aspecto peculiar na sensibilidade de identificar, avaliar, reconhecer e valorizar determinados agentes etiológicos de origem ocupacional sob a estrutura articular relacionada, conforme a queixa (peça inicial).
Podemos perceber os objetivos da perícia ergonômica como primário e secundário. No aspecto primário, o estudo ergonômico terá a finalidade de apresentar o diagnóstico das condições ergonômicas de trabalho do indivíduo e elucidar a relação trabalho/exposição/risco.
No aspecto secundário, a perícia ergonômica será fundamental para amparar a conclusão técnica pericial e a decisão judicial, quanto a duas importantes controvérsias presentes em ações trabalhistas e cíveis.
São elas:
1ª) Estabelecimento do nexo causal entre distúrbios osteomusculares (DORT) com atividades laborais desenvolvidas.
2ª) Avaliação da incapacidade laborativa.
Assistência Técnica para Perícia Judicial Trabalhista
Trata-se de uma Assessoria Técnica em Ações Trabalhistas movidas contra a empresa quando o fator ergonômico estiver envolvido. Os profissionais da nossa equipe são especialistas em Perícia Judicial do Trabalho.
Desta forma podemos atuar juntamente com o departamento jurídico da empresa formulando quesitos, realizando defesas, impugnação de laudos e orientando a empresa quanto a questões trabalhistas relacionadas a Ergonomia.
Fisioterapia Corporativa
A Fisioterapia Corporativa é implementada dentro da empresa por fisioterapeutas especializados em fisioterapia do trabalho e ergonomia, com o objetivo de executar ações preventivas e curativas.
Ela utiliza de meios físicos (frio, calor, estimulação elétrica etc.) e exercícios terapêuticos para alívio de dores osteomusculares, reeducação neuromuscular, conscientização corporal, fortalecimento e alongamento muscular, realinhamento postural e melhora da coordenação motora e desempenho funcional.
Com a fisioterapia é possível desenvolver um Programa de Atendimento Fisioterápico individualizado ou em grupos, com foco em lesões decorrentes da atividade laboral. Através de visitas regulares do profissional à empresa é possível evitar doenças ocupacionais (como LER e DORT), reduzir acidentes de trabalho e afastamentos.
As sessões têm duração de 30 minutos, com atendimento individualizado ou em pequenos grupos.



e Social

Desde 2013 se fala sobre a informatização de obrigações trabalhistas e previdenciárias e no final de 2014, o governo federal publica o Decreto 8.373 lançando o eSocial, um sistema de coleta e cruzamento de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, para que os órgãos participantes do projeto possam utilizar tais informações para desempenharem cada um o seu papel. De lá pra cá, esse sistema sofreu várias mudanças, umas boas e outras nem tanto.
Como o Ergonomista atua sobre o eSocial?
• Participação na estipulação dos ambientes, cargos e lista de atividades de cada cargo
• Levantamento dos riscos ergonômicos (seja um levantamento preliminar ou uma AET – Análise Ergonômica do Trabalho), os quais farão parte do PCMSO, do programa de gerenciamento de risco ocupacional da empresa e de um programa de Prevenção de Lesões e Qualidade de Vida (Ginástica Laboral, Blitz de Postura, palestra entre outros).
• Atuação sobre os casos de afastamentos do trabalho
• Atuação na gestão de SAT/FAP
• Atuação sobre os acidentes de trabalho
• Atuação sobre os nexos e benefícios previdenciários
• Atuação quando a empresa passa por uma fiscalização trabalhista, uma certificação ou por algum problema judicial (Ação Trabalhista). Importante saber que a fiscalização online do eSocial será maciça e constante. A ausência de informações e atualizações do sistema trará graves repercussões financeiras para as empresas.

Importante saber que a fiscalização online do eSocial será maciça e constante. A ausência de informações e atualizações do sistema trará graves repercussões financeiras para as empresas.


W h y
Repercussões financeiras para a empresa!
Se o seu colaborador desenvolver algum problema de saúde devido à função desempenhada na sua empresa, prepare-se para uma possível batalha judicial, principalmente se não houver uma análise ergonômica do trabalho ou se ela não foi cumprida à risca.
Você precisa investir na saúde da sua equipe e evitar assim possíveis consequências da Justiça Trabalhista ao ajustar-se ao que pede a legislação atual.
A maioria dos afastamentos pode ser evitado fazendo uso de uma simples solução: a ergonomia, que se torna uma ótima estratégia na redução de custos com doenças do trabalho.
As repercussões financeiras são, sem dúvida, a principal fonte de atenção por parte dos empresários.
Elas aparecem decorrente de:
• Pagamento de dias de trabalho por atestados médicos;
• Pagamento de indenizações milionárias oriundas de processos judiciais;
• Pagamento de tratamento de casos de adoecimento;
• Pagamento de impostos que são “variáveis” mediante a condição de
trabalho da empresa (SAT / FAP);
• Pela perda da produtividade ocasionada pela ineficiência do processo
produtivo;
• RH constantemente ocupado em busca de novas contratações e
treinamentos de novos colaboradores visando repor os que se afastaram
ou foram demitidos.


Numbers
Repercussões financeiras para a empresa!
Se o seu colaborador desenvolver algum problema de saúde devido à função desempenhada na sua empresa, prepare-se para uma possível batalha judicial, principalmente se não houver uma análise ergonômica do trabalho ou se ela não foi cumprida à risca.
Você precisa investir na saúde da sua equipe e evitar assim possíveis consequências da Justiça Trabalhista ao ajustar-se ao que pede a legislação atual.
A maioria dos afastamentos pode ser evitado fazendo uso de uma simples solução: a ergonomia, que se torna uma ótima estratégia na redução de custos com doenças do trabalho.
As repercussões financeiras são, sem dúvida, a principal fonte de atenção por parte dos empresários.
Elas aparecem decorrente de:
• Pagamento de dias de trabalho por atestados médicos;
• Pagamento de indenizações milionárias oriundas de processos judiciais;
• Pagamento de tratamento de casos de adoecimento;
• Pagamento de impostos que são “variáveis” mediante a condição de
trabalho da empresa (SAT / FAP);
• Pela perda da produtividade ocasionada pela ineficiência do processo
produtivo;
• RH constantemente ocupado em busca de novas contratações e
treinamentos de novos colaboradores visando repor os que se afastaram
ou foram demitidos.
ESTAMOS ANSIOSOS PARA TRABALHAR COM VOCÊS!
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
Acesse nosso site e solicite agora mesmo um orçamento personalizado para a sua empresa.
PARA QUEM SE APLICA?
Toda empresa que tenha ao menos 1 funcionário, que se importe com o bemestar da sua equipe e que queira diminuir custos e aumentar o seu faturamento.
Análise
Ergonômica do
Trabalho (AET)
Como qualquer obrigação legal, a AET é um documento obrigatório pela NR17.
Segundo o Ministério do Trabalho, a ausência da AET pode resultar em multas, cujo valor varia de acordo com o número de empregados e o grau da infração cometida.
