ERGONOMIA

EMPRESARIAL

A prevenção é a principal meta da ergonomia, que nada mais é do que uma adequação do posto de trabalho para que o colaborador não sofra lesões.

Ergonomia é a ciência que estuda as adaptações do trabalho para que os funcionários possam desenvolver as atividades de maneira segura e eficiente. Para isso, são considerados fatores como características físicas, fisiológicas e psicossociais dos trabalhadores e do ambiente de trabalho.

A ergonomia também avalia questões como a biomecânica do gesto laboral e os aspectos ambientais e organizacionais do trabalho. Sendo assim, também tem papel fundamental nos princípios de direitos legais e no processo de produtividade.

Embora o conceito de ergonomia seja mais comum quando relacionado ao ambiente de trabalho, com a pandemia do novo coronavírus, a aplicação também se tornou imprescindível em casa.

Ergonomia e as novas relações de trabalhos

Com as novas relações de trabalho impostas, muitas empresas e colaboradores precisaram se ajustar a um conceito ainda considerado novo: o trabalho remoto. Sendo assim, a adaptação do lar para o trabalho ficou cada vez mais recorrente.

Para conciliar essa nova rotina, é preciso pensar nos aspectos básicos da ergonomia física, organizacional e cognitiva. Pois, assim como no ambiente de trabalho, é preciso que no home office o funcionário tenha condições adequadas para executar suas tarefas.

Benefícios

Os princípios da ergonomia são aplicados principalmente nas empresas, onde os colaboradores sofrem lesões por problemas de postura e de equipamentos colocados de forma inadequada. Por meio da Consultoria, é possível corrigir estes equívocos, proporcionando saúde ao trabalhador e melhor produtividade à empresa.

Aplicar o conceito de ergonomia pode trazer inúmeros benefícios para as relações de trabalho:

  • Ajuda a evitar doenças ocupacionais;

  • Auxilia na melhora da postura;

  • Cumpre a legislação. No caso da NR 17, não há escolha ou exceção: todo empresário que tenha, ao menos, um funcionário contratado deve fazer a análise ergonômica do trabalho. No aspecto legal, você evitará multas, denúncias e punições por parte das fiscalizações oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Aumenta a sensação de bem-estar e a qualidade de vida do funcionário.

  • Aumento da produtividade, devido tanto à satisfação dos funcionários quanto à funcionalidade e melhoria dos processos;

  • Redução e eliminação de multas trabalhistas ou ações movidas por funcionários que tiveram problemas de saúde decorrentes de suas atividades e postos de trabalho;

  • Diminui a rotatividade de trabalhadores, tornando positivo o investimento feito em cada funcionário, pois contratar, registrar, treinar e desenvolver colaboradores requer grande investimento financeiro, de tempo e de esforço. Grandes empresas já obtiveram em média 4 dólares a cada 1 dólar investido em ergonomia;

  • Redução no número de afastamentos, atrasos e faltas;

  • Elevação dos padrões de qualidade e de segurança do trabalho adotado pela empresa;

  • Aumento do engajamento — o funcionário se sente respeitado e amparado e seu empenho e envolvimento com a empresa se desenvolvem;

Nossos serviços

  • Avaliação Ergonômica do Trabalho (AET)

  • Laudo Ergonômico

  • Comitê de Ergonomia

  • Consultoria em Ergonomia

  • Blitz Ergonômica e Postural

  • Ginástica Laboral

  • Palestras e Treinamentos em Ergonomia

  • Avaliações e Diagnósticos

  • Perícia Ergonômica

  • Assistência Técnica para Perícia Judicial Trabalhista

  • Fisioterapia Corporativa e Ambulatorial

Agora, saiba mais sobre os detalhes de cada um dos nossos serviços:

Avaliação Ergonômica do Trabalho (AET)
É realizada uma avaliação de todos os aspectos do ambiente de trabalho, desde equipamentos, maquinários, até mobiliários. O principal objetivo desta Análise, que é exigida e regulamentada por lei (NR 17, portaria 3751 de 23 de Novembro de 1990, do ministério do Trabalho), é garantir a saúde do trabalhador, evitando lesões decorrentes de má postura ou movimentos repetitivos durante o pacto laboral.

laudo.jpeg

Laudo Ergonômico
O Laudo Técnico Ergonômico visa atender também ao prescrito da NR 17.
Utiliza-se de conhecimentos ergonômicos e antropométricos na qual é realizada uma análise dos postos de trabalhos, do ambiente de trabalho, da população trabalhadora (funcionários) e das tarefas e organização do trabalho.

Consiste em apurar e relacionar todos os dados obtidos no laudo, identificando os fatores de risco ergonômico e ocupacional, determinantes de desconforto, stress e de patologias para os funcionários, os quais servirão como subsídios para implantação do programa de Ginástica Laboral. O Laudo Técnico Ergonômico é elaborado por profissional habilitado em Fisioterapia.

Comitê de Ergonomia

Implantar um Comitê de Ergonomia é um passo importante para as organizações que buscam alcançar a excelência no bem-estar, segurança e saúde no trabalho. 

Trata-se de uma comissão interna de trabalhadores treinados e supervisionados por um ergonomista.

O Comitê de Ergonomia atua em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado de Saúde e Medicina do Trabalho) e a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Consultoria em Ergonomia

A Consultoria Ergonômica tem como objetivo oferecer suporte técnico especializado do tema ergonomia na empresa, podendo ser utilizada de diversas formas.

Ela auxilia a empresa na implementação de soluções ergonômicas, criando estratégias e reduzindo custos para a adequação ergonômica.

Blitz Ergonômica

São ações pontuais com o intuito de capacitar e treinar os colaboradores em diversas situações de risco ergonômico, tais como: posturas durante a atividade laboral, utilização dos equipamentos, levantamento e manuseio de cargas, treinamento básico de ergonomia.

A atividade é realizada por profissionais especialistas em fisioterapia e ergonomia nos postos de trabalho ou setores da empresa. Tem como objetivo a correção da postura adotada na atividade laboral, além de orientações de posturas e alongamentos adequados.

Pode ser realizada de forma individual ou em grupos.

A Blitz Postural é conduzida por profissionais especializados em fisioterapia e ergonomia para correção da postura adotada na atividade laboral, além de orientações e alongamentos adequados.

A Blitz Ergonômica é realizada por ergonomistas e foca na orientação sobre a utilização correta dos equipamentos, mobiliários e adoção de posturas favoráveis no posto de trabalho. 

Ginástica Laboral
A Ginástica Laboral pode ser realizada diariamente na empresa, com acompanhamento dos fisioterapeutas da ONE Ergonomia Empresarial, que também ministram treinamento aos colaboradores, a fim de que eles próprios pratiquem os exercícios.

São realizados exercícios suaves de alongamento, fortalecimento e de relaxamento. Além da promoção da saúde, a Ginástica laboral também visa a sociabilização e interação de seus praticantes.

Alguns dos benefícios da Ginástica Laboral são prevenção e tratamento de doenças ocupacionais, como LER/DORT; melhora do rendimento funcional; melhora da força muscular e a flexibilidade; correção dos vícios posturais; melhora das condições ergonômicas nos postos de trabalho; diminuição da incidência de doenças ocupacionais.

Palestras e Treinamentos em Ergonomia
A ONE Ergonomia Empresarial oferece serviços de palestras que visam á melhoria da saúde e da qualidade de vida. As palestras são ministradas por nossos profissionais e abordam temas relativos à prevenção de lesões e à promoção da saúde.

Alguns dos temas desenvolvidos nas palestras são DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho), Postura, Lombalgias, Dores nas Costas. A importância da Estabilização Vertebral, dentre outros. Faça-nos uma consulta e verifique as palestras que podemos oferecer para atendr às suas necessidades e de sua empresa.

palestra.jpeg

Avaliações e Diagnósticos
A Avaliação Cinesiológica Funcional é realizada a fim de detectar a possibilidade do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis com pressupostos cineantropométricos preventivos.
A avaliação postural também é imprescindível, pois a má postura é muitas vezes a principal causa de lombalgia, tensões musculaturas, contraturas, desconforto, e finalmente baixo desempenho.

Atividades de alongamento, ganho muscular, reconhecimento do corpo próprio em um ambiente ergonomicamente adequado irá favorecer ainda mais o desempenho de cada um.

A nossa equipe realiza esta avaliação tanto no ato da contratação dos colaboradores (Admissional), como também semestralmente (Periódico), mudança de função, retorno ao trabalho (devido férias ou afastamentos) e demissional. Tudo para garantir saúde e qualidade de vida aos colaboradores.

Perícia Ergonômica

A perícia ergonômica poderá ser compreendida como uma investigação técnica específica da atividade laboral, onde serão analisadas a magnitude e a influência dos fatores de riscos ergonômicos (físicos, organizacionais e cognitivos) sobre as características psicofisiológicas do indivíduo.

A perícia ergonômica terá seu aspecto peculiar na sensibilidade de identificar, avaliar, reconhecer e valorizar determinados agentes etiológicos de origem ocupacional sob a estrutura articular relacionada, conforme a queixa (peça inicial).

Podemos perceber os objetivos da perícia ergonômica como primário e secundário. No aspecto primário, o estudo ergonômico terá a finalidade de apresentar o diagnóstico das condições ergonômicas de trabalho do indivíduo e elucidar a relação trabalho/exposição/risco.

No aspecto secundário, a perícia ergonômica será fundamental para amparar a conclusão técnica pericial e a decisão judicial, quanto a duas importantes controvérsias presentes em ações trabalhistas e cíveis.

São elas:

1ª) Estabelecimento do nexo causal entre distúrbios osteomusculares (DORT) com atividades laborais desenvolvidas. 

2ª) Avaliação da incapacidade laborativa.

Assistência Técnica para Perícia Judicial Trabalhista
Trata-se de uma Assessoria Técnica em Ações Trabalhistas movidas contra a empresa quando o fator ergonômico estiver envolvido. Os profissionais da nossa equipe são especialistas em Perícia Judicial do Trabalho.

Desta forma podemos atuar juntamente com o departamento jurídico da empresa formulando quesitos, realizando defesas, impugnação de laudos e orientando a empresa quanto a questões trabalhistas relacionadas a Ergonomia.

Justiça

Fisioterapia Corporativa

A Fisioterapia Corporativa é implementada dentro da empresa por fisioterapeutas especializados em fisioterapia do trabalho e ergonomia, com o objetivo de executar ações preventivas e curativas.

 

Ela utiliza de meios físicos (frio, calor, estimulação elétrica etc.) e exercícios terapêuticos para alívio de dores osteomusculares, reeducação neuromuscular, conscientização corporal, fortalecimento e alongamento muscular, realinhamento postural e melhora da coordenação motora e desempenho funcional.

 

Com a fisioterapia é possível desenvolver um Programa de Atendimento Fisioterápico individualizado ou em grupos, com foco em lesões decorrentes da atividade laboral. Através de visitas regulares do profissional à empresa é possível evitar doenças ocupacionais (como LER e DORT), reduzir acidentes de trabalho e afastamentos.

 

As sessões têm duração de 30 minutos, com atendimento individualizado ou em pequenos grupos.

ENTRE EM CONTATO
PARA ATENDIMENTO
Solicite AGORA um check-up da sua empresa
Atendimento nas regiões sul e sudeste do País

Obrigado pela mensagem!

icon-whatsApp.png