8 DICAS DE COMO COMBATER OBESIDADE CAUSADA POR SEDENTARISMO DEVIDO A PANDEMIA DO COVID 19

Atualizado: Set 6

Estudos mostram que os níveis de exercício caíram durante o isolamento e permaneceram mais baixos do que o normal, mesmo onde as restrições foram suspensas. Autoridades em saúde temem um aumento na obesidade e outras doenças.

Os mais jovens (18-29 anos) foram os que apresentaram menor nível de atividade.



Altos níveis de estresse podem afetar nosso sono e nos fazer sentir lentos e cansados, reduzir nossos níveis de energia e nos tornar menos propensos a fazer exercícios.

Quando não nos exercitamos, fazemos escolhas alimentares piores intuitivamente, o que nos prende em um ciclo negativo que acaba afetando nossa saúde física e nosso bem-estar emocional e mental.


Índices de obesidade e sobrepeso quase triplicaram, aponta OMS

Pesquisa revela que no Brasil uma em cada cinco pessoas é obesa e mais da metade da população das capitais estão com excesso de peso.

A obesidade é uma das doenças que mais tem crescido nos últimos anos em nível global. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os índices de obesidade e sobrepeso quase triplicaram desde 1975. Em todo o mundo, existem pelo menos 650 milhões de obesos.

O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para receber contribuições sobre o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Sobrepeso e Obesidade em adultos. Representantes da sociedade civil e profissionais de saúde podem contribuir por meio de produções científicas ou relatos de experiências até o dia 10 de agosto.


8 Dicas de como combater a obesidade no dia a dia

1) Tenha uma alimentação saudável

É essencial ingerir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes para o nosso organismo, tais como frutas, legumes, vegetais, cereais, carnes e lácteos. Mas preste atenção no tamanho das porções e a proporção de cada um desses alimentos na dieta! Evite o exagero!



2) Mantenha-se ativo

A academia não é uma obrigação. O que importa é a prática de exercícios físicos regulares. Desde caminhadas até esportes mais específicos, passando por corridas, dança, entre outros. Independente de qual seja o tipo de atividade física, o importante é sacudir o corpo! Nesse post nós trouxemos algumas dicas de exercícios para idosos.


3) Controle o seu peso

Isso é muito importante. Não tenha medo da balança, ela é a melhor amiga da nossa saúde. Não pense em estética, pense no seu bem-estar. O FDA (órgão americano que é responsável pelo controle de medicamentos e alimentos) recomenda que uma pessoa consuma em média 2.000 calorias por dia divididas em 5 a 6 refeições ao dia e composta de alimentos saudáveis. Esse é um dos meios para combater a obesidade.


4) Beba muita água

Água! Ela é essencial para o nosso organismo. Uma boa hidratação é garantia de um bom funcionamento do nosso corpo. É fundamental para o metabolismo, controle de temperatura, digestão e funcionamento do intestino, além de auxiliar na eliminação de resíduos e toxinas. É recomendado que uma pessoa beba em média 2 litros de água por dia. Não vale sucos, refrigerantes e nem aromatizantes, viu? Precisamos de água pura!


5) Evite fast foods, frituras e comidas processadas

Não tem nada pior para o nosso corpo do que alimentos gordurosos e ricos em sal e conservantes. Além de ajudar no aumento da obesidade, eles também podem causar outras doenças crônicas como Hipertensão, Diabetes, Doenças Cardiovasculares e Cânceres. Comidas “rápidas” nem sempre são benéficas para nossa saúde. Temos sempre que pesar a nossa decisão: você prefere uma comida rápida e pobre em nutrientes ou prefere valorizar a sua saúde e ter um envelhecimento saudável?


6) Reduza o consumo de açúcar

O açúcar é um dos principais “vilões” no aumento de peso. Claro que não podemos retirá-lo completamente da nossa alimentação, mas, como já foi dito, nada em excesso faz bem. O açúcar é um carboidrato de alto índice glicêmico (aqueles que são rapidamente absorvidos pelo corpo e contribuem para o aumento de peso).

Por isso, uma boa dica para emagrecer é fazer uma dieta que prioriza o uso de carboidratos complexos em pequena quantidade. Estes são de absorção lenta e contém baixo índice glicêmico, o que nos ajuda a emagrecer rápido (consulte sempre um médico antes de iniciar qualquer dieta).


7) Não se esqueça de se alimentar em intervalos regulares

É importante realizar pequenas refeições com intervalos regulares em torno de 3 horas. Ficar muito tempo sem se alimentar não é recomendado pois você tende a comer mais do que necessita devido a fome acumulada.


8) Tenha uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Uma alimentação leve e pobre em carboidratos após às 17h auxilia na qualidade do sono. Em contrapartida, a redução do tempo e da qualidade do sono gera aumento do apetite e da ingestão alimentar, dificultando a perda de peso.


ATENÇÃO

Obesidade pode provocar desgastes precoces nas cartilagens, sobrecarga na coluna e consequentemente DOR

Mas se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

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Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

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