Foi-se o tempo em que o agendamento de consultas era feito apenas por telefone.
O paciente atual gosta de agilidade e personalização em seu atendimento, recorrendo à internet para se comunicar com sua clínica a qualquer momento.
Para atender a essa necessidade, o uso de ferramentas digitais vem para somar forças e potencializar as estratégias de marketing digital.
Incorporar ferramentas online em seu consultório ou clínica não é mais uma opção, e sim uma necessidade ditada pelo comportamento do consumidor.
Se você não se adequa a essa nova realidade, o paciente pode ficar insatisfeito e buscar atendimento com seu concorrente.
Diante disso, algumas ferramentas podem ser utilizadas para otimizar a comunicação e o atendimento com o paciente.
Confira!
Agenda online
Seja através de e-mail, seu site, portais de saúde ou canais de comunicação instantânea, é preciso oferecer possibilidades para que o paciente realize seu agendamento online, sem a necessidade de ligar para sua instituição.
As ferramentas de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, podem ser priorizadas, já que a interação torna-se muito mais rápida e eficiente, e é disso que o paciente gosta, certo?
Porém, para garantir uma experiência positiva e a segurança dos dados, é crucial que o contato seja feito com um número profissional e que este processo aconteça de forma automatizada e integrada com softwares de gestão.
Para aparecer nas primeiras posições de resultados de busca do Google, você pode se registrar em uma plataforma de agendamento online de destaque. Dessa forma, será encontrado mais facilmente e pode atrair novos pacientes.
Telemedicina
Devido à impossibilidade de atendimento presencial devido às orientações de isolamento social, a telemedicina passou a ser autorizada pelos Conselhos.
Por meio de um software com plataforma de telemedicina em nuvem, o profissional da saúde pode realizar todo o atendimento a distância, desde a teleconferência com áudio e vídeo, uso de prontuário eletrônico até a solicitação de exames, fornecimento de atestados, laudos, prescrisções e receitas com assinatura digital (prescrição eletrônica).
Chat com especialista
Mesmo depois da consulta, os pacientes podem sentir a necessidade de esclarecer uma dúvida pontual sobre o tratamento ou o diagnóstico direto com o especialista.
Para otimizar a comunicação, nesse caso, vale a pena investir em ferramentas de chat online que permitem a troca de mensagens de forma profissional e organizada, evitando que o profissional utilize seu número ou conta pessoal para este fim.
Dessa forma, as informações ficam centralizadas no sistema de gestão ou relacionamento e podem ser consultadas com facilidade.
Aplicativo nativo
Contar com um aplicativo próprio do seu consultório ou clínica também é um atrativo que facilita a vida do paciente, já que ele tem seu histórico clínico na palma das mãos - resultados de exames, novos agendamentos, contato com a recepcionista, data e horário das consultas, entre tantas outras funcionalidades.
Ou seja, o paciente pode acessar os dados que quiser a qualquer hora e lugar.
Sabemos que desenvolver um app por conta própria pode ser muito demorado e custoso. Entretanto, hoje você pode recorrer a ferramentas especializadas na área da saúde que oferecem esta tecnologia personalizada para sua instituição.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.
#giulianomartini #gestaoemsaude #gestaopessoal #gestaodenegocios #mentoriadenegocios #empreendedordesucesso #branding #agendaonline #autoridade #telemedicina #socialmedia #perfilestrategico #pacienteonline #marketingdigital #dicadeinstagram #paciente #sn10
Comments