ARTRITE REUMATOIDE OU OSTEOARTRITE - Causas, tipos, sintomas e tratamentos

Atualizado: 28 de ago. de 2020

Artrite é um termo utilizado para descrever diversos processos dolorosos que afetam as articulações. Existem mais de 100 tipos de artrite, mas, em geral, trata-se de uma condição que envolve dor e inchaço nas articulações, podendo afetar diferentes tipos de pessoas. A artrite, embora tenha a tendência de afetar pessoas à medida que elas envelhecem, pode também afetar a pessoa em qualquer fase da vida. A doença é uma das principais causas de afastamento de atividades laborais por incapacidade no Brasil e no mundo. Mas quais são os tipos de artrite? E quais são as diferenças entre elas? É sobre o que esse artigo irá tratar.

Osteoartrite ou artrite degenerativa

A osteoartrite ou artrite degenerativa é um tipo de artrite que ocorre quando há desgaste da cartilagem entre os ossos.

Ocorre quando há desgaste da cartilagem que fica entre os ossos, resultando em atrito entre os ossos. Com isso, há dor, inchaço e rigidez. A osteoartrite é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como “bicos de papagaio”. O tipo mais comum de artrite degenerativa é a osteoartrite. Ela está diretamente ligada ao histórico familiar, excesso de peso e uma lesão prévia na região. A hereditariedade é fator significativo, principalmente em certas apresentações clínicas, como os nódulos dos dedos das mãos, chamados de nódulos de Heberden (na junta da ponta dos dedos) ou Bouchard (na junta do meio dos dedos). De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a osteoartrite representa cerca de 30% a 40% das visitas a ambulatórios de reumatologia. No Brasil, a osteoartrite é responsável por 7,5% de todos os afastamentos de trabalho, de acordo com dados da Previdência Social. A osteoartrite tem preferência por mulheres, atingindo mais mãos e joelhos. Ela é pouco frequente antes dos 40 anos, mas a partir dos 75 anos apresenta evidência clínica e radiográfica, além de dor. A osteoartrite pode ser primária ou secundária. A artrite primária é aquela que surge sem causa aparente. Já a secundária tem inúmeras causas, como defeitos nas articulações, joelhos do tipo valgo (joelhos com desvios de direção) ou alterações no metabolismo.

Artrite inflamatória

Artrite inflamatório é um tipo de artrite em que o sistema imunológico do indivíduo ataca as próprias células saudáveis, provocando inflamações. É um tipo de condição na qual o sistema imunológico do indivíduo ataca as próprias células saudáveis, provocando inflamações. Isso pode atingir articulações e demais órgãos do corpo. Existem 3 tipos principais de artrite inflamatória: artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e artrite psoriática.

Artrite reumatoide

É uma doença inflamatória crônica, de causa desconhecida, que afeta mais mulheres (duas vezes mais que homens), iniciando-se entre 30 e 40 anos de idade. Segundo o Colégio Americano de Reumatologia, o diagnóstico de artrite reumatoide é feito quando pelo menos 4 dos seguintes critérios estão presentes por pelo menos 6 semanas:

· Rigidez articular matinal durando pelo menos 1 hora;

· Artrite em pelo menos três áreas articulares;

· Artrite de articulações das mãos: punhos, interfalangeanas proximais (articulação do meio dos dedos) e metacarpofalangeanas (entre os dedos e mão);

· Artrite simétrica (por exemplo no punho esquerdo e no direito);

· Presença de nódulos reumatoides

· Presença de Fator Reumatoide no sangue

· Alterações radiográficas: erosões articulares ou descalcificações localizadas em radiografias de mãos e punhos.

O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para o controle da atividade da doença, prevenção da incapacidade funcional e lesão articular e o retorno ao estilo de vida normal do paciente o mais rapidamente possível.

Lúpus Eritematoso Sistêmico

O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e variam com fases de atividade e de remissão. São reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas e daí o nome lúpus eritematoso), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo (“V” do decote) e nos braços); e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos. Por ser uma doença do sistema imunológico, que é responsável pela produção de anticorpos e organização dos mecanismos de inflamação em todos os órgãos, quando a pessoa tem lúpus eritematoso sistêmico, ela pode ter diferentes tipos de sintomas e em vários locais do corpo. Alguns sintomas são gerais como febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Outros sintomas são mais específicos como dor nas juntas, manchas na pele, hipertensão e/ou problemas nos rins.

Artrite Psoriática

A psoríase atinge de 1% a 3% da população. Dessa quantidade, de 10% a 42% desenvolve um quadro de artrite chamado artrite psoriática, que é o tipo de artrite que envolve pacientes com psoríase. De acordo com o Hospital Sírio Libanês, usualmente, a manifestação cutânea da psoríase aparece na segunda ou terceira décadas de vida, enquanto que o quadro articular geralmente ocorre duas décadas após. Na grande maioria dos casos (75% pacientes), o quadro cutâneo precede a artrite. Entretanto, é possível que a apresentação se inverta, com a doença articular precedendo o quadro cutâneo (15% dos casos) ou se apresentando simultaneamente (10% dos casos).

Sintomas dos Tipos de Artrite

O principal sintoma dos tipos de artrite é a dor nas articulações Embora existam diferentes tipos de artrite, os sintomas de maneira geral são:

· Dor nas articulações;

· Rigidez nas articulações, sobretudo pela manhã;

· Redução na capacidade de movimento;

· Vermelhidão na pele, ao redor das articulações;

· Aquecimento na região da articulação.

Dependendo do tipo de artrite, alguns outros sintomas como febre e manifestações orgânicas podem surgir. Portanto, um correto diagnóstico e tratamento adequado são fundamentais para manter a qualidade de vida do paciente com artrite.

Diagnóstico

O paciente deve procurar um profissional especializado se algum dos sintomas aparecerem por um período prolongado. Portanto, é importante você notar se a dor nas articulações está presente, por mais de alguns dias, seguida de inchaço ou dificuldade de movimentação. Além disso, febre ou perda de peso recente também são aspectos importantes a serem relatados. O profissional certamente irá perguntar sobre quando os sintomas começaram, se pioram ou melhoram com atividade física, se há histórico de doenças nas articulações na família, dentre outras perguntas. Podem ser solicitados exames, tais como exames de sangue, exame de raios-X, ressonância e ultrassom, para identificar as articulações com problemas.

Tratamento Para os Diferentes Tipos de Artrite

O tratamento para os diferentes tipos de artrite tem por objetivo aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente. Conforme o diagnóstico, o tratamento adequado pode ser instituído. É importante que o paciente siga o tratamento e não pare conta própria. O objetivo é diminuir a dor e melhorar a qualidade de vida do indivíduo. A fisioterapia é fundamental, pois somente com ela é possível ajudar e recuperar a função das articulações. Além disso, uma mudança no estilo de vida com a prática de exercícios físicos, cuidado com a alimentação para evitar ou eliminar o sobrepeso, é necessária e auxilia no tratamento.

Convivendo com a Artrite

Exercícios de baixo impacto e para fortalecimento melhoram a resistência e o tônus muscular. Exercícios de reabilitação de fisioterapia também auxiliam muito no dia a dia de quem tem algum tipo de artrite.

Recomendações

É preciso seguir algumas recomendações para conviver bem com os diferentes tipos de artrite.

· Durma o suficiente. A falta de sono provoca aumento na sensação de dor nas articulações;

· Evite ficar em uma única posição por muito tempo;

· Evite sobrecarregar as articulações, seja com movimentos inadequados, seja com o sobrepeso;

· Tenha uma dieta equilibrada, sobretudo com bastante vitamina E;

· Perca peso. Quanto menor peso sobre as articulações, melhor o prognóstico da doença.

Artrite tem cura?

A maioria dos tipos de artrite é crônica, mas com o tratamento adequado ela pode ficar em remissão. Portanto, é muito importante seguir as recomendações médicas e fazer as alterações necessárias no estilo de vida.

Já sabe né! Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.