COMO FAZER O MONITORAMENTO DE REDES SOCIAIS? QUAIS MÉTRICAS AVALIAR?

O seu trabalho não acaba quando você aperta o botão de enviar.

Na verdade, esse é só o começo. Você precisa estar atento a tudo que acontece em suas redes sociais após postar uma imagem, foto, vídeo, IGTV ou Reels, e por isso você precisa ficar de olho em alguns pontos específicos:

• Comentários;

• Menções;

• Avaliações;

• Chat (possíveis dúvidas de clientes).



Em geral, as empresas percebem o poder das mídias sociais em duas circunstâncias: para divulgar um produto ou serviço ou quando veem sua marca avaliada publicamente.


Sem o devido monitoramento, a divulgação é pouco efetiva, pois existem metodologias aplicáveis a esse tipo de publicidade que garantem o sucesso das campanhas. Não basta ter uma página da empresa no Facebook, se não houver um profissional atuando por trás das publicações — com a ajuda das ferramentas adequadas — para o sucesso da ação.


O outro caso — da avaliação pública da marca — é mais complicado ainda. Uma boa avaliação deve ser visível, pois traz confiabilidade para o negócio. A pessoa que se interessa pelo seu serviço e procura a página da empresa em uma rede social, certamente vai se interessar pelas opiniões dos seus clientes.


Assim, não é preciso dizer que uma avaliação negativa tem um impacto enorme sobre a credibilidade da marca. No entanto, a resposta da empresa também é avaliada por um novo cliente e, por isso, é fundamental ter alguém que acompanhe a página para responder a todas as críticas, boas ou ruins.


Como fazer o monitoramento de redes sociais?

Um dos fatores mais importantes a se considerar em relação às redes sociais é o tempo. Tudo tem uma hora apropriada — como os melhores horários para fazer posts — e, principalmente, uma velocidade necessária.

Tendo em vista a rapidez que envolve os meios digitais, um monitoramento eficaz deve permitir uma resposta quase imediata da sua empresa, assim que ela recebe uma menção nas redes.


Ainda assim, não basta ser rápido, mas é preciso saber responder aos comentários adequadamente e trabalhar inserido em uma estratégia maior de atendimento ao cliente. Tudo o que se diz nas redes — sobre a sua empresa ou sobre produtos similares aos seus — deve ser identificado e analisado, para que seja utilizado posteriormente em prol da sua marca.


Dessa forma, selecionamos alguns pontos que merecem atenção no monitoramento:

  • Identifique clientes fiéis e detratores

  • Acompanhe seus concorrentes

  • Aperfeiçoe campanhas

  • Aprimore o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente)

Quais as métricas de redes sociais?

Se você chegou a até aqui sem entender a importância de dados e análise de resultados para uma estratégia de redes sociais falhei em minha missão.

Mas vou consertar isso mostrando quais métricas você precisa acompanhar para garantir seu sucesso.

Confira quais são elas:

• Alcance;

• Curtidas;

• Seguidores;

• Impressões;

• Pontuação de relevância;

• CTR (Taxa de cliques);

• Custo por resultado;

• Frequência.


Métricas de Vaidade

Ao falar de análise de números, precisamos comentar sobre as métricas de vaidade. Você sabe o que elas são? Basicamente, são números que vão, com certeza, te deixar feliz não precisa se sentir culpado por isso), mas elas não trazem resultados reais para sua empresa.


Sua publicação teve 5.000 curtidas? Parabéns, você provavelmente mereceu. Mas ela não te ajuda a tomar nenhuma decisão e nem fornece insights sobre ações futuras. Então você pode acompanhá-las, só não gaste tanto tempo com elas.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.