A verdade que ninguém te conta sobre um pós venda!
Seja um serviço ou produto, se o seu pós venda não for adequado e eficiente, VOCÊ está deixando de ganhar dinheiro!
Depois de fechada a venda, seja de um serviço ou produto, seu trabalho só começou. É fundamental o relacionamento com cliente nas ações de pós-venda.
De maneira resumida, o pós-venda é o atendimento prestado ao cliente após a compra de um produto ou serviço. Mas essa é uma definição bastante básica.
Uma definição de pós-vendas mais adequada seria:
Todas as ações destinadas a manter um relacionamento duradouro e satisfatório com qualquer pessoa que se tornou um cliente, oferecendo um atendimento de alta qualidade, focado em atender às suas necessidades, visando a fidelização e a lealdade do cliente.
E porque fazer um pós venda?
Simples, captar um novo cliente pode custar 5 a 7x mais do que manter o mesmo cliente.
A grande questão é que isso não é a regra na maioria das empresas brasileiras. Segundo dados do site Satisfação de Clientes, 70% das empresas nem possuem um cadastro do seu cliente, 85% nunca fizeram pós-vendas e impressionantes 94% não possuem um sistema digital de gestão comercial para monitorar seus clientes.
Por isso separei para você 5 técnicas de pós-vendas Infalíveis, com exemplos práticos.
Confira!
1. Follow-up
Uma grande parte da retenção de clientes consiste em lembrar a seus antigos clientes que você existe, além dos produtos ou serviços que oferece.
A ideia é manter-se contato com o cliente: uma ligação de cortesia para ver se está tudo em ordem, uma pesquisa de satisfação para colher sua opinião, e-mails e newsletters com notícias relevantes e outras formas de contato para que você não seja esquecido.
2. Lançamento de novos produtos e ofertas
No processo de compra inicial, pergunte aos seus clientes sobre o que eles têm interesse.
Segmente seu público por fatores como preferências, desejos e necessidades. Assim, você poderá ajudá-lo enviando novas ideias sempre que possível.
Exemplo: sua empresa acaba de lançar um novo serviço diferenciado. Em vez de ficar ligando ou mandando e-mails para todo mundo, procure no histórico de vendas quais clientes têm a real necessidade dessas melhorias.
Assim, além de mostrar que conhece o negócio de seu cliente, a possibilidade de converter essa ação de pós-venda em uma nova venda é muito maior.
3. Crie parcerias com outras empresas
Agrade seus clientes com ofertas especiais em serviços que sejam de seu interesse. Com esse tipo de estratégia, você sempre poderá oferecer para sua base de clientes novas oportunidades de adquirir produtos e serviços que estejam relacionados com seu negócio.
Com um clube de vantagens, por exemplo, as pessoas vão querer continuar comprando de você não apenas por costume, mas porque você é bom e fazer negócios com você tem diversos benefícios.
4. Envie presentes em momentos especiais
Os vendedores têm o costume de ligar para seus clientes no dia de seu aniversário. Mas, existe uma maneira muito mais eficiente de lembrar do seu cliente: com um presente.
O presente não precisa ser algo caro, mas algo que valha a pena para o cliente ver que você se importa com ele.
Afinal de contas, receber um presente gratuito e inesperado é sempre memorável, e mostra o quanto você preza pelo relacionamento com seus clientes.
5. Seja ético
Parece estranho falar sobre ética, mas ainda hoje existem empresas, faltam com a ética. Então, ser ético, honrar compromissos e servir seriamente seus clientes ainda é um diferencial. Por isso não aborreça-os com informações irrelevantes, não faça terrorismo psicológico com eles, muito menos importune-os com coisas que eles não querem.
Quando você respeita os limites e tem ética, seus clientes reconhecem você pelo seu carácter.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
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