COMO PREVINIR A DOR NO JOELHO? COMO EVITAR LESÃO?

Embora não seja possível prevenir todas as lesões, você pode seguir estas etapas para torná-las menos prováveis.

  • Pare de se exercitar se sentir dor no joelho.

  • Se você quiser tornar seu treino mais intenso, sempre faça-o gradualmente.

  • Alongue as pernas antes e depois da atividade física.

  • Use joelheiras para prevenir a bursite, especialmente se você tiver que se ajoelhar muito.

  • Use sapatos que se ajustem bem e ofereçam suporte suficiente.

  • Mantenha os músculos da coxa fortes com alongamento e fortalecimento regulares.

  • Se você está acima do peso, esforce-se para perder alguns quilos, de modo que haja menos estresse em todas as articulações, incluindo os joelhos.



Ser ativo é uma das melhores coisas que você pode fazer pelas articulações e pelo resto do corpo. Mas podem ocorrer lesões e geralmente envolvem os joelhos. Alguns dos problemas mais comuns são ligamentos torcidos, rupturas de menisco, tendinite e joelho de corredor. Se você tem uma lesão antiga no joelho que não foi tratada adequadamente, ela pode surgir de vez em quando ou doer o tempo todo.

Várias outras coisas também podem causar dor no joelho, como:

Bursite: uma bursa é uma bolsa que contém uma pequena quantidade de líquido que fica sob a pele acima da articulação. Ajuda a prevenir o atrito quando a articulação se move. O uso excessivo, quedas ou dobrar-se e ajoelhar-se repetidamente podem irritar a bolsa na parte superior do joelho. Isso causa dor e inchaço. Os médicos chamam isso de bursite pré-patelar. Você também pode ouvi-lo chamado de "joelho de pregador".


Joelho deslocado: isso significa que ele desliza para fora da posição, causando dor e inchaço no joelho. Seu médico pode chamar isso de "luxação patelar".


Síndrome da banda IT (iliotibial): A banda iliotibial (IT) é um pedaço de tecido duro que vai do quadril até a parte externa do joelho. Quando você exagera na atividade, ela pode ficar inflamada com o tempo. Isso causa dor na parte externa do joelho. É comum entre os corredores em declive.


Ruptura meniscal: às vezes, uma lesão no joelho pode causar o rompimento da cartilagem. Essas arestas podem ficar presas na articulação, causando dor e inchaço. Muitas vezes, as pessoas terão a sensação de “travamento” na articulação quando estiverem ativas.


Doença de Osgood-Schlatter: essa condição ocorre quando você é jovem, quando os ossos e outras partes do joelho ainda estão mudando. Pode causar uma inchação dolorosa abaixo do joelho, onde um tendão da rótula se conecta à canela. Exagerar nos exercícios e a irritação em um ponto na parte inferior do joelho chamado tubérculo tibial costumam fazer essa área doer. A dor pode ir e vir com o tempo. É especialmente comum em meninos e meninas adolescentes.


Osteoartrite: Este é o tipo de artrite de “desgaste e desgaste”. É a principal causa de dor no joelho após os 50 anos. Essa condição causa dor ou inchaço na articulação do joelho quando você está ativo. As articulações afetadas pela osteoartrite também podem ficar rígidas no início do dia.


Tendinite patelar: isso significa que você tem inflamação no tendão que conecta a rótula à tíbia. Os tendões são faixas de tecido resistentes que conectam os músculos aos ossos. Quando você se exercita em excesso, eles podem ficar inflamados e doloridos. Você também pode ouvir isso como “joelho de saltador” porque pulos repetitivos são a causa mais comum.


Síndrome da dor patelofemoral: desequilíbrio muscular, rigidez e problemas de alinhamento das pernas geralmente causam essa condição. Isso causa dor no joelho e "flambagem" ocasional, o que significa que o joelho de repente não consegue mais suportar o seu peso. Não é devido a uma lesão. É mais comum para mulheres do que para homens.


Qual é a sensação de uma lesão no joelho? Obviamente, dói! Mas o tipo de dor e onde você a sente podem variar, dependendo de qual é o problema. Você pode ter:

  • Dor, geralmente quando você dobra ou endireita o joelho (incluindo quando você desce escadas)

  • Inchaço

  • Problemas para colocar peso no joelho

  • Problemas para mover o joelho

  • Flexão de joelho ou "travamento"

Se você tiver esses sintomas, consulte seu fisioterapeuta. Ele vai verificar seu joelho. Você também pode precisar de raios-X ou uma ressonância magnética para ver mais detalhes da articulação.


Lesão no joelho: 6 coisas a fazer para aliviar a dor Seu plano dependerá de sua lesão específica. Problemas leves a moderados geralmente melhoram por conta própria. Para acelerar a cura, você pode:

  1. Descanse seu joelho. Tire alguns dias de folga das atividades intensas.

  2. Coloque gelo para diminuir a dor e o inchaço. Faça isso por 15 a 20 minutos a cada 3 a 4 horas. Continue fazendo isso por 2 a 3 dias ou até que a dor passe.

  3. Comprima seu joelho. Use uma bandagem elástica, alças ou mangas para envolver a junta. Ele vai diminuir o inchaço ou adicionar suporte.

  4. Eleve o joelho com um travesseiro sob o calcanhar quando estiver sentado ou deitado para evitar o inchaço.

  5. Tomar anti-inflamatórios medicamentos . Antiinflamatórios não esteróides (AINEs), ajudam a aliviar a dor e o inchaço. Siga as instruções do seu médico e jamais se auto-medique. Esses medicamentos podem ter efeitos colaterais, então você só deve usá-los de vez em quando, a menos que seu médico diga o contrário.

  6. Pratique exercícios de alongamento e fortalecimento se seu fisioterapeuta os recomendar.

Algumas pessoas com dor no joelho precisam de mais ajuda. Por exemplo, se você tem bursite, seu médico pode precisar retirar mais líquido da bursa em seu joelho. Se você tem artrite, pode precisar de uma injeção ocasional de corticosteroide para acalmar a inflamação. E se você tiver um ligamento rompido ou certas lesões no joelho, pode precisar de cirurgia.


Quando meu joelho ficará melhor? O tempo de recuperação depende da sua lesão. Além disso, algumas pessoas curam naturalmente mais rápido do que outras.


Enquanto você melhora, pergunte ao seu médico se você pode fazer uma atividade que não agrave a dor no joelho. Por exemplo, os corredores podem tentar nadar ou outros tipos de exercícios aeróbicos de baixo impacto. Faça o que fizer, não apresse as coisas. Não tente retornar ao seu nível normal de atividade física até notar estes sinais:

  • Você não sente dor no joelho ao dobrá-lo ou esticá-lo.

  • Você não sente dor no joelho ao caminhar, correr, correr ou pular.

  • Seu joelho machucado parece tão forte quanto o outro joelho.

Se você começar a usar o joelho antes de estar curado, ele pode se machucar novamente.


Veja o vídeo abaixo do Dr. Bruno com a dica de 2 exercícios que você pode realizar em casa e pode beneficiar tanto seu joelho quanto seu quadril.



ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.


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