COMO TER AUTOCONFIANÇA?

A autoconfiança não vem quando você faz de tudo para que todos aceitem e gostem de você.

A autoconfiança vem quando você entende que nem todo mundo vai gostar de você e tá tudo bem, você não precisa agradar a todos.


Independente do que você faça não é todo mundo que vai gostar de você, e tá tudo bem.

Essa regra se aplica a 100% das pessoas.

Ninguém consegue agradar a todos.

E perder tempo tentando isso, é totalmente inútil.


Uma grande parte das pessoas, simplesmente não se importa e não se preocupa com você.

É estupidez querer agradar essas pessoas.

Por isso, foque em você.


Foque em evoluir por você e se preocupar mais com o que você acha de si mesmo.

Ouça apenas conselhos de amigos e colegas que genuinamente querem ver você evoluindo.

É assim que você vai aumentar a sua autoconfiança e ser, a cada dia que passa, uma pessoa melhor.


Definição

A autoconfiança é definida como um sentimento de confiança nas habilidades, qualidades e julgamentos de uma pessoa. A autoconfiança é importante para a sua saúde e bem-estar psicológico.

Ter um nível saudável de autoconfiança pode ajudá-lo a ter sucesso em sua vida pessoal e profissional. Quando você acredita em si mesmo, você estará mais disposto a tentar coisas novas. Se você se candidatar a uma promoção ou se inscrever para um novo curso, acreditar em si mesmo é a chave para se colocar nas situações sem medo.

Veja agora 8 dicas para aumentar sua autoconfiança:


1. Pare de se comparar com os outros

Quer você compare a aparência dos seus amigos no Facebook ou compara seu salário com o do seu amigo, as comparações não são saudáveis. De fato, um estudo publicado em 2018 chamado Personality and Individual Differences encontrou uma ligação direta entre a inveja e a maneira como você se sente em relação a si mesmo.

Pesquisadores descobriram que pessoas que se comparavam a outras pessoas experimentavam inveja. E quanto mais inveja eles sentiam, pior sentiam sobre si mesmos. Preste atenção aos momentos em que você compara sua riqueza, posses, habilidades, conquistas e atributos. Pensar que as outras pessoas são melhores ou que têm mais irá corroer sua confiança em si mesmo.

Quando você perceber que está fazendo comparações, lembre-se de que fazer isso não ajuda. Todo mundo está correndo sua própria corrida e a vida não é uma competição.


2. Tenha cuidado com seu corpo

É difícil se sentir bem consigo mesmo se você está abusando do seu corpo. Evitar o sono, comer uma dieta pouco saudável e abster-se de exercícios vai prejudicar seu bem-estar.

Estudos mostram consistentemente que a atividade física aumenta a confiança. Um estudo de 2016 publicado na revista Neuropsychiatric Disease and Treatment concluiu que a atividade física regular melhorou a imagem corporal dos participantes. E quando a imagem corporal melhorou, eles se sentiram mais confiantes. Faça do autocuidado uma prioridade. Quando estiver se sentindo melhor fisicamente, você se sentirá mais confiante em relação a si mesmo.


3. Pratique a auto-compaixão

Auto-compaixão envolve tratar-se com bondade quando você cometer um erro, falhar ou experimentar um revés. Falar mal consigo mesmo não vai motivar você a fazer melhor. De fato, estudos mostram que ele tende a ter o efeito oposto.

Um estudo de 2009 publicado no Journal of Personality descobriu que a autocompaixão contribui para uma confiança mais consistente. Pensar que todo mundo erra às vezes em vez de se martirizar pode ajudá-lo a se sentir bem, mesmo quando você não executa uma tarefa tão bem quanto você esperava.

Em vez de se culpar ou se chamar de nomes, tente falar consigo mesmo como se estivesse falando com um amigo de confiança. Dê uma folga a si mesmo, abra um sorriso e lembre-se que ninguém é perfeito.


4. Abrace a dúvida

Às vezes, as pessoas deixam de fazer coisas, como chamar alguém para um encontro ou solicitar uma promoção, até que se sentem mais confiantes. Mas, às vezes, a melhor maneira de ganhar confiança é fazendo.

Pratique enfrentar alguns dos seus medos que resultam da falta de autoconfiança. Se você tem medo de se envergonhar ou acha que vai se atrapalhar, experimente assim mesmo. Isso não significa que você não deve se preparar ou praticar, é claro. Se você for fazer um grande discurso, por exemplo, pratique na frente de seus amigos e familiares para ganhar alguma confiança.

Mas não espere até se sentir 100% confiante antes de prosseguir. Você pode nunca chegar lá. Felizmente, abraçar um pouco de auto-dúvida pode realmente ajudá-lo a um melhor desempenho.


5. Realize experiências comportamentais

Quando seu cérebro lhe disser que você não tem nada a dizer em uma reunião ou que está muito fora de forma para se exercitar, lembre-se de que seus pensamentos nem sempre são precisos. E, às vezes, a melhor maneira de lidar com a conversa interna negativa é desafiando essas declarações.

Tente fazer coisas que seu cérebro lhe diz que você não pode. Diga a si mesmo que é apenas uma experiência e veja o que acontece. Você pode descobrir que estar um pouco ansioso ou cometer alguns erros não é tão ruim quanto você pensa. E cada vez que você avança, pode ganhar mais confiança em si mesmo.


6. Elimine pensamentos negativos e preocupantes

Pare de se preocupar e desenvolver pensamentos negativos, constantemente se preocupando com as circunstâncias e sentindo-se sem valor. Se você pode mudar as coisas para melhor, apenas faça o que puder. E, se você não pode fazer nada sobre isso, por que todas essas preocupações constantes?

Deixe as coisas seguirem seu fluxo. Se você não conseguiu resolver dessa vez, tente a sorte na próxima vez ou em alguma outra coisa. Pensamentos negativos são altamente prejudiciais para o desenvolvimento e o bem-estar da pessoa. Evitar pensamentos negativos e cultivar pensamentos positivos diariamente, pode levar você ao caminho de ser muito confiante em si mesmo. Realizar consultas com um psicólogo focado em psicologia positiva pode te ajudar nisso.


7. Aproveite o momento que você está vivendo

Pode ser difícil para muitos de nós, mas a melhor maneira de construir a autoconfiança e ter sucesso na vida também é focar completamente o momento em que estamos vivendo. Permitir-se pensar nos momentos ruins ou algo desagradável que aconteceu durante o dia só vai desencadear pensamentos negativos em nós e isso é altamente prejudicial para a nossa auto-confiança.

Então viva no momento, cuide, tente fazer o melhor e aproveite. Dessa forma, você aproveitará cada ocasião ao máximo e se sentirá muito melhor em relação a si mesmo e ao ambiente em que está. Assim, não volte sua mente para pensamentos externos, onde estiver, seja por inteiro.


8. Lembre-se de que a vida curta e preciosa

Lembre-se todos os dias de que a vida é muito curta e você pode nunca ter uma segunda chance. Portanto, aproveite ao máximo as primeiras chances que você tem. Aja com autoconfiança e acredite que você pode ter sucesso, mesmo quando parece uma possibilidade distante.

Trabalhe todos os dias, mesmo que de uma forma pequena, para realizar seus sonhos e aproveitar cada momento em que vive. Escute seu coração e faça de tudo para levá-lo onde ele realmente quer ir. Nunca prejudique o poder da autoconfiança. Você é o que sente e age. Faça as coisas que você gosta de fazer, desde que elas não interfiram na capacidade de qualquer outra pessoa de fazer o mesmo.

Todos lutam com problemas de confiança em um momento ou outro. Mas se os seus problemas de autoconfiança interferirem no seu trabalho, na sua vida social ou na sua educação, procure ajuda profissional.

Às vezes, a baixa autoconfiança decorre de um problema maior, como um evento traumático do passado. Em outros momentos, pode ser um sintoma de um problema de saúde mental.


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