top of page

COTOVELO - FRATURA, LESÃO E TRATAMENTO (GUIA COMPLETO)

Uma fratura de cotovelo (olécrano) é uma fratura na "ponta" óssea do cotovelo. Esse segmento pontudo de osso faz parte da ulna, um dos três ossos que se unem para formar a articulação do cotovelo.

O olécrano é posicionado diretamente sob a pele do cotovelo, sem muita proteção dos músculos ou outros tecidos moles. Ele pode quebrar facilmente se você receber um golpe direto no cotovelo ou cair com o braço estendido. Uma fratura pode ser muito dolorosa e dificultar ou impossibilitar o movimento do cotovelo.

O tratamento de uma fratura do olécrano depende da gravidade da lesão. Algumas fraturas simples podem ser tratadas com uma tala até que o osso cicatrize. Na maioria das fraturas do olécrano, entretanto, os pedaços de osso se movem para fora do lugar quando ocorre a lesão. Para essas fraturas, a cirurgia é necessária para restaurar a anatomia normal do cotovelo e o movimento da articulação.



Anatomia

Seu cotovelo é uma articulação composta por três ossos:

  • O úmero (osso do braço)

  • O rádio (osso do antebraço do lado do polegar)

  • A ulna (osso do antebraço no lado mindinho)

A articulação do cotovelo se curva e se endireita como uma dobradiça. Também é importante para a rotação do antebraço; ou seja, a capacidade de virar a palma da mão para cima (como aceitar o troco de um caixa) ou para baixo (como digitar ou tocar piano).

O cotovelo consiste em porções de todos os três ossos:

  • O úmero distal é a extremidade inferior do úmero. Ele forma a parte superior do cotovelo e é o carretel em torno do qual o antebraço se dobra e se endireita.

  • A cabeça do rádio é a extremidade protuberante do rádio onde ela encontra o cotovelo. Ele desliza para cima e para baixo na frente do úmero distal quando você dobra o braço e gira em torno da ulna quando você vira o pulso para cima ou para baixo.

  • O olécrano é a parte da ulna que "cobre" a extremidade inferior do úmero, criando uma dobradiça para o movimento do cotovelo. A "ponta" óssea do olécrano pode ser facilmente sentida sob a pele porque é coberto apenas por uma fina camada de tecido.

O cotovelo é mantido unido por sua arquitetura óssea, assim como ligamentos, tendões e músculos. Três nervos principais cruzam a articulação do cotovelo.


Descrição

As fraturas do olécrano são bastante comuns. Embora geralmente ocorram por conta própria, sem outras lesões, também podem fazer parte de uma lesão mais complexa do cotovelo. Em uma fratura do olécrano, o osso pode rachar levemente ou se partir em vários pedaços. Os pedaços de osso quebrados podem alinhar-se retos ou podem estar muito fora do lugar (fratura deslocada). Em alguns casos, o osso se quebra de tal forma que fragmentos de osso saem da pele ou uma ferida penetra até o osso. Isso é chamado de fratura exposta. As fraturas expostas são particularmente graves porque, uma vez que a pele está rompida, é mais provável que ocorram infecções tanto na ferida quanto no osso. O tratamento imediato é necessário para prevenir a infecção.


Causa

As fraturas do olécrano são mais frequentemente causadas por:

  • Caindo diretamente no cotovelo

  • Receber um golpe direto no cotovelo de algo duro, como um taco de beisebol ou um painel ou a porta de um carro durante uma colisão de veículo.

  • Caindo em um braço estendido com o cotovelo firmemente seguro para se proteger contra a queda. Nessa situação, o músculo tríceps, que se liga ao olécrano, pode arrancar um pedaço do osso da ulna. Lesões nos ligamentos ao redor do cotovelo também podem ocorrer com esse tipo de lesão.


Sintomas

Uma fratura do olécrano geralmente causa dor súbita e intensa e pode impedir você de mover o cotovelo. Outros sinais e sintomas de uma fratura podem incluir:

  • Inchaço na "ponta" ou na parte de trás do cotovelo

  • Hematomas ao redor do cotovelo. Às vezes, esse hematoma sobe pelo braço em direção ao ombro ou desce pelo antebraço em direção ao pulso.

  • Ternura ao toque

  • Dormência em um ou mais dedos

  • Dor com movimento do cotovelo ou com rotação do antebraço

  • Uma sensação de instabilidade na articulação, como se o cotovelo fosse "saltar".

Exame físico

Seu médico conversará com você sobre seu histórico médico e saúde geral e fará perguntas sobre seus sintomas. Ele então examinará seu cotovelo para determinar a extensão da lesão. Durante o exame, seu médico irá:

  • Verifique se há cortes e lacerações na pele. Em fraturas graves, os fragmentos ósseos podem romper a pele, aumentando o risco de infecção.

  • Palpe (sinta) ao redor do cotovelo para determinar se há alguma outra área dolorida. Isso pode indicar outros ossos quebrados ou ferimentos, como cotovelo deslocado.

  • Verifique seu pulso no pulso para garantir que haja um bom fluxo sanguíneo para sua mão e dedos.

  • Verifique se consegue mover os dedos e o pulso e se consegue sentir coisas com os dedos.

Embora você possa sentir dor apenas no cotovelo, o médico também pode examinar seu ombro, braço, antebraço, pulso e mão para garantir que você não tenha quaisquer outros ferimentos.


Raio X

Os raios X fornecem imagens de estruturas densas, como ossos. O médico pedirá radiografias do cotovelo para ajudar no diagnóstico da fratura. Dependendo dos seus sintomas, ele também pode solicitar radiografias da parte superior do braço, antebraço, ombro, pulso e / ou mão para determinar se você tem outros ferimentos.


Tratamento

Enquanto você estiver na sala de emergência, o médico aplicará uma tala (como um gesso) em seu cotovelo e lhe dará uma tipoia para ajudar a mantê-lo na posição. O tratamento imediato também pode incluir:

  • Aplicação de gelo para reduzir a dor e o inchaço

  • Remédios para aliviar a dor

Será determinado se sua fratura requer cirurgia ou não. Nem todas as fraturas do olécrano exigirão cirurgia.

Tratamento Não Cirúrgico Se os pedaços de osso não estiverem fora do lugar (deslocados), a fratura às vezes pode ser tratada com uma tala para segurar o cotovelo no lugar durante a cicatrização. Durante o processo de cicatrização, o médico fará radiografias frequentes para se certificar de que o osso não saiu do lugar. As talas costumam ser usadas por 6 semanas antes do início do movimento suave. Se a fratura mudar de posição durante esse período, pode ser necessário fazer uma cirurgia para recompor os ossos.


Tratamento cirúrgico

A cirurgia geralmente é necessária para fraturas do olécrano nas quais:

  • Os ossos se moveram para fora do lugar (fratura deslocada)

  • Pedaços de osso perfuraram a pele (fratura exposta)

A cirurgia para fraturas do olécrano geralmente envolve colocar os pedaços quebrados de osso de volta no lugar e evitar que se movam para fora do lugar até que estejam curados.

Devido ao aumento do risco de infecção, as fraturas expostas são agendadas para cirurgia o mais rápido possível, geralmente dentro de algumas horas. Os pacientes recebem antibióticos por veia (intravenosa) na sala de emergência e podem receber uma injeção antitetânica. Durante a cirurgia, os cortes da lesão e as superfícies do osso quebrado são totalmente limpos. O osso normalmente será reparado durante a mesma cirurgia.


Recuperação

Tratamento da Dor A maioria das fraturas doem moderadamente por alguns dias a algumas semanas. Muitos pacientes descobrem que o uso de gelo, elevação (segurando o braço acima do coração) e medicamentos simples e sem receita para o alívio da dor são tudo o que é necessário para aliviar a dor. Se a dor for forte, seu médico pode sugerir um medicamento com prescrição, como um opioide, por alguns dias. Esteja ciente de que, embora os opioides ajudem a aliviar a dor após a cirurgia, a dependência e a overdose de opioides se tornaram um problema crítico de saúde pública. Por esse motivo, os opioides são geralmente prescritos por um curto período de tempo. É importante usar opióides apenas conforme indicado pelo seu médico. Assim que a dor começar a melhorar, pare de tomar opioides.


Reabilitação Quer o seu tratamento seja cirúrgico ou não cirúrgico, a recuperação total de uma fratura do olécrano requer um bom esforço de reabilitação.

Tratamento Não Cirúrgico Como o tratamento não cirúrgico às vezes pode exigir longos períodos de imobilização ou gesso, seu cotovelo pode ficar muito rígido. Por esse motivo, você pode precisar de um período mais longo de fisioterapia para recuperar o movimento. Durante a reabilitação, seu médico ou fisioterapeuta fornecerá exercícios para ajudar:

  • Melhore a amplitude de movimento

  • Diminuir a rigidez

  • Fortaleça os músculos do cotovelo

Você não terá permissão para levantar, empurrar ou puxar qualquer coisa com o braço lesionado por algumas semanas. Seu médico conversará com você sobre restrições específicas.


Tratamento cirúrgico Dependendo da complexidade da fratura e da estabilidade do reparo, seu cotovelo pode ser imobilizado ou fundido por um curto período de tempo após a cirurgia.

Os pacientes geralmente começam a fazer exercícios para melhorar o movimento do cotovelo e do antebraço logo após a cirurgia, às vezes já no dia seguinte. É extremamente importante realizar os exercícios com a freqüência indicada. Os exercícios só farão diferença se forem feitos regularmente.

Restrições

Você não terá permissão para levantar objetos pesados ​​com o braço ferido por pelo menos 6 semanas. Você também será impedido de empurrar e puxar atividades, como abrir portas ou empurrar enquanto se levanta de uma cadeira. Você pode ter permissão para usar o braço para atividades de banho, vestir-se e alimentar-se. Seu médico lhe dará instruções específicas. Ele também o informará quando for seguro dirigir um carro.



Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.


Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.


Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.


Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!

1.531 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page