COVID GERA AUMENTO DO CICLISMO DURANTE PANDEMIA. DOR OU BENEFÍCIOS?

O ciclismo é um esporte que proporciona uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico.

Entre seus principais benefícios, estão o desenvolvimento do sistema cardiovascular dos praticantes, a queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular de pernas.



O mercado de bicicletas segue com tendência de alta no Brasil. As vendas registraram um aumento de 118% entre 15 de junho e 15 de julho, na comparação com o mesmo período do ano passado (2019).

Os dados são da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), obtidos depois de uma pesquisa com 40 associados da entidade.

Houve aumento também nos dois meses anteriores: 50% em maio e 19% em junho, também na comparação com o mesmo período em 2019.

Os aumentos seguidos em relação às vendas refletem a adesão maior às bicicletas diante da pandemia do novo coronavírus.

O uso das bikes como meio de transporte é uma forma de evitar aglomeração durante a reabertura gradual das cidades brasileiras, fenômeno que já está em curso na Europa.

Segundo a Aliança Bike, o levantamento apontou para o mesmo perfil de consumo da pesquisa de junho.

As chamadas "bicicletas de entrada", com valores para o consumidor final entre R$ 800 e R$ 2 mil, foram as mais escolhidas. De acordo com informações de lojistas, o aumento se deu especialmente porque a população procura por soluções para evitar as aglomerações do transporte público.

A bicicleta é uma excelente opção, pois tem um valor bem mais acessível do que motocicletas e ainda contribui para a saúde e para o meio ambiente, já que não poluem. As pessoas também estão procurando se exercitar de uma forma segura, com distanciamento, e a bicicleta pode proporcionar essa segurança.


DICAS

Com as facilidades da vida moderna, o sedentarismo ganha cada vez mais espaço no dia a dia, gerando ou agravando problemas de saúde. Manter uma dieta equilibrada e introduzir a atividade física na rotina como praticar ciclismo são premissas básicas para ficar longe das doenças. Pedalar é uma das atividades físicas mais recomendadas pelos médicos atualmente.

Para começar a praticar o ciclismo todo novo atleta deve fazer um planejamento em torno daquilo em que ele deseja alcançar com o esporte.

Outro ponto destacado é que não se deve pedalar de maneira exagerada, já que mesmo uma atividade física saudável pode acarretar problemas senão houver descanso. O descanso também é um tipo de treinamento, pois é através do descanso que solidificamos a base de treinamento adquirida.

Pedalar é uma das atividades mais completas, pois movimenta o corpo todo. Abaixo uma lista das principais vantagens de andar de bicicleta.


Combate estresse e depressão

As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.


Emagrece

Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.


Faz ser mais feliz e ter bom sono

O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas e endógenas – que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.


Reduz colesterol e triglicerídeos

Com a prática de ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.


Evita o infarto

Ocorre também diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é o fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.


Diminui a pressão arterial

Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.


Aumenta a imunidade

Com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.


Melhora a respiração

O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.


Garante boa forma e fôlego de atleta

A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.



Por que é necessário movimentar o corpo?

Uma ação natural do ser humano é a movimentação e ela, a cada dia, vem sendo reduzida pela vida moderna, seja pelo trabalho remoto ou por estar horas na frente do computador. Outro fator é a locomoção por veículos como carro, o que reduz o andar ou o movimento corporal.

Gastar energia é importante para o corpo funcionar de maneira adequada e trazer resultados para o indivíduo, seja maior disposição ou até criar novos hábitos pelo ânimo que o organismo oferece. Contudo, como as pessoas estão cada vez mais paradas, cresce a taxa de sedentarismo, pois agora as rotinas são elaboradas para serem executadas de modo que o corpo fique estático e só a mente funcione.

Os impactos que uma vida parada trazem, além do sedentarismo, são o aparecimento de doenças mentais como ansiedade e depressão, além de ser uma causa que afeta a autoestima de muitos, já que ter o percentual de gordura elevado incomoda muitos. É por esses fatores que é necessário entender os efeitos da atividade física no corpo humano!


Quais os efeitos da atividade física no corpo humano?

Ter qualidade de vida implica em pensar em meios para que o seu corpo e mente reajam de maneira saudável no dia a dia. Ter hobbies no cotidiano ajudam a mente a diminuir os estresses das rotinas agitadas, além de conseguir colocar os pensamentos em ordem.

Para o corpo, um aliado para a saúde e bem-estar é a atividade física, pois é ela quem é responsável por liberar algumas substâncias no organismo, como é o caso da serotonina, que entrega a sensação de alegria durante o dia. Para além, uma rotina esportiva regular auxilia a prevenir algumas doenças, como a diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares entre outras, que são comuns em sociedades que não dão a devida atenção ao corpo e a alimentação. Os exercícios são aliados na queda e combate desses problemas!

Outro resultado no corpo é a realização, pois a atividade além de abrir portas para o autoconhecimento apresenta pessoas com histórias parecidas durante a prática, então o atleta, seja ele iniciante ou profissional, vai ter uma socialização e maior investimento nas atividades, já que o espaço é adequado para a suas necessidades e evolução pessoal.

E não pense que mesmo sendo benéfico para o corpo a atividade é algo inerente para o ser humano. Segundo o doutor Drauzio Varella, o exercício físico é contra a natureza humana, pois nenhum animal desperdiça energia, ele só a utiliza em situações essenciais para a sua sobrevivência. Caso ele não precise gastar energia para fazer o necessário, ele vai estar em repouso.

Ou seja, em relação a você que está lendo, é normal se alimentar e querer ficar em repouso pela preguiça, pois é o natural de todos. Mas não pense que esse eterno repouso é benéfico. Todo descanso é válido, contudo o corpo precisa gastar a energia básica no dia a dia para não estar em sedentarismo.


DICA IMPORTANTE

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico!

Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


#drgiulianomartins #onefisioterapia #dornascostas #dornoquadril #corrida #distensaomuscular #ciatico #artrose #dornojoelho #fibromialgia #dornoombro #estiramentomuscular #pilatesribeiraopreto, #quiropraxiaribeiraopreto, #fisioterapiaribeiraopreto, #pilatescuritiba, #quiropraxiacuritiba, #fisioterapiacuritiba, #ciclismo, #coronavirus, #covid19

CONTATO

Ribeirão Preto

Rua José Jaime Delibo, 160
CEP 14026-563 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto/SP

Curitiba

Av. Silva Jardim, 3161
CEP 80240-021 - Bairro Água Verde - Curitiba/PR

Qual unidade gostaria de falar ?

© 2020 por ONE Fisioterapia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Onegate