ENTORSE DE JOELHO - COMO ALIVIAR A DOR?

Atualizado: Ago 27

Boa parte das lesões no joelho está relacionada com a prática de atividade física e com a entorse não é diferente. Essa lesão ocorre quando um movimento articular tende ultrapassar o seu limite sobrecarregando os ligamentos e a cápsula articular. Na maioria dos casos a entorse é considerada de grau leve provocando dor, inchaço e sinais de instabilidade. Mas, quando é grave ela pode ocasionar lesão ligamentar, meniscal, condral (cartilagem) e sinovite reativa (água no joelho). A gravidade da entorse irá depender da forma que o indivíduo torce o joelho. A causa mais comum é quando o joelho faz um movimento brusco para o lado interno e o pé permanece fixo ao solo. Ao notar os sintomas e sofrer o trauma, o ideal é que o paciente procure um médico para seja feito exames para diagnosticar a entorse. Exames clínico e radiológico como Raio-X e Ressonância Magnética podem ser solicitadas.



O que é entorse do joelho?

A entorse do joelho acontece quando há rompimento dos ligamentos.

Na articulação do joelho existem quatro ligamentos. Dois ligamentos cruzados (anterior e posterior) no centro e os outros um em cada lado da articulação (ligamentos colaterais – medial e lateral). É o trabalho em conjunto desses ligamentos que proporciona a estabilidade da articulação do joelho, protegendo-a dos riscos de lesões. A entorse do joelho acontece justamente quando um movimento articular faz com que algum desses ligamentos ultrapasse o seu limite fisiológico, ocasionando uma sobrecarga dessas estruturas e da cápsula articular. Muitas vezes a entorse pode ser considerada “leve”, manifestando apenas sinais de dor e inchaço (edema), sem sinais de instabilidade. Entretanto, em outros casos, a entorse pode levar a lesão ligamentar, meniscal, condral (cartilagem) e sinovite reativa (“água no joelho”).



Causa

A entorse do joelho acontece quando há o esticamento em excesso do ligamento

O esticamento em excesso do ligamento está associado a alguma força aplicada sobre a articulação que acaba promovendo a torção súbita do joelho. Um exemplo disso é quando a pessoa tropeça e cai de forma desajeitada. Outra maneira frequente de ser acometido por uma entorse é durante a prática de esportes. A entorse mais comum é quando ocorre em “valgo”, ou seja, quando o joelho é levado bruscamente para o lado interno e o pé permanece fixo ao solo. A gravidade da lesão vai depender das estruturas que podem ter sido acometidas, enquadrando-se em três diferentes graus: – 1º Grau: nesse caso, poucas fibras são danificadas e, na grande maioria dos casos, cicatriza naturalmente. – 2º Grau: um número mais considerável de fibras são danificadas, mas o ligamento, normalmente, ainda não perdeu a estabilidade. – 3º Grau: aqui o ligamento já se rompeu totalmente.:


Sintomas

Na maioria dos casos, os sintomas mais comuns são dor, vermelhidão, rigidez, inchaço e hematoma. Mas dependendo da gravidade da entorse, outros sintomas também podem se manifestar, como a instabilidade da articulação e dificuldade em realizar as atividades prévias à lesão (redução da amplitude de movimento).


Diagnóstico e exames

O médico ou fisioterapeuta deve associar a história do trauma com o mecanismo de lesão, seguido de um exame clínico e radiológico (raio-X e RNM), quando necessário.


Tratamento

Para as entorses leves, o uso de compressas de gelo imediatamente ao trauma ou entorse por 30 minutos, 3 a 4 vezes ao dia deve ser realizado, bem como diminuição da descarga de peso durante as atividades cotidianas com uso de muletas axilares ou canadense. O tratamento conservador por meio de Fisioterapia apresenta resultados muito satisfatórios, utilizando recursos para controle da dor, diminuição do edema e inflamação, seguida de correção biomecânica, melhora dos padrões anormais de movimento e treino de gesto esportivo (em caso de atletas).


Já sabe né! Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.

Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


#drgiulianomartins #onefisioterapia #dornascostas #dornoquadril #herniadedisco #entorse #ciatico #artrose #dornojoelho #fibromialgia #dornoombro #pilatesribeiraopreto #quiropraxiaribeiraopreto #fisioterapiaribeiraopreto #pilatescuritiba #quiropraxiacuritiba #fisioterapiacuritiba

11 visualizações

CONTATO

Ribeirão Preto

Rua José Jaime Delibo, 160
CEP 14026-563 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto/SP

Curitiba

Av. Silva Jardim, 3161
CEP 80240-021 - Bairro Água Verde - Curitiba/PR

Qual unidade gostaria de falar ?

© 2020 por ONE Fisioterapia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Onegate