FRATURA DE CLAVÍCULA

Uma fratura na clavícula é uma ruptura na clavícula, um dos ossos principais no ombro. Este tipo de fratura é bastante comum – representando cerca de 5% de todas as fraturas adultas. A maioria das fraturas na clavícula ocorrem quando uma queda no ombro ou um braço estendido coloca pressão suficiente sobre o osso que se desloca ou quebra.

Uma clavícula quebrada pode ser muito dolorosa e pode dificultar o movimento do braço. A maioria das fraturas na clavícula podem ser tratadas usando uma bainha para evitar que o braço e o ombro se movam enquanto o osso cura. Com algumas fraturas na clavícula, no entanto, os pedaços de osso se afastam bem quando a lesão ocorre. Para essas fraturas mais complicadas, a cirurgia pode ser necessária para realinhar a clavícula.

As fraturas na clavícula são bastante comuns e ocorrem em pessoas de todas as idades. A maioria das fraturas ocorre na porção do meio, ou eixo, do osso. Ocasionalmente, o osso vai quebrar onde ele se junta na caixa torácica ou no ombro. As fraturas variam. O osso pode quebrar apenas ligeiramente ou invadir muitas peças.

Causas e Sintomas

As fraturas na clavícula são mais frequentemente causadas por um golpe direto no ombro. Isso pode acontecer durante uma queda no ombro ou uma colisão de carro. Uma queda sobre um braço estendido também pode causar uma fratura na clavícula. Em um bebê, uma fratura na clavícula pode ocorrer durante a passagem pelo canal de parto.

Uma fratura na clavícula pode ser muito dolorosa e pode dificultar o movimento do braço. Outros sinais e sintomas de uma fratura podem incluir:

• Incapacidade de levantar o braço por causa da dor;

• Uma sensação de moagem quando você tenta levantar o braço;

• Uma deformidade ou “colisão” durante o intervalo;

• Contusões, inchaço e / ou sensibilidade sobre a clavícula.

Tratamento

Se as extremidades quebradas dos ossos não foram significativamente deslocadas fora do lugar, você não precisará de cirurgia. A maioria das clavículas quebradas podem ser tratadas sem cirurgia.

O tratamento não cirúrgico pode incluir:

• Suporte de braço. Um suporte simples geralmente é usado para conforto imediatamente após o intervalo e para manter seu braço e ombro em posição enquanto a ferida cura.

• Medicação. A medicação contra a dor, pode ajudar a aliviar a dor à medida que a fratura cura.

• Fisioterapia. Embora haja alguma dor, é importante manter o movimento do braço para evitar rigidez. Muitas vezes, os pacientes começarão a fazer exercícios para o movimento do cotovelo imediatamente após a lesão.

Após uma fratura na clavícula, é comum perder força do ombro e do braço. Uma vez que o osso começa a curar, sua dor diminuirá e seu Fisioterapeuta pode começar exercícios do ombro. Esses exercícios ajudarão a prevenir a rigidez e fraqueza. Exercícios mais intensos serão iniciados gradualmente uma vez que a fratura está completamente curada.

Em alguns casos, uma fratura na clavícula pode sair do local antes de se curar. É importante acompanhar o seu médico para garantir que o osso permaneça em posição.