IRISINA HORMÔNIO PRODUZIDO DURANTE ATIVIDADE FISICA PODE TER EFEITO TERAPÊUTICO EM CASOS DE COVID 19

Atualizado: Set 6

Já é sabido que a prática de atividade física melhora a saúde, a estética corporal e ajuda a prevenir e tratar diversas doenças, principalmente as ligadas à obesidade.

Isso tem relação com um hormônio produzido pelo músculo esquelético, a IRISINA, em resposta ao exercício físico.

Ela favorece a conversão do tecido adiposo branco em marrom, conhecido como browning (escurecimento), o qual é responsável pelo aumento da termogênese e do gasto calórico diário, reduzindo os depósitos de gordura corporal. Também é responsável pelo aumento da função mitocondrial, da redução do stress oxidativo e do dano ao DNA.⁣


Em pessoas obesas, a liberação da irisina pelo exercício físico e pela menor massa muscular, fica prejudicada devido aos níveis de fibronectina que são responsáveis pela proteólise que libera a irisina. ⁣

Recentemente um estudo relacionando a obesidade e risco grave de COVID-19 foi publicado indicando que o tecido adiposo serve como um reservatório para a replicação do vírus.

Além de apresentarem menores níveis de irisina e maiores quantidades da molécula receptora do vírus (ACE2), quando comparados a indivíduos não obesos. ⁣

Pesquisadores descobriram que o hormônio altera a expressão de genes reguladores do ACE2, que codifica uma proteína à qual o vírus do COVID se liga para entrar nas células humanas.


Por esse motivo, é de extrema importância a prática esportiva, principalmente as com exercícios de sobrecarga, associada a uma alimentação saudável, afim de manter uma boa massa muscular e um % de gordura mais baixo.


O que é a irisina?

Esse hormônio é normalmente produzido de modo endógeno durante o exercício físico contínuo. A irisina é conhecida pela função de modificação metabólica do tecido adiposo branco – que armazena triglicerídeos, lipídios, acumula gordura e pode vir a ser inflamado – tendo função similar ao tecido adiposo marrom.

Esse processo favorece o gasto enérgico, o que torna a irisina um agente endógeno terapêutico para doenças metabólicas, como a obesidade. O hormônio também tem potencial propriedade anti-inflamatória.


E você já sabe né!

Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!

#drgiulianomartins #onefisioterapia #gestaoemsaude #gestaoclinica #metodologiaone #dornascostas #herniadedisco #dordecabeça #artrose #tendinite #ciatico #pilates #quiropraxia #fisioterapia #coluna #joelho #quadril #ombro #ribeiraopreto #curitiba #covid

CONTATO

Ribeirão Preto

Rua José Jaime Delibo, 160
CEP 14026-563 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto/SP

Curitiba

Av. Silva Jardim, 3161
CEP 80240-021 - Bairro Água Verde - Curitiba/PR

Qual unidade gostaria de falar ?

© 2020 por ONE Fisioterapia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Onegate