top of page

10 EXERCÍCIOS PARA ALIVIAR AS DORES NA COLUNA - FISIOTERAPIA CURITIBA

Existem alguns exercícios de coluna que podem ser feitos em casa, que são muito benéficos para a reabilitação de patologias de coluna e também podem ser realizados como preventivos, para evitar o desenvolvimento de dores e patologias de coluna vertebral.

Paciente em posição de 4 apoios. Solicitar retroversão pélvica com flexão de cabeça. Depois solicitar anteversão pélvica com extensão de cabeça.

Esse é um dos exercícios de coluna que trabalha a mobilidade e relaxa a musculatura da coluna, sendo um ótimo exercício para ser utilizado em quadros agudos e dolorosos, pois o movimento diminui a dor.

Paciente em posição de 4 apoios. Solicitar que, sem que tire os pés do chão, o paciente realize uma extensão de joelhos, levando o quadril para cima e tentando encostar os calcanhares no chão.

Esse exercício alonga toda a cadeia posterior, importante para a manutenção da extensibilidade dos músculos da coluna.

Paciente deitado em decúbito ventral, com os braços e as pernas estendidas.

Solicitar que realize uma extensão de ombro e quadril contralateral (ombro direito e quadril esquerdo), depois solicitar a extensão do outro lado (ombro esquerdo e quadril direito). Os movimentos devem ser feitos de forma alternada.

Esse exercício além de trabalhar a mobilidade de ombro e quadril, melhora a estabilização lombar e torácica.

Paciente em decúbito dorsal, com flexão de quadril, joelhos e pés apoiados. Solicitar que realize o levantamento do quadril e torácica, de forma segmentada.

Esse exercício trabalha mobilidade coluna torácica, lombar e fortalece a musculatura abdominal e glútea.

Paciente em decúbito dorsal. Solicitar que o paciente abrace as duas pernas.

O glúteo máximo é um dos músculos que, além de realizar extensão de quadril, trabalha na estabilização da coluna lombar. Esse é um dos exercícios de coluna que alonga parte inferior da coluna lombar, coluna sacral e glúteo máximo.

Paciente em decúbito dorsal. Solicitar que o paciente realize uma flexão de quadril e joelho à 90º, sem apoiar os pés no chão (as pernas ficam suspensas no ar). Manter a posição de 15" a 30".

Os músculos abdominais são muito importantes para a estabilização de coluna, além de realizar a flexão do tronco para a frente.

Quando essa musculatura está fortalecida e resistente, ela cria uma espécie de proteção em volta da coluna, prevenindo novas lesões ou recidivas da mesma lesão.

Paciente em posição de 4 apoios. Solicitar que mantenha a posição de prancha, com o corpo apoiado apenas pelos pés e antebraços. Manter a posição por 15 segundos e ir aumentando o tempo de acordo com evolução do paciente. Buscar uma evolução até conseguir entre 1' e 1'30".

A prancha fortalece toda a musculatura anterior do corpo, com ênfase na musculatura estabilizadora.

Paciente em decúbito dorsal, com flexão de quadril à 90º e joelhos estendidos, com os pés em direção ao teto. Solicitar uma elevação pélvica, tentado desgrudar o quadril do chão e leva-lo em direção ao teto.

Este é um dos exercícios de coluna que o tipo de elevação por meio da região glútea enfatiza o fortalecimento dos músculos abdominais inferiores.

Paciente em decúbito dorsal, com a coluna apoiada no chão e membros superiores ao lado do corpo. Solicitar flexão de cabeça.

Nessa posição, o fortalecimento é realizado na flexão cervical, para recuperar o equilíbrio de força para a estabilização cervical.

Paciente sentado ou deitado, com as mãos na nuca, uma bola ou faixa elástica. Solicitar que realize uma extensão de cabeça, com o paciente resistindo o movimento no sentido contrário (de flexão). Os outros movimentos de cabeça (flexão, inclinação lateral e rotação também podem ser resistidos pelo paciente.

Dessa forma os músculos são fortalecidos de forma isométrica, aumentando a força e a resistência da musculatura de cervical.

Concluindo

As dores de todos os segmentos da coluna vertebral são constatações muito frequentes nas atividades de vários profissionais de saúde como médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e existe a necessidade de tratar com exercícios de coluna.

A incidência de dores na coluna é tão frequente que elas devem ser enxergadas e estudadas como se fossem uma doença epidêmica e social.

Afinal, a dor na coluna é um dos maiores motivos de afastamento do trabalho e de diminuição das atividades de vida diária de inúmeros indivíduos pelo mundo.

As dores de coluna apresentam, na maioria das vezes, recuperação espontânea.

Mesmo assim ainda causam uma enorme perda para a economia do país, já que como citado anteriormente, acabam levando a uma maior taxa de afastamento de trabalho, causando transtornos para a vida dos trabalhadores e de seus familiares.

É importante oferecer ao paciente o melhor em relação ao tratamento dessas patologias com exercícios de coluna, para que ele possa voltar a realizar suas atividades de vida diária e profissional sem que haja risco de novas recidivas.

Uma das formas de manter os resultados do tratamento é a realização de exercícios de coluna em casa, que se bem orientados, podem trazer inúmeros benefícios para a saúde da coluna do paciente diminuindo os riscos de gerar agudização da patologia já existente.

O fisioterapeuta precisa trabalhar atentamente ao lado do paciente durante seu tratamento de reabilitação, orientando e corrigindo a realização dos exercícios para que ele possa continuar seu programa de exercícios de coluna em casa de forma segura.


Já sabe né!

Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores de Coluna.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


759 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page