top of page

GUIA COMPLETO COM TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOR NAS COSTAS

O que é dor nas costas?

A dor nas costas é uma das maiores queixas entre a população não só brasileira, como também mundial. Vários estudos já comprovaram que pelo menos uma vez na vida todas as pessoas terão dor nas costas. Esta dor pode aparecer na vida das pessoas de várias formas, entre elas: leve ou intensa e rápida ou constante. Dependendo da forma que essa dor nas costas, também chamada por dorsalgia no termo médico, aparece ela pode ser extremamente dolorosa e debilitante como também momentânea e leve. Isso tudo vai depender da origem da dor nas costas. Além disso, ela também pode permanecer em um só lugar ou deslocar-se e até mesmo espalhar-se para outras regiões. Existem várias causas e fatores para que uma pessoa apresente dor nas costas. Além disso, há também vários tipos de dor nas costas que pode ter origem na coluna, nos músculos, nas articulações nos nervos e em outros lugares, como, por exemplo, nos rins e nos pulmões. Muitas pessoas perdem a sua qualidade de vida e o seu bem-estar devido ao fato de terem que conviver diariamente com dor nas costas. Isso compromete todas as suas atividades além de gerar um grande incômodo. Para que você, tendo ou não dor nas costas, se informe mais sobre assunto e entenda suas causas, fatores e também formas de tratar e de ter mais alívio, separamos diversas informações! Acompanhe o nosso Guia Completo: Tudo o que você precisa saber sobre dor nas costas.



Como é a coluna vertebral?

A coluna vertebral, ou também chamada de coluna dorsal,  é a principal estrutura de sustentação das costas, ela apresenta uma série de ossos que são chamados de vértebras. As vértebras são divididas em 4 regiões, entre elas: cervical, torácica, lombar e sacro, além disso, há o cóccix, ponta final da coluna. A coluna vista de frente e de costas deve ser sempre ereta, se ela estiver curvada é sinal de alteração indevida, como também,  de má postura. Além disso, entre as vértebras há os importantes discos vertebrais, principal estrutura que permite a mobilidade das vértebras,  e são esses o que sofrem os principais danos pelo estilo de vida moderno. Esses discos variam em tamanho, espessura e formato e sofrem vários tipos de desgastes com o tempo. Ao longo do envelhecimento humano é normal que os discos vertebrais sofram desgastes e as pessoas de mais idade sentem mais dor nas costas, mas como o homem tem um estilo de vida muitas vezes sedentário, com má alimentação e também com tabagismo, com desequilíbrio alimentar, com postura errada, sobrepeso e trabalho repetitivo, esse desgaste pode ser intensificado, gerando dor nas costas em idade jovem também.


Grupos de riscos para dor nas costas

Como dito, vários estudos indicam que pelo menos uma vez na vida uma pessoa terá dor nas costas, mesmo com essa alta incidência de dor nas costas, há alguns grupos de pessoas que podem ter uma maior probabilidade de ter dor nas costas, elas são:

Se você se encaixa em um desses grupos, você tem mais probabilidade de ter dor nas costas. Portanto, procure especialistas para lhe auxiliar na mudança desses hábitos e aprimorar sua qualidade de vida. Prevenir é sempre a melhor opção, e a mais barata também. 



Tipos de dor nas costas

Como dito acima existem vários tipos de dor nas costas. Aqui nós vamos exemplificar os tipos de dor nas costas mais comuns, entre eles estão: dor nas costas no lado direito ou no lado esquerdo, dor nas costas ao respirar, dor nas costas e nos rins, dor nas costas que irradia para as pernas, dor nas costas com aperto no peito, dor no meio das costas e dor na parte de cima das costas. Veja abaixo:


1.Dor nas costas no lado direito ou no lado esquerdo

Geralmente esse tipo de dor é por causa de lesão muscular, ou por manter uma posição incorreta por longas horas por dia. Esse tipo de dor tem a sensação de ser um peso local.


2.Dor nas costas ao respirar

Geralmente esse tipo de dor tem relação com o pulmão, podendo mostrar que o seu peito está congestionado. Para isso é precisa avaliar quais são os seus outros sintomas.


3.Dor nas costas e nos rins

Se você está sentindo dor nas costas, mas perto da região dos rins, pode ser uma cólica renal, e precisa ser investigado. Fique atento se você sentir também mais dor nas costas ao urinar.


4.Dor nas costas que irradia para as pernas

Esse tipo de dor pode ser pela compressão do nervo ciático na região final da coluna, ela também provoca formigamento e dificuldade de locomoção.


5.Dor nas costas com aperto no peito

Essa dor nas costas é bem perigosa e pode significar problemas de saúde sérios, ainda mais se há mal-estar e enjoos.


6.Dor no meio das costas

Esse tipo de dor pode indicar problemas de coluna como hérnia de disco. Esse tipo de dor pode piorar ao se mexer ou ficar muito tempo na mesma posição.

7.Dor na parte de cima das costas

Esse é um tipo bem comum de dor, e é reflexo de um contratura muscular. Ela pode ter origem em diversos fatores do dia a dia. Esses foram os 7 tipos principais de dor nas costas, se você sentir algum deles, você deve procurar um médico para se informar das causas, algumas delas podem ser mais sérias do que outras. Procure ajuda se sentir essas dores de forma constante e se sentir que elas estão prejudicando as suas atividades do cotidiano. Abaixo falaremos sobre as principais causas para dor nas costas.



Principais Causas para dor nas costas

A dor nas costas  podem apresentar várias causas, se você sente dor nas costas, você deve procurar um médico, pois, algumas das causas são mais simples e outras são doenças graves e que precisam de tratamento médico. Entre as principais causas para dor nas costas estão:

Abaixo vamos detalhar cada uma dessas causas.


Causas mais comuns para dor nas costas

Exercícios praticados errados

A prática de exercícios errados é a principal causa de dor nas costas, para evitá-la é fundamental que você busque ajuda de um profissional e que também não exceda os seus limites. Exercícios são importantes, mas devem ser praticados com equilíbrio.


Hérnia de disco

Outra causa bem comum para dor nas costas é a hérnia de disco. Ela ocorre quando o disco intervertebral se desloca e sai para fora da coluna, causando uma grande desconforto.  


Má postura

A má postura é outra causa para dor nas costas, já que quando não respeitamos as posições corretas para o conforto da coluna vertebral, acontece o desconforto e a dor. Tente ao máximo manter boas posturas ao andar, quando sentado na frente do computador e também ao dormir.


Sedentarismo

O sedentarismo, além de ser um fator de risco, é também uma causa. Viver uma vida sedentária traz muitos malefícios à saúde e a dor nas costas é um deles.


Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença grave que acontece principalmente entre as mulheres. É uma doença que causa dor, não somente, nas costas, como também, no corpo todo. Ela pode ter vários causas.


Quedas

Sofrer uma queda também pode gerar dor nas costas, ainda mais se houver danos aos ossos e aos músculos. Essa é uma causa pontual, mas que pode levar a várias consequências.


Estresse

O estresse tem conexão com a dor nas costas já que os hormônios do estresse causam tensão muscular, o que pode levar a dor nas costas como também no pescoço. Essa causa é bem comum nos dias de hoje.


Infecção da coluna vertebral

Vários microrganismos podem causar infecção na coluna vertebral, eles geram, entre um dos sintomas da infecção, dor nas costas.


Inflamação nervo ciático

O nervo ciático é um dos maiores nervos do organismo, ele se inicia no final da coluna vertebral e chega até a região dos joelhos, quando ocorre a inflamação desse nervo um dos sintomas é dor na região inferior das costas.


Artrose

A artrose na coluna é um desgaste na cartilagem das articulações das vértebras, esse desgaste gera muito desconforto e dificuldade de movimentar as costas. Essa causa é mais comum em pessoas com idade avançada.


Lombalgia

A lombalgia está também entre as causa mais comum de dor nas causas, ela acontece quando a pessoa ignora por muito tempo as suas dores nas costas até que sua coluna trava completamente para evitar que a pessoa sinta ainda mais dor.  Existem dois tipos de lombalgia a crônica e a aguda.


Osteoporose

A osteoporose é uma doença que provoca extrema fragilidade dos ossos e com isso aumenta a possibilidade de fraturas. Essa doença também pode levar a sintomas de dor nas costas.


Desvios na coluna

Os desvios na coluna estão entre as causas mais comum para dor nas costas, há três tipos de desvios na coluna, entre eles:

Envelhecimento da coluna

Por fim, outra causa bem comum de dor nas costas é o envelhecimento da coluna, a qual desgastada fica mais sensível as dores como também mais delicada.


Fatores de riscos para dor nas costas

Além das causas da dor nas causas, há alguns fatores no seu estilo de vida que podem favorecer o surgimento de dor nas costas, entre eles estão:


Sedentarismo

Se você é uma pessoa que não realiza práticas de exercícios por pelo menos 30 minutos diários, você provavelmente terá mais dor nas costas. Os exercícios são importante tanto para fortalecer os músculos como mantê-los saudáveis.


Envelhecimento

Isso ninguém pode evitar, quanto mais velhos ficamos, mais tendências temos em apresentarmos dores nas costas.


Tabagismo

O hábito de fumar aumenta predisposição de dor nas costas, por isso se você fuma, você pode apresentar mais dor na região.


Desequilíbrio alimentar

Se você não mantém uma alimentação saudável, você também pode apresentar maiores chances de dor nas costas.


Postura errada

Se você não sabe manter uma postura correta, você pode ter dor nas costas. Para as atividades mais simples do dia a dia, precisamos ter uma boa postura.


Sobrepeso

Excesso de peso também cria um desgaste maior na coluna vertebral o que pode levar a dor nas costas.


Trabalho repetitivo

Ter um trabalho que exige realizar movimentos repetitivos também pode gerar mais dor nas costas.



Como visto acima, é fundamental buscar ajuda para entender o real problema por trás de sua dor nas costas. O médico provavelmente irá te questionar sobre o seu estilo de vida, para ver se você apresenta os fatores de riscos.


Perguntas para diagnóstico de dor nas costas

Você deve procurar primeiramente um Fisioterapeuta, e já ir em mente com a frequência, localização e intensidade de dor nas costas. Você também deverá pensar em outras perguntas tais como:


Além das perguntas acima, o especialista, de preferência fisioterapeuta ou quiropata, irá realizar um exame físico, neste exame físico ele vai tentar identificar a dor nas costas e como ela afeta o seu movimento. O fisioterapeuta pode pedir que você se sente, se levante e se movimente de diversas formas para poder identificar a origem da dor nas costas. O seu fisioterapeuta também vai testar os seus reflexos.


Exame clínico para diagnóstico de dor nas costas

Somente se você apresentar sintomas mais críticos, o médico pedirá exames para conseguir diagnosticar doenças mais graves. Entre os sintomas críticos estão: dor nas costas por mais de um mês, tontura, febre, fraqueza muscular, idade maior de 65 anos, histórico de câncer e perda de peso. Entre os exames que podem ser pedidos estão: o raio-x, tomografia e ressonância magnética.


Situações de riscos de dor nas costas

Há diversas situações em que o risco de dor nas costas é maior, entre elas: fraqueza progressiva das pernas, incontinência intestinal ou urinárias, dor nas costas muito forte, febre, perda de peso, dor nas costas depois de um trauma ou de uma lesão e pessoa com osteoporose. Essas precisam de atenção médica.


Tratamento de dor nas costas

Dependendo do tipo de causa de dor nas costas, o seu fisioterapeuta, quiropata ou médico vai indicar um possível tratamento. O tratamento pode se dar de diversas formas e vai depender da gravidade da condição do paciente.


Medicamentos

O médico pode te indicar uma medicação para te ajudar a tratar a dor nas costas. Entre os medicamentos mais comuns estão: analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes e até mesmo injeções. Tudo deve ser prescrito por um médico. Essa é a forma mais comum de tratamento para dor nas costas.


Cirurgia

Se o seu caso for grave, o seu médico pode recomendar a realização de uma cirurgia para tratá-lo. Isso deverá ser feito sempre após de muitos testes, exames e análises e sempre sob recomendação médica. Aproximadamente, 95% dos casos de dores nas costas NÃO precisa de intervenção cirúrgica.  Entre as cirurgias mais comuns estão: substituição por disco vertebral artificial, discectomia/microdiscectomia, Vertebroplastia, estimulação da coluna vertebral, e fusão espinhal.


Práticas de alívio

Se a causa de sua dor nas costas não for tão grave, o seu fisioterapeuta ou  médico pode recomendar que você realizar as práticas de alívios, nós listamos algumas delas abaixo. Dentre as práticas de alívio mais comuns estão a pratica do Pilates Clínico ministrados por fisioterapeutas, a qual é indicada para mais de 90% dos casos, principalmente quando feito um planejamento de conduta terapêutica e acompanhamento da evolução do paciente, como é feito no Instituto Pilates. Outra prática de alívio, altamente recomendada, é a Quiropraxia.


Evitar os fatores de riscos

Outra forma de tratar a dor nas costas é evitar os fatores que as geram. Ou seja, você deve optar por ter um estilo de vida saudável e que te dê condições de ter mais qualidade de vida e bem-estar. E essa é uma escolha sua! Essas foram as 4 formas de tratamento de dor nas costas: Fisioterapia (terapias manuais como a Quiropraxia) medicamentos, práticas de alívio e evitar os fatores de riscos. Avalie quais suas melhores opções a médio e longo prazo.


Objetivos de tratamentos para dor nas costas

Esses tratamentos (Fisioterapia, Pilates e Quiropraxia)para dor nas costas trazem alguns objetivos bem claros, entre eles: reduzir ao máximo a intensidade de dor nas costas, restabelecer a possibilidade de realizar as atividade normais do cotidiano, auxiliar com a dor residual, auxiliar com os efeitos colaterais e também dar apoio ao paciente para facilitar nessa passagem de recuperação.


Resultados de tratamentos para dor nas costas

Os resultados de tratamentos (como a Quiropraxia) para dor nas costas são na sua grande maioria altamente eficazes, e somente 1 a 5% das pessoas com dor nas costas necessitam de cirurgia para melhor, ou seja, a dor nas costas é possível de tratar de diversas formas não invasivas e trazendo bons resultados como também total recuperação.


Tratamentos para dor nas costas: uma prática diária

Para que se trate a dor nas costas é preciso ter uma rotina de práticas diárias, realizando vários dos pontos abordados na parte de alívio desse texto. Se você se cuidar todos os dias, e evitar também os fatores é muito provável que você pare de ter dor nas costas.


Como visto acima, uma das formas de tratar a dor nas costas é as práticas de alívio, essas práticas são bem variadas. Aqui vamos falar sobre 12 formas de aliviar a sua dor e também de tratá-la. Além dessas práticas há várias outras que estão sempre sendo desenvolvidas e difundidas. Se você está sentindo dor nas costas, estas são algumas coisas que você pode fazer para encontrar alívio!


Repousar

Deite-se no chão ou em um colchão duro por meia hora todos os dias. Além disso, você pode adicionar um travesseiro debaixo da região das costas para dar ainda mais conforto.


Fazer compressas mornas

Colocar compressa de água morna durante 15 minutos, 2 vezes ao dia, por 3 a 4 dias. Use para isso uma bolsa de água quente.


Aplicar pomada anti-inflamatória ou colocar os adesivos anti-inflamatórios

Existem várias pomadas anti-inflamatórias disponíveis no mercado, aplique 1 vezes ao dia, todos os dias em que sentir dor. Você também pode colocar os adesivos anti-inflamatórios.


Fazer massagem

Você pode criar o hábito de fazer massagem nas costas 1 vez na semana, isso vai garantir mais conforto.  


Tomar remédios fitoterápicos e/ou homeopáticos

Você pode também tomar alguns remédios fitoterápicos e/ou homeopáticos indicado para dor nas costas.


Esses tipos de exercícios são altamente eficazes no alívio e tratamento de dor nas costas, entretanto existem exercícios indicados e contra-indicados para cada tipo de patologia na coluna. Para sua maior segurança, a escolha dos exercícios deverá ponderar suas restrições, individualidades e histórico de doenças. Por isso é sempre importante fazer uma avaliação inicial, até mesmo para comparar os resultados ao longo do tempo.


Existem vários tipos de alongamento que trazem relaxamento para as costas, que por consequência um alivio nas dores.


Fazer Quiropraxia

Você também pode buscar por ajuda através da Quiropraxia.


Procurar por Fisioterapia

Além disso, a ajuda de um profissional de fisioterapia pode ser necessária para que você recondicione os seus músculos das costas


Tomar banhos de imersão em água quente

Para garantir ainda mais alívio, você pode tomar banhos e imersão em água quente, coloque ainda sais de banho e também óleos essenciais para relaxar a musculatura.


Emagreça

Você também pode procurar nutricionistas e educadores físicos que irão auxiliar no seu projeto de emagrecimento, diminuir o seu peso e, de quebra, dar ainda mais alívio para as suas costas.


Como prevenir a dor nas costas

Há várias formas de prevenir a dor nas costas, entre elas:


Manter uma boa postura

Para isso você precisa se manter bem ereto sobre os seu pés, sempre dobrar os joelhos e não as costas para agachar, contrair os músculos da barriga, levantar usando as pernas.


Evitar ficar em uma mesma postura por muito tempo

Evite ficar em pé, deitado ou sentado por muito tempo. Varie a sua posição pelo menos de hora em hora.


Evitar usar sapatos desconfortáveis

Não use sapatos que não te trazem conforto, eles precisam garantir uma boa estabilidade para os seus pés.


Tenha cadeiras e colchões de qualidade

Se você trabalha sentado por 8 horas por dia, escolha uma cadeira que traga conforto para as suas costas a mantendo ereta, o mesmo vale para o seu colchão no qual você passa pelo menos 8 horas por noite.



Evitar dirigir por longas distâncias

Se você dirigir por longas distâncias, tente ao máximo se alongar a cada duas horas.


Os exercícios físicos são a melhor forma de prevenção de dor nas costas, pois eles melhoram a postura, fortalecem a musculatura, dão flexibilidade e evitam o acúmulo de peso.


Carregar bolsas e mochilas muito pesadas

Se você tem o hábito de carregar bolsas e mochilas muito pesadas, é fundamental perdê-lo. Há um limite de peso que o nosso organismo consegue carregar. Por isso, você deve respeitá-lo. Além dessas 7 formas de prevenir a dor nas costas, você também pode usar as práticas de alívio.


Outros pontos importantes sobre dor nas costas

Até agora, já falamos sobre o que é dor nas costas, sobre a coluna vertebral, sobre os tipos de dor nas costas, as principais causas, os fatores, os diagnósticos, os tratamentos, as formas de alívios e também como se prevenir. Agora, vamos falar sobre alguns outros pontos importante sobre dor nas costas, entre eles: quiropraxia, sobre a dor nas costas e o sono, sobre dor nas costas e a natação, sobre dor nas costas e a fitoterapia, sobre dor nas costas durante a gravidez, sobre dor nas costas devido às lesões, sobre dor nas costas e alguns exercícios, sobre dor nas costas e o pilates e  sobre dor nas costas e as principais perguntas.


Dor nas costas e seu sono

Se você conseguir ter uma boa noite de sono é possível que a sua dor nas costas passe, para isso você precisa ter uma cama confortável. Separamos algumas dicas para você cuidar do seu sono e evitar dor nas costas:


Dor nas costas e a natação

Um dos melhores exercícios para dor nas costas é a natação, por isso se você estiver sofrendo com esse problema, invista na prática diária de nadar. O nado tipo craw ou tipo costas são os melhores tanto para alívio dos sintomas como também para prevenção da dor nas costas.


Dor nas costas durante a gravidez

Durante a gravidez é comum sentir mais dor nas costas devido às mudanças fisiológicas que acontecem no corpo da mulher. Para garantir mais conforto é imprescindível evitar os fatores de risco e também buscas as medidas de alívio, como a pratica de Pilates que além de fortalecer o assoalho pélvico, previne disfunções na coluna e as dores. Além disso, durante o sono existem travesseiros específicos para trazer conforto para grávidas.


Dor nas costas devido às lesões

As lesões devido acidentes, traumas e quedas são eventos pontuais e que não devem ser ignorados. Se você sofrer algum acidente e começar a sentir dor nas costas é fundamental buscar ajuda médica, pois pode haver alguma fratura interna que gerará ainda maior danos para a sua saúde.


Dor nas costas e a Quiropraxia

O que é?

O termo significa prática com as mãos: quiro (mãos) praxis (prática).

Trata-se de tirar ou amenizar as dores apenas com a utilização das mãos, sem o uso de medicamentos ou de agulhas.

A Quiropraxia surgiu nos Estados Unidos em 1895, criada pelo canadense Daniel David Palmer, um entusiasta da medicina alternativa. Sendo uma profissão secular, o método vem se desenvolvendo ao longo dos anos, é praticado em vários países e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.

Apesar de já ser uma profissão com mais de 120 anos de história, dentre as profissões da Área da Saúde, a Quiropraxia é uma das que tem crescimento mais constante.

Nos Estados Unidos, é uma das três maiores profissões do setor, junto com Medicina e Odontologia. A principal razão dessa expansão é o benefício para a saúde pública que ela representa por meio da efetividade do tratamento aplicado.

Nos EUA as pessoas tem o QUIROPRAXISTA da familia, e procuram por ele antes mesmo de procurarem um médico!

O profissional da Quiropraxia possui formação especializada que lhe permite diagnosticar, prevenir e tratar por meio da mobilização e manipulação articular, restituindo a integridade dos sistemas neurológico, muscular e esquelético, proporcionando a todo o organismo encontrar o seu equilíbrio.

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a técnica pode ajudar a tratar problemas relacionados a articulações, músculos, ossos, tendões, ligamentos, ou seja, tudo o que diz respeito aos distúrbios biomecânicos do corpo humano.

Para que serve?

A quiropraxia pode ser usada tanto para tratar quanto para prevenir problemas relacionados ao desalinhamento da coluna vertebral, que podem ser ocasionados por diversos fatores: má postura, passar muito tempo sentado ou em pé e até estresse e ansiedade.

Problemas como dores no ciático, pelve, pescoço, lombar, costas, quadril, ombros, braço e qualquer outro ligado ao sistema neuro-músculo-esquelético podem ser tratados por um quiroprático.

Essa vertente da medicina alternativa busca tratar os distúrbios acima por meio de orientação de hábitos dos pacientes, reorganização da postura utilizando técnicas específicas e exercícios e, principalmente, realizar manobras precisas, que podem restaurar as articulações e colocar o corpo para funcionar em normalidade novamente.


O pilates é um excelente aliado no tratamento de dor nas costas, ele ajuda principalmente no fortalecimentos dos músculos que dão suporte a coluna e cria uma conscientização do que é ter uma postura correta. Para que você se livre das suas dor nas costas, invista nesta opção de tratamento.


Existem alguns exercícios que você pode fazer regularmente para evitar e também para aliviar a dor nas costas, eles são: deitar-se e colocar os joelhos no peito e realizar rotações para as laterais do corpo, deitar-se e elevar o quadril de forma tranquila e repetitiva, realizar um alongamento tipo cobra onde você está deitado e estica-se dos pés a cabeça e o alongamento tipo gato e vaca de yoga. A prática de yoga também é recomendável para quem tem dor nas costas, além disso pratique também Pilates.



Dor nas costas e as principais perguntas sobre o assunto

Separamos algumas perguntas bem comuns relacionadas a dor nas costas:


O que fazer quando ter dor nas costas?

Assim que você tiver dor nas costas, você deve buscar um Fisioterapeuta. Pois é fundamental encontrar o verdadeiro motivo da dor e realizar um tratamento eficaz.


É aconselhável se automedicar quando sentir dor nas costas?

Não, você deve sempre buscar ajuda médica, pois o medicamento errado pode prejudicar ao invés de melhorar a sua dor.


Só tomar remédios é a solução para a dor nas costas?

Não. Os medicamentos apenas tratam os sintomas e não a causa da dor. O mais correto é buscar ajuda de um Fisioterapeuta.

Você até pode associar um medicamento (para aliviar a dor) a um tratamento de Fisioterapia e Quiropraxia, mas de forma isolada os medicamentos apenas mascaram a dor e depois ela retorna ainda mais forte.


Como reduzir as dores nas costas?

Para que você reduza as dores nas costas, você deve buscar tratamento como também fazer as práticas de alívio.


Como é o tratamento sem cirurgia para dor nas costas?

Esse tratamento envolve principalmente a realização de técnicas de fisioterapia. Esperamos que esse guia completo te ajude a tirar todas as suas dúvidas sobre tudo o que você precisa saber sobre dor nas costas. Tentamos ao máximo reunir as informações necessárias para que você saiba o que fazer quando sentir dor nas costas, mas lembre-se do mais importante: se sentir dor nas costas frequentemente, procure ajuda especializada, fisioterapêutica ou médica! Ela é imprescindível!


Já sabe né! Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores de Coluna.

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page