top of page

LESÃO DE MANGUITO ROTADOR E DOR NO OMBRO: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

O que é?

O manguito rotador é um conjunto de músculos e tendões que envolvem a articulação do ombro e que têm como função centralizar a cabeça do úmero em frente à escápula e permitir a mobilização do ombro. A anatomia do manguito do ombro é complexa. Integra quatro músculos (subescapular, supra-espinhoso, infra-espinhoso e pequeno redondo) que atuam em sinergia com o deltóide para mobilizar a articulação. Apenas o subescapular é um músculo rotador interno do ombro, pois tem a sua zona de inserção (“footprint”) na parte anterior da cabeça do úmero. Os restantes ajudam na abdução e são músculos rotadores externos do ombro, pois têm o seu “footprint” na zona mais superior e posterior.


Lesão, Ruptura A ruptura do manguito rotador do ombro (ou da coifa dos rotadores) ocorre, geralmente, em doentes que fazem exercícios ou movimentos repetidos com o braço acima do nível da cabeça (ex: pintores). Estes movimentos podem originar conflito com a acrômio (estrutura óssea que constitui parte do tecto da articulação) e assim o desgaste, degeneração progressiva do tendão e, finalmente, a ruptura dos rotadores do ombro. No esporte, a lesão do manguito rotador também é frequente. Aliás, uma das lesões mais frequentes do desportista em modalidades como o tênis, handebol, crossfit ou basebol são também as lesões do manguito rotador. Mesmo em rupturas parciais, o manguito cicatriza em apenas 5 a 10% dos casos pelo que a necessidade de reparação é uma regra nestas situações. Quedas com trauma direto ou que originem grande esforço do ombro para as evitar (em especial na fase de contração muscular excêntrica), também são causas de rotura da coifa. Estamos perante uma lesão ou ruptura parcial da coifa dos rotadores quando apenas algumas fibras são lesadas, ficando as restantes integras. Por seu lado, numa ruptura total ou completa, toda a espessura do tendão é atingida havendo interrupção da continuidade das suas fibras. Sintomas Na ruptura do manguito rotador ou da coifa dos rotadores um dos sintomas mais frequentes é a dor no ombro. Podemos descrever essa dor no ombro, como intensa e profunda, outras vezes como uma moedeira, mas o agravamento durante a noite, impedindo o doente de dormir, por vezes, por longos períodos, torna a dor no ombro por rotura da coifa dos rotadores uma situação difícil de tolerar. Se, no início, os analgésicos e anti-inflamatórios prescritos aliviam a dor, com o evoluir da lesão esta não cede à medicação, obrigando a um estudo adequado. A rigidez do ombro e a diminuição da força muscular são também sintomas que podem acompanhar a ruptura dos rotadores. Ao dificultar tarefas do cotidiano ou higiene pessoal, podem mesmo reduzir a autonomia do paciente.

Diagnóstico A ruptura pode ser diagnosticada pelo exame clínico efetuado pelo seu médico especialista do ombro e por uma série de exames de radiologia. As manobras do ombro como o teste de Jobe ou a abdução contrariada, permitem verificar a diminuição da força de elevação do membro superior que ocorre quando os rotadores rompem. Em rupturas extensas, esta limitação funcional pode simular uma paralisia (“pseudoparalisia”). Os exames de radiologia que melhor detectam as roturas do manguito rotador são a ecografia e a ressonância magnética. Para além da extensão da ruptura, acrescentam informação sobre a retração do tendão e atrofia do músculo, ajudando o médico ortopedista a decidir acerca da melhor forma de tratamento.

Tratamento Na lesão ou ruptura dos rotadores do ombro, a primeira opção de tratamento é o fisioterapêutico (fisioterapia). Se após varias tentativas o tratamento Fisioterapêutico não tiver êxito, pode se considerar como opção o tratamento cirúrgico (operação).

Fisioterapia Nos pacientes mais idosos, uma medicação anti-inflamatória e fisioterapia adequada são fundamentais para controlar a dor, restituir a mobilidade e melhorar a força muscular do membro afetado.

*Importante: de nada adianta tratamentos alternativos (medicamentos, acido hialurônico e órteses) se o tratamento Fisioterapêutico não estiver associado. Eles são alternativas paliativas que podem gerar apenas alivio temporário, mas não atuam na causa.

O sucesso se dá com a união destas alternativas e da Fisioterapia Especializada.


Como estabelecer o programa de fisioterapia?

Para estabelecer o programa de Fisioterapia adequado, o Fisioterapeuta tem que conhecer todo o histórico do doente, nomeadamente a nível de outras articulações. A idade do paciente é também um fator importante a ter em conta, sobretudo se o indivíduo é jovem ou idoso, já que existem diferenças significativas a nível do tratamento nestas idades.

Em relação ao ombro, tem que se avaliar as queixas, fazer o exame clínico e objetivar eventuais défices funcionais, para determinar em que grau está a lesão do paciente. O tratamento de uma tendinite inicial é muito diferente do tratamento de uma artrose evoluída.

Cirurgia A cirurgia do manguito rotador (ou da coifa dos rotadores) tem como objetivo reparar a rotura ou lesão, impedindo a sua progressão, nos casos em que o tendão se encontre em boas condições sem atrofia ou substituição gorda do músculo. Nas rupturas de manguito muito extensas, não reparáveis, com artrose associada, existem soluções cirúrgicas que estão ao dispor do médico especialista de ortopedia e que passam pela artroplastia (aplicação de uma prótese do ombro). O médico especialista do ombro tem atualmente ao seu dispor uma série de implantes que pode aplicar na reparação da rotura da coifa dos rotadores. Consistem em pequenas âncoras, em titânio ou materiais reabsorvíveis (como o ácido polilático ou biocompósitos) que tem acoplados fios de sutura de alta resistência, que permitem reinserir o tendões do manguito na zona da cabeça do úmero donde foi arrancada.

Artroscopia Atualmente, a artroscopia é essencial para o tratamento das rupturas de manguito rotador. Permite fazer a reparação da coifa através de cirurgia minimamente invasiva, com todas as vantagens e desvantagens associadas a este tipo de técnica. Incisões mais pequenas e estéticas, menos dor pós-operatória, com preservação das inserções musculares do deltoide a proporcionarem uma reabilitação mais fácil e rápida.

Prognóstico O prognóstico da lesão de manguito rotador vai depender da idade do doente, extensão da lesão (total ou parcial) e do estado do manguito na altura do diagnóstico. A precocidade da instituição do tratamento, assim como a técnica usada na reparação da lesão também são fatores importantes neste processo.

Recuperação, Fisioterapia no pós-operatório Em relação à recuperação, após a cirurgia do manguito rotador (ou coifa dos rotadores), segue-se habitualmente um período de imobilização, com uma suspensão braquial, de mais ou menos 4 semanas. Mesmo antes de iniciar a fisioterapia o doente é autorizado a fazer, no domicilio, movimentos pendulares com mobilização do cotovelo e punho, além de exercícios isométricos de contração irradiada. Depois deste período inicial a fisioterapia, após a cirurgia da rotura da coifa dos rotadores, passa para uma fase de mobilização passiva e ativa assistida. Só aos 3 meses pós operatórios, a fisioterapia entra na fase de fortalecimento muscular com a utilização de cargas crescentes no treino.

Como prevenir a lesão? Dada a correlação da ruptura do manguito com o desempenho de determinadas atividades profissionais, a sua prevenção passa pela melhoria da ergonomia e um estudo do posto de trabalho, de forma a reduzir o esforço continuado em atividades com os braços elevados acima do nível dos ombros.

No caso dos praticantes de atividade física (crossfit, tênis, handball, natação entre outros), é necessário uma análise da biomecânica global a fim de encontrar e corrigir déficits de mobilidade e estabilidade articular. ATENÇÃO Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores. Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso! Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental! Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler! Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor! No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores. Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados. Clique AQUI para ver os depoimentos. Está sofrendo com dor? Então, comece pelo início. Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações. Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente. Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental. Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas. Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método? Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento! #drgiulianomartins, #onefisioterapia, #crossfisio, #metodologiaone, #fibromialgia, #pilates, #quiropraxia, #fisioterapia, #dornoombro, #ribeiraopreto, #curitiba, #artrosedejoelho, #dorcronica, #doraguda, #fisioterapiaesportiva, #tendinite, #quiropraxiaribeiraopreto, #fisioterapiaribeiraopreto, #pilatesribeiraopreto, #quiropraxiacuritiba, #fisioterapiacuritiba, #pilatescuritiba, #manguitorotador, #lesaodeombro


174 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page