top of page

LIÇÕES QUE A CRISE NOS ENSINOU

Atualizado: 23 de fev. de 2022

Confira a entrevista que dei para a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) nesta semana!


Qual é o maior desafio de gestão numa crise como essa?

São dois. O primeiro é definir um modelo de trabalho que mantenha os funcionários focados e motivados. E o outro é entender os principais riscos dos negócios e atuar de forma assertiva sobre eles.



Que impacto essas mudanças forçadas pela crise podem mudar a forma como as organizações trabalham?

As barreiras que impediam um uso maior das tecnologias digitais em alguns setores eram mais psicológicas do que reais. E, com a crise, de uma hora para outra, fomos forçados a trabalhar remotamente.

As barreiras psicológicas caíram. A crise abre oportunidades para as empresas avançarem na transformação digital. Eu, por exemplo, viajava para Curitiba 3x por mês para atender meus pacientes na unidade da ONE Curitiba. Em 2020 fiz apenas 4 viagens.


Que lição essa crise ensina sobre riscos?

Todos nós sentimos na pele que crises podem vir de forma inesperada, e as consequências podem ser muito graves. Por isso devemos, desde a abertura de nossas empresas, colocar em discussão os planos de ação sobre gestão de riscos. As discussões devem estar fundamentadas em dados, não apenas em questões conceituais.

E claro, NINGUÉM sairá ileso! Não importa seu segmento, uma vez ou outra você será afetado se não estiver preparado.


Apesar de todos os problemas, as organizações podem sair melhores dessa crise?

Tirando todos os aspectos ruins e trágicos, falando especificamente de negócios, acredito que sairemos melhores na forma com que trabalhamos. Não precisaremos trabalhar tanto de forma presencial. Alguém imaginava isso?

Em um momento em que muitas empresas se veem sem receitas, percebi, assim como nós, muitas se reinventando e apostando em soluções jamais imaginadas. A pandemia, de forma dura, nos tornou melhores e mais fortes.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.


Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page