MÁ POSTURA AUMENTA O RISCO DA DOR - 10 DICAS PARA TE AJUDAR

As más posturas nas atividades diárias são responsáveis por múltiplos episódios de dor e por vários desequilíbrios no sistema músculo-esquelético.


Para o bem-estar da nossa saúde, de uma forma geral, devem ser tidas em conta as questões posturais, nomeadamente na manutenção de um peso saudável, na prática regular de atividade física e combate ao sedentarismo e ainda nos hábitos alimentares saudáveis e equilibrados.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), depois da constipação e da gripe, as dores nas costas, por exemplo, são a principal queixa dos trabalhadores, sendo uma condição que afeta 7 em cada 10 pessoas.


Os vícios relacionados com a postura podem ser responsáveis por diferentes patologias, ao gerar desconfortos e, em muitos casos, problemas de saúde e condições que se podem agravar com o avançar da idade, nomeadamente por diminuição da força máxima voluntária associada ao envelhecimento e alterações da mobilidade articular.


A postura é “a composição das posições de todas as articulações do corpo humano em qualquer momento”.


É aconselhável aprender e adotar uma boa postura desde a infância. Quando sentimos dor em qualquer uma das suas manifestações, tendemos a esforçar-nos por adotar posturas mais saudáveis que aliviem esse desconforto de alguma forma.


Siga estes 10 conselhos para evitar problemas futuros relacionados com as más posturas

  • Quando está sentado, procure manter a coluna bem posicionada utilizando uma cadeira que ofereça suporte à curvatura lombar (lordose);

  • Ao ficar sentado em frente ao computador procure manter o corpo ereto e os pés apoiados no chão; evite ficar com as pernas cruzadas e os joelhos muito fletidos;

  • Observe se está a projetar a cabeça para a frente e mantenha-a alinhada com o seu tronco;

  • A coluna também necessita de suporte quando estamos deitados. Procure utilizar um bom colchão, nem muito rígido nem muito flexível, manter os joelhos dobrados para preservação do balanço e equilíbrio da coluna. Quando está deitado de barriga para cima, o posicionamento de uma almofada ou travesseiro sob os joelhos também é útil para a manutenção do posicionamento correto e relaxamento da musculatura das costas;

  • A maneira correta para levantar pesos exige a flexão dos joelhos e aproximação do objeto junto ao corpo, agachando-se sem inclinar o corpo para a frente. Contraindo a musculatura abdominal, com a coluna ereta contraia os músculos das coxas e pernas, bem como os abdominais para elevar o peso;

  • No transporte de mochilas tenha atenção para não compensar o peso da mochila com a inclinação do tronco para frente, de preferência com as duas alças sempre colocadas. Os alunos que transportam a mochila através de alças e rodinhas devem variar o lado que carregam as mochilas, ora no lado direito ora no lado esquerdo, isso ajuda a evitar problemas posturais futuros causados pelas compensações;

  • Evite baixar a cabeça quando passa a roupa e/ou nos casos de leitura prolongada; a mesma regra para o tempo que passa a ler no celular;

  • Procure fazer vários intervalos sempre que usa ou trabalha com o computador;

  • Deve evitar carregar o peso somente de um lado;

  • Evite fazer musculação (ou exercício em geral) sem uma orientação adequada, no sentido de evitar compensações posturais.


ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça principalmente uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem tratamento. Mas as pesquisas e estudos avançaram e hoje a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a eliminar as dores.

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos depoimentos de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.

Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar todas as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!

#drgiulianomartins, #onefisioterapia, #crossfisio, #metodologiaone, #fibromialgia, #pilates, #quiropraxia, #fisioterapia, #ribeiraopreto, #curitiba, #dorcronica, #doraguda, #fisioterapiaesportiva, #quiropraxiaribeiraopreto, #fisioterapiaribeiraopreto, #pilatesribeiraopreto, #quiropraxiacuritiba, #fisioterapiacuritiba, #pilatescuritiba, #crossfit, #dornopescoço, #alongamento, #cervicalgia, #cirurgiadecoluna, #herniadedisco, #artrose, #bicodepapagaio, #terapiamanual, #estenose.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo