top of page

DOR CRÔNICA E MEDO DE SE MEXER APÓS CRISE? SABE O QUE É CINESIOFOBIA? ENTÃO VOCÊ PRECISA LER ISSO!

Atualizado: 17 de out. de 2020

Quando sofremos uma lesão ou sentimos dor que se persiste por mais de 12 semanas é chamado de DOR CRÔNICA.

Essa dor é muito comum em pessoas que sofreram por lesões degenerativas ou em lesões que não foram localizadas a causa do problema e apenas tratado os sintomas.



Devido a essa lesão, que pode ser em qualquer região do corpo (quadril, coluna, ombro, joelho...), muitas limitações acabam sendo impostas como o repouso. Esse repouso pode ser orientado por um vizinho, amigo, familiar ou até um profissional da saúde. Quando indicado ou orientado de maneira errada, acaba acarretando o que chamamos de CINESIOFOBIA, caracterizado pelo medo de realizar movimentos. E a ALGOFOBIA é o medo da sensação de dor.


Esse medo sem dúvida agrava mais a condição de saúde do paciente tornando o cada vez mais inativo, promovendo mais ainda a crença de que ao realizar movimentos sua dor será maior, pois ele passa a estar envolvido em um ciclo vicioso, de dor, inatividade e consequentemente mais dor, que tornará sua condição de saúde física e mental cada vez mais fragilizada.

           

Os pacientes que sofrem de Algofobia ou Cinesiofobia ficam limitados em suas atividades e param de realizar muitas tarefas do dia a dia. Com isso acabam ficando mais tempo sentados ou deitados como uma forma de “se proteger” e o exercício físico se torna algo impossível de fazer.


O indivíduo entra em um ciclo vicioso, ele não se movimenta por dor e sente dor ao se movimentar, e como já sabemos quanto mais tempo sedentário mais dor o paciente vai sentir.


Os pacientes com dor crônica tem mais receio em realizar atividades e ele são mais sensíveis à dor, pois, acreditam que o movimento vai aumentar a dor ou reincidir alguma lesão.

Muitas vezes optam apenas por um tratamento medicamentoso, que para eles é considerado mais “seguro”, mas é fundamental adaptar este corpo ao movimento e se desprender do medo, uma vez que já está bem estabelecido a importância dos exercícios terapêuticos e físicos para o tratamento da dor.


Muitas vezes esses pacientes necessitam de acompanhamento psicológico para lidarem com essas fobias.


Durante o tratamento fisioterápico, para a quebra dessa fobia é necessário o acompanhamento de um Fisioterapeuta com experiência em pacientes com dor crônica.

Durante as sessões o fisioterapeuta precisa explicar a importância do fortalecimento muscular, dos exercícios de flexibilidade e da biomecânica para o sucesso do tratamento, e principalmente deixar claro o paciente que a progressão será lenta, para  deixa-lo seguro que ele não sentirá nenhum incômodo.


O importante antes de tudo é buscar uma ajuda qualificada e realizar uma avaliação completa, para entender a causa dos sintomas e realizar o tratamento de forma direta e eficaz. Seu corpo não é frágil, lembre-se disso!


Veja no vídeo abaixo uma explicação técnica e clara sobre o que é a CINESIOFOBIA!


Já sabe né!

Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores de Coluna.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page