NÓDULO DE SCHMORL É PERIGOSO?

O que é Nódulo de Schmorl?

O nódulo de Schmorl, também chamado de hérnia de Schmorl, consiste numa hérnia de disco que acontece para dentro da vértebra. Normalmente ele é encontrado num exame de ressonância ou tomografia da coluna, e nem sempre é motivo de preocupação porque não causa dor, na maioria dos casos, ou outra alteração qualquer.

Esse tipo de hérnia é mais comum no final da coluna torácica e início da lombar, como entre L5 e S1, sendo mais encontrado em pessoas com mais de 45 anos de idade, mas não é grave, e nem é indicativo de câncer.


Sintomas do Nódulo de Schmorl

O nódulo de Schmorl pode acontecer numa coluna saudável, não havendo nenhum sintoma presente, por isso quando uma pessoa faz um exame da coluna por apresentar dor nas costas e encontra esse nódulo, deve-se continuar procurando outras alterações que estejam provocando a dor na coluna, já que esse nódulo não causa sintomas, não é grave, nem é motivo de preocupação.

No entanto, apesar de ser bem menos comum, quando o nódulo se forma de forma repentina, como durante um acidente de trânsito, por exemplo, ele pode provocar uma pequena inflamação local, causando dor na coluna.

Na maioria dos casos, o nódulo de Schmorl não causa dor, sendo descoberto apenas através de exames. Porém, quando a herniação atinge algum nervo pode haver dor lombar, no entanto essa situação é rara de acontecer. Algumas das causas do Nódulo de Schmorl são: - Lesão por esforço: quando o paciente carrega objetos pesados acima do nível da cabeça; - Traumas de grande impacto: como um acidente automobilístico ou uma queda intensa; - Doenças: como osteomalácia, câncer e osteoporose; - Alteração na gravidez: quando há modificação das vértebras do bebê ainda no útero;

O tratamento para o Nódulo de Schmorl só é preciso quando há sintomas como, por exemplo, quando a hérnia atinge nervos, causando dor na região da lombar.

O paciente será medicado com analgésicos e anti-inflamatórios e fará sessões de fisioterapia.


Dica do Fisioterapeuta

Espero que tenha gostado da matéria.

Fique sempre atento(a), pois postamos diariamente um texto novo com dicas sobre saúde e bem estar e principalmente sobre tratamentos, patologias e muita informação sobre Coluna, Joelhos, Ombros, Quadril e outras articulações.


E se você, nesse momento, está sofrendo com dores no corpo, está deixando de praticar atividade física por conta de lesões ou desconfortos, ou está deixando de aproveitar a vida, passear e curtir a família por causa das dores, cuidado! Você não pode perder qualidade de vida por conta de uma Hérnia de Disco, Bursite, Tendinite ou outra lesão qualquer.


Não deixe que a dor tome conta de você!

Busque tratamento rápido e volte a viver como antes. Se quiser conhecer nossos serviços, nossa equipe ou quiser simplesmente fazer um tele-atendimento, clique AQUI e fale agora mesmo com nossa equipe.

Iremos disponibilizar um dos nossos Especialistas para cuidar de você.


Agende AGORA sua consulta clicando aqui.


Até breve!


#onefisioterapia #drgiulianomartini #osteopatia #quiropraxia #pilates #treinofuncional #recovery #fisioterapiaespecializada #fisioterapiaesportiva #dorcronica #dornascostas #nodulodeschmorl #dornascostas #lombalgia #ciatico

173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png