top of page

O QUE É ABAULAMENTO DISCAL?

O abaulamento discal, também chamado de protrusão discal, é o processo inicial de uma hérnia de disco.

Ele acontece quando o disco intervertebral acaba se desgastando ou perdendo elasticidade e, assim, deslocando-se de sua posição original. O disco pode se deslocar em direção à medula espinhal ou raízes nervosas e, com isso, há dor.

Se o abaulamento discal não for tratado corretamente, certamente irá evoluir para uma hérnia de disco no local.



O disco intervertebral é uma estrutura que serve para amortecer os impactos na região. Ele se situa entre duas vértebras da coluna. O disco possui um núcleo gelatinoso e uma cápsula fibrosa que protege o núcleo.

Quando ocorre o abaulamento discal, o anel fibroso ainda está intacto, podendo estar distendido, mas ele não foi rompido. Já quando o caso evolui para uma hérnia de disco, há rompimento do anel fibroso.

A coluna vertebral tem diversas vértebras e elas recebem letras e números, conforme sua localização. Elas podem ser cervicais (C), torácicas (T), lombares (L) ou sacrais (S). O abaulamento discal geralmente ocorre entre as vértebras L4 e L5, além de L5 e S1, sendo, portanto, mais comum na região lombar e sacral.

Mas pode ocorrer também abaulamento discal na região cervical, mais próxima do pescoço. São as duas regiões da coluna que mais apresentam abaulamento discal: a região lombar e a região cervical, justamente por serem as regiões que mais sofrem impactos e carga da coluna.


SINTOMAS

O principal sintoma do abaulamento discal é a dor na região onde ele ocorre.

Os principais sintomas do abaulamento discal é a dor na região onde ele ocorre.

Se há abaulamento discal na região lombar, o indivíduo sentirá dor na região lombar, envolvendo até o nervo ciático, dependendo de onde está o abaulamento e como ele é. Além disso, pode haver irradiação da dor, acompanhando o feixe nervoso que está sendo comprimido.

A dor também pode vir acompanhada de formigamento nas extremidades , perda da flexibilidade e fraqueza muscular.




CAUSAS

O abaulamento discal pode ser causado por diferentes eventos.

  • Envelhecimento (causa perda da elasticidade do disco);

  • Movimentos repetitivos;

  • Trabalho físico pesado, com grande carga sobre a coluna;

  • Movimentos que incluem torção ou rotação frequente do tronco;

  • Postura incorreta durante o trabalho ou no dia a dia;

  • Falta de alongamento e fortalecimento da musculatura das costas.


FATORES DE RISCO PARA ABAULAMENTO DISCAL

A sobrecarga na coluna é o principal risco para o abaulamento discal.

Evitar a sobrecarga na coluna é a principal ação para evitar que o abaulamento discal ocorra. Além disso, a vida sedentária, tabagismo e o uso frequente do álcool podem levar ao desgaste precoce do disco intervertebral, levando ao abaulamento discal.

Pessoas acima do peso com vida sedentária e fumantes têm maior risco de terem problemas na coluna, bem como trabalhadores que necessitam carregar muito peso ou têm movimentos estáticos e com trepidação sobre a coluna diariamente (como motoristas).


DIAGNÓSTICO

O diagnóstico do abaulamento discal é feito pelo médico ortopedista. Geralmente, o paciente procura o médico ortopedista quando está em um quadro agudo de dor, seja lombar ou cervical.

O médico fará uma avaliação física minuciosa no paciente, com diversas perguntas sobre como é a dor e seus hábitos. Além disso, podem ser solicitados exames de imagem. No caso do abaulamento discal, exames como ressonância magnética são excelentes para se analisar a fisiologia discal.

Por meio da análise dos exames de imagem, o médico ortopedista conseguirá avaliar se há abaulamento discal e em quais vértebras.


ABAULAMENTO DISCAL TEM CURA?

O abaulamento discal tem cura e tratamento.

Sim, com o tratamento adequado é possível tratar o abaulamento discal para que o quadro não evolua para uma hérnia de disco.

O objetivo do tratamento é aliviar a pressão nos ramos nervosos, reestruturando a coluna, justamente para que o quadro não evolua para uma hérnia de disco.

O tratamento do abaulamento discal é sempre clínico e conservador, a princípio. A cirurgia só é indicada em casos mais severos de hérnia de disco, quando os movimentos são muito limitantes e já foi tentado o tratamento clínico conservador, sem sucesso, previamente.



ABAULAMENTO DISCAL APOSENTA?

Problemas na coluna são uma das principais causas associadas a afastamento de pessoas do trabalho. Muitas pessoas acreditam que por terem algum problema na região da coluna podem solicitar aposentadoria por invalidez.

Mas existem diversas questões ligadas a isso.

Primeiramente, o abaulamento discal, para ser considerado motivo para aposentadoria, deve estar ligado à atividade funcional, ou seja, ser a razão impeditiva para a pessoa trabalhar.

Quando uma pessoa entra com uma ação solicitando aposentadoria causada por algum problema na coluna, essa pessoa será avaliada por um perito médico. Se for constatado que a doença em si teve origem anos anteriores ao trabalho, ou cessou a sintomatologia em mudança de função, a aposentadoria é negada na maioria dos casos.

Por outro lado, se o abaulamento discal for considerado pela perícia médica causador de incapacidade parcial ou total do indivíduo, mesmo esse tendo buscado tratamento e o tratamento não surtiu efeito, impossibilitando continuar exercendo sua profissão e, assim, provendo seu sustento, a aposentadoria pode ser garantida a ele por via judicial.

É importante ressaltar que existem muitos casos na Justiça que não recebem aval positivo, justamente pelo caso ser sempre analisado por perícia médica e sendo necessária a comprovação que o indivíduo não consegue mais exercer sua profissão.


COMO PREVENIR ABAULAMENTO DISCAL?

Para prevenir o surgimento do abaulamento discal é importante não realizar sobrecarga na coluna.

Além disso, é importante ter uma vida ativa, não fumar e não abusar do álcool, bem como fazer alongamentos e fortalecimento da musculatura da região da coluna.

Evitar movimentos repetitivos e ter cuidado com a postura durante o trabalho e no dia a dia são cuidados essenciais para se evitar o problema.

173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page