top of page

O QUE É PUBALGIA? DOR NO PUBIS, VIRILHA E LIMITAÇÃO DE MOVIMENTO DO QUADRIL.

Atualizado: 28 de ago. de 2020

Muitos não conhecem esse termo, mas quase todos os atletas já ouviram falar em Pubalgia.

A Pubalgia, na verdade, não se refere a nenhuma patologia em específico. Trata-se de um quadro que gera dor na virilha e na região central do osso púbis. Atletas têm mais afinidade com o problema, pois, frequentemente, são os mais acometidos pela Pubalgia que, em geral, acaba atrapalhando a rotina de treinos e competições.


Existe uma articulação chamada sínfise púbica, imóvel e que fica na região central à frente da bacia, ligando o osso púbis direito e esquerdo. Qualquer alteração na relação de forças aplicadas em qualquer ponto da bacia ou desequilíbrios musculares implica em mudança de tensão aplicada sobre a sínfise púbica e o resultado desse fenômeno é uma inflamação inicial da articulação com a possível evolução a um processo degenerativo crônico.

Causas da Pubalgia

A frequência da Pubalgia é maior em atletas e, por isso, apresenta como principais causas:

– Microtraumatismos repetitivos por esforços físicos excessivos;

– Desequilíbrio das forças das inserções musculares adjacentes à sínfise púbica – principalmente os adutores da coxa;

– Disfunção da região posterior da bacia, o que aumenta a tensão na sínfise púbica;

– Podem também estar relacionadas com sequelas cirúrgicas urológicas e infecções.


Sintomas da Pubalgia

– Dores persistentes na região púbica;

– Limitação da amplitude de movimento do quadril;

– Dor e ardor na região da virilha;

– Espasmos de adutor;

– Estalido na sínfise púbica.

No caso de atletas, a dor tende a se agravar durante esforços físicos intensos, o que pode dificultar ou impedir a prática de atividades esportivas.


Fisioterapia

A Pubalgia pode ser do tipo aguda (traumática) ou crônica. Em todos os casos o repouso é sempre recomendado. O processo inflamatório está presente por, relativamente, pouco tempo, mas se não houver o devido tratamento, a lesão pode se transformar rapidamente em um processo mais crônico, implicando em alteração das estruturas músculo-esqueléticas próximas à sínfise púbica.

Na fase inicial, o trabalho da Fisioterapia consiste em controlar os sinais de inflamação. Passado esse período, os exercícios são aplicados para restaurar o funcionamento normal da articulação e o equilíbrio muscular da região. Os músculos abdominais são treinados a ficarem contraídos durante toda a prática de qualquer atividade física.


Os principais objetivos dos exercícios prescritos durante a reabilitação de uma lesão da sínfise púbica são:

– Fortalecimento do transverso do abdômen;

– Alongamento dos adutores da coxa;

– Fortalecimento dos extensores do quadril.

Se aos primeiros sinais a Pubalgia for tratada, menores serão os riscos de redução do rendimento de atletas.


Já sabe né! Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!

1.044 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page