top of page
Foto do escritorOne Fisioterapia

OS MALEFÍCIOS DA OBESIDADE PARA A HÉRNIA DE DISCO


A obesidade ocorre quando a ingestão de alimentos é maior que o gasto energético do organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Estudos têm demonstrado a relação dessa doença com o predomínio de dor nas costas. Alertando para o fato do excesso de peso ser prejudicial à saúde da coluna vertebral.


Quando o indivíduo está acima do peso, acaba oferecendo uma carga maior sobre a coluna e, consequentemente, os discos são afetados, aumentando os riscos de doenças como a hérnia de disco. Isso é o que muitos estudos comprovam, que o maior risco de dores na coluna e de doenças na região é apontado em grupos de pessoas com sobrepeso, obesos e obesos mórbidos.


Além disso, outros hábitos também podem influenciar na dor. O fumo demonstrou ser um grande preditor de dor lombar, além do sedentarismo, principalmente nos indivíduos com IMC mais elevados. Isso quer dizer que, hábitos não saudáveis, como o fumo, e não praticar atividades físicas têm um maior peso na saúde da coluna dos indivíduos com sobrepeso ou obesos.


Porém, apesar dos fatores desanimadores, grandes ganhos podem ser adquiridos através da prática de atividades físicas, ou pequenas mudanças nas atividades rotineiras. Quando um indivíduo deixa de ser sedentário, praticando exercícios físicos, mesmo que simples atividades domésticas, pode reduzir o risco de dor nas costas em 17%.


Para aqueles que já possuem excesso de peso, aumentar a quantidade de tempo de uma atividade física moderada (como por exemplo, caminhada, hidroginástica, andar de bicicleta e dança) por mais de 20 minutos por dia, pode reduzir o risco de dor lombar em 32%.


Dar um pouquinho mais de si pode fazer a diferença! Ir um pouco além nos exercícios, principalmente aeróbicos, traz inúmeros benefícios. Para os obesos mórbidos, se estenderem a duração média de tempo gasto para fazer uma atividade moderadamente intensiva por pelo menos um minuto adicional a cada vez que o exercício é realizado reduz as chances de ter dor nas costas em 38%.

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


icon-whatsApp.png
bottom of page