OS PERIGOS DE FICAR MUITO TEMPO SENTADO. VEJA A LIÇÃO QUE OS ANIMAIS NOS ENSINAM

Se houvesse uma competição de espreguiçamento que contasse com a participação de todos os animais, os gatos certamente levariam a medalha de ouro.

Se você já teve ou cria atualmente um bichano de estimação, já deve ter notado que esses animais vivem esticando seus músculos constantemente, independente da hora e do ambiente ao seu redor.



Mas afinal, por que esses animais apresentam esse comportamento tão peculiar?

Bem, existem muitas razões para os nossos amigos felinos fazerem isso, mas o principal motivo está relacionado ao fato de que os gatos cochilam várias vezes ao dia após curtos períodos de tempo.


Quando esses animais acordam, eles precisam mover seus músculos novamente (obviamente), só que depois de ficarem parados por vários minutos, a pressão sanguínea do seus corpos tende a cair, fazendo com que os músculos fiquem rígidos.

É aí que entra em cena o alongamento!

Quando os gatos se espreguiçam, eles melhoram o fluxo sanguíneo e preparam seus músculos para se moverem com mais facilidade.

Como os gatos tiram várias sonecas curtas, eles precisam se espreguiçar depois de cada cochilo, o que acaba por ser um grande número de espreguiçamentos ao longo do dia.


Com os seres humanos não é diferente. Principalmente para quem trabalha sentado o dia todo, seja em HOME OFFICE ou na empresa, nós também precisamos nos movimentar a cada 1 hora de trabalho para melhorar nosso fluxo sanguíneo, alongar músculos e diminuir a sobrecarga estática por ter ficado muito tempo sentado. Caso contrário, esta sobrecarga mecânica pode gerar desconfortos, dores e inclusive o desenvolvimento de discopatias na coluna vertebral.


E não é só isso. Em algumas profissões, o indivíduo permanece na cadeira por até oito horas seguidas. O estrago para a saúde dessas pessoas pode ser tão grande quanto para aqueles que fumam, apontam especialistas.

Isso porque o corpo precisa estar em constante movimento. O sedentarismo diminui o gasto calórico e dificulta a circulação do sangue. "Sabemos que o tabagismo cria macromoléculas no sangue que favorecem a Trombose Venosa e também é fator para doenças arteriais. Por isso que o tabagismo e o sedentarismo se equiparam no que diz respeito aos males que os dois podem causar. De fato, os dois fazem muito mal".


Ficar muito tempo na mesma posição representa os mesmos perigos do sedentarismo: "Se uma pessoa fica sentada 10 horas ao dia trabalhando, ela está deixando de se movimentar, de estimular a circulação e o retorno venoso (retorno de sangue para o coração) e isso é danoso. O indivíduo que fica muito sentado em viagens longas, por exemplo, tem o risco de causar um trombo dentro do sistema venoso profundo - que é a trombose venosa profunda".


Além dos doenças cardiovasculares, ficar muito tempo sentado é danoso para músculos e ossos. "Na posição sentada, não temos distribuição do peso corporal pelas articulações do quadril, joelhos e tornozelos, aumentando a pressão nos discos intervertebrais e nas articulações facetárias. Isto aumenta as chances de lesões na coluna vertebral".

A idade, a má postura e atividades com excesso de peso podem agravar essas lesões.


Trabalhar sentado: como evitar o sedentarismo?

Se você trabalha por períodos longos sentado em frente ao computador, fique atento à estas 5 dicas para evitar problemas de saúde.


- Levantar a cada uma hora e caminhar por dez minutos, por exemplo, indo ao banheiro ou bebendo água;

- A hidratação é essencial para quem fica muito tempo sentado;

- O uso de meias elásticas diariamente ajuda no retorno venoso e evita problemas de circulação;

- Atividade física ainda é a melhor maneira de se prevenir contra qualquer doença cardíaca ou da coluna;

- Faça alongamentos e fortalecimento da musculatura paravertebral e abdominal.



Vale destacar que outros animais também costumam se espreguiçar, apesar de fazerem isso em um ritmo muito menor se comparado aos gatos. Essa também é uma atividade saudável para o corpo humano, já que é capaz de aumentar a flexibilidade e melhorar a nossa postura. Além disso, estudos sugerem que alongamentos desse tipo, especialmente após os cochilos, também são ótimos para aliviar o estresse.

Por isso, não deixe de se espreguiçar. O seu corpo agradece!


ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.

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