ARTROSE OU OSTEOARTROSE DE OMBRO - QUAL O MELHOR TRATAMENTO?

Atualizado: há 2 dias



A osteoartrose, osteoartrite ou simplesmente artrose do ombro é uma doença caracterizada por um desgaste da cartilagem que recobre os ossos da cabeça do úmero e da glenoide (escápula). Uma articulação para ter uma movimentação adequada e sem dor precisa ter suas superfícies recobertas de cartilagem saudáveis, lisas e bem lubrificadas.

Na artrose do ombro ocorre um desgaste da cartilagem causando dor no ombro e diminuição da movimentação. A artrose do ombro é muito menos frequente que a artrose do joelho ou quadril.



Tenho artrose da articulação acromioclavicular é a mesma coisa?

Não, estamos falando da artrose da articulação glenoumeral, isto é, entre a cabeça do úmero e a escápula. A artrose da articulação acromioclavicular (articulação entre a clavícula e o acrômio) é extremamente frequente na população e sem sintomas na grande maioria dos pacientes.

Eventualmente pode ocasionar dor nos pacientes. O tratamento para a artrose desta articulação é sempre inicialmente não cirúrgico, com medicamentos e fisioterapia.


A) Artrose do ombro (glenoumeral) B)Artrose acromioclavicular


Quais são as causas da artrose do ombro?

A maioria dos casos de artrose não tem uma causa conhecida e são chamadas de artroses primárias. Provavelmente fatores genéticos pouco conhecidos ocasionam o desgaste da articulação.

Mas existem casos onde as causas são conhecidas. Entre elas temos as fraturas prévias, doenças reumatológicas e a osteonecrose (infarto ósseo).

Existem também pacientes com lesões grandes e crônicas do manguito rotador que podem desenvolver um desgaste da cartilagem do ombro chamada de artropatia do manguito rotador.


A) Artrose do ombro primária B) Artrose por doença reumatológica C) Artropatia do manguito rotador


Quais são os sintomas

Os principais sintomas são dores no ombro e dificuldade para realizar os movimentos com o ombro.

Nos casos mais graves, a dor costuma ser intensa e não melhora com analgésicos convencionais.


Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico pode ser feito pela radiografia convencional, no entanto a ressonância magnética pode ser solicitada para avaliar outras lesões associadas.

A solicitação da ressonância pode ser uma boa prática para validar se o paciente só tem essa lesão ou mais alguma no ombro, e definir o tratamento completo mais adequado.


Como é o tratamento da osteoartrose do ombro?

A artrose do ombro é uma doença que podemos impedir sua progressão, entretanto algumas medidas como a Fisioterapia e o fortalecimento e alongamento dos músculos do ombro, bem como a restrição de atividades repetitivas com os ombros podem retardar sua evolução.

Pode ser também utilizado medicamentos que favorecem o metabolismo da cartilagem e a produção do líquido articular que nutre e lubrifica a articulação.

Entre estas medicações, temos a condroitina e a glicosamina por via oral e o ácido hialurônico por via injetável.

Para diminuir a dor, analgésicos, antiinflamatórios e o tratamento fisioterápico devem ser utilizados.


Quando o tratamento cirúrgico deve ser indicado?

A cirurgia é indicada somente em último caso, quando os sintomas não melhoram com as medidas não cirúrgicas descritas acima. Evidentemente que casos de artrose leve e moderada respondem melhor ao tratamento clinico.

As artroses graves, correspondem a maioria dos casos que serão submetidas ao tratamento cirúrgico mas sempre é necessário a avaliação de um ortopedista especializado em ombro para definir a melhor forma de atuar.


Quais são as opções do tratamento cirúrgico?

Eventualmente, quando a artrose é leve, pode ser indicado o tratamento por artroscopia, entretanto, a técnica mais utilizada é a prótese ou artroplastia do ombro, onde a articulação com artrose é substituída por componentes metálicos.

Existem diferentes tipos de prótese e cada uma têm suas indicações especificas:

· A prótese tipo resurfacing e a artroplastia parcial envolvem a substituição apenas do úmero, sem colocação de um implante na glenoide (escápula). São indicadas em pacientes mais jovens e com artrose acometendo somente o úmero.

· A artroplastia total, onde são substituídas a cabeça do úmero e a glenoide, é indicada na maioria dos casos. A artroplastia reversa é utilizada nas artroses associadas a lesões do manguito rotador.


A) Prótese “resurfacing” B)Prótese total do ombro C) Prótese reversa do ombro


Como é o pós-operatório?

O paciente deve ficar imobilizado por 1 mês com uma tipoia, posteriormente é iniciado o tratamento fisioterápico que pode levar de 3 a 9 meses para recuperar a força e a movimentação do ombro.


ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!

#drgiulianomartins, #onefisioterapia, #crossfisio, #metodologiaone, #fibromialgia, #pilates, #quiropraxia, #fisioterapia, #dornoombro, #ribeiraopreto, #curitiba, #dorcronica, #doraguda, #fisioterapiaesportiva, #quiropraxiaribeiraopreto, #fisioterapiaribeiraopreto, #pilatesribeiraopreto, #quiropraxiacuritiba, #fisioterapiacuritiba, #pilatescuritiba, #artrite, #tratamentodeombro, #artrosedeombro, #manguitorotador, #tendinitedeombro, #bursitedeombro

CONTATO

Ribeirão Preto

Rua José Jaime Delibo, 160
CEP 14026-563 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto/SP

Curitiba

Av. Silva Jardim, 3161
CEP 80240-021 - Bairro Água Verde - Curitiba/PR

Qual unidade gostaria de falar ?

© 2020 por ONE Fisioterapia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Onegate