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PORQUE INVESTIR EM MARKETING DURANTE A CRISE

A pandemia do coronavírus trouxe um impacto sem precedentes para todo o mundo. Inclusive lançamentos o estudo Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada em parceria com a Endeavor Brasil e Pequenas Empresas Grandes Negócios, para entender qual impacto do Covid-19 em pequenas e médias empresas do Brasil.

O que percebemos até o momento é que em economias mais frágeis e que estavam ainda em processo de recuperação, como o Brasil, o desafio é ainda maior.


Pequenas e médias empresas (PMEs) geram cerca de 72% dos empregos do país. Neste cenário de pandemia, essas empresas estão enfrentando inúmeros desafios: melhorar a gestão do fluxo de caixa, a reinvenção do modelo de negócio para se tornar digital e, principalmente, a transformação do departamento de Marketing – que é essencialmente um centro de custos para um Marketing que seja um centro de aquisição de receita de forma previsível, escalável e sustentável.


A Transformação Digital tão falada há anos foi acelerada rapidamente para muitas empresas, gerando não só uma oportunidade para geração de receita através de canais que não eram usados anteriormente (mídia paga, email, SEO, etc.), mas também um aumento da concorrência.


E não é só trabalho dos empresários, mas também dos profissionais de Marketing, tomar atitudes para manter a economia em movimento, preservando empregos e empresas de portas abertas para uma recuperação econômica mais rápida.


Infelizmente, não há nenhum histórico de pandemia na história recente que possa mostrar modelos ou, até mesmo, relatos que forneçam o passo a passo que deve ser seguido para se reinventar e estar preparado para posterior aceleração do crescimento.



As empresas devem pensar em crescer

embora seja um grande desafio neste cenário o correto é não abrir mão de bons investimentos que possam aparecer. Assim como você não deve perder boas oportunidades, o mesmo vale para seus clientes e com a retração da economia eles estarão sempre buscando as melhores condições possíveis, certo?

Desta forma, uma boa alternativa é captar novos clientes e fidelizar os que possuem através das estratégias de marketing. Mostrar os seus serviços, o seu diferencial e até mesmo que as suas formas de pagamento e preço são as melhores no seu ramo de atuação.


Trabalhar o marketing digital em tempos de crise, analisando a imagem da empresa é estar disponível para 42,5 milhões de brasileiros que acessam a internet através de dispositivos móveis, ou seja, ¼ da população está conectada e absorvendo diversas informações. Neste momento você deve analisar se sua empresa tem um site compatível com estes dispositivos, se sua empresa está engajada nas mídias sociais, sendo vista e até mesmo se vocês estão gerando conteúdo para os seus clientes e despertando curiosidade e interesse para o público em geral.


Tudo é mensurável

Um motivo relevante que você pode considerar para que a crise não afete sua estratégia de marketing é que na web tudo é mensurável, ou seja, você pode testar diversas opções disponíveis. Quando sua estratégia se transformar em leads, começar a atrair clientes, manter seus negócios ativos, gerar credibilidade e até mesmo cativar pessoas você saberá exatamente em qual estratégia de marketing digital deve investir.


É fundamental que você considere o marketing digital como investimento. E embora estas ações demandem mais do seu tempo, é importante ressaltar que elas irão exigir menos do seu dinheiro, se compararmos com o marketing tradicional. Por exemplo, as ações em rádio, TV e jornais ainda podem trazer um bom ROI para o seu negócio, porém são investimentos mais caros e não se esqueça nós estamos em tempos de crise.

Além disso, o mundo está em constante evolução, assim como os meios de divulgação também estão sempre se atualizando, e provavelmente o seu concorrente também estará, então vale a pena conhecer as ações em Linkedin Ads, Ad Words, WordPress…para que você possa se renovar e destacar-se junto ao mercado.


No entanto, todas as suas ações só lhe darão retorno se o seu Planejamento Estratégico for feito com qualidade, visto que este é uma parte fundamental no processo. É através do Planejamento Estratégico que se realiza uma análise do mercado, estudo da concorrência, definição do público alvo, entre outras etapas importantes. E neste momento será definido a estratégia de comunicação para geração de leads e vendas, ou seja, consiste em estabelecer a experiência que será vivida por seus clientes em cada canal digital.


A questão é que em meio à crise, o investimento em marketing digital é a melhor opção, pois irá lhe oferecer uma melhoria constante. Conforme suas ações lhe trouxerem retornos, elas poderão ser melhoradas. E neste momento estaremos fazendo mais com um orçamento menor.

Então, aproveite a crise para investir e capitalizar no futuro. Que tal apostar nisso?

Investir em marketing digital em tempos de crise vale a pena? Com certeza!


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.


Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.


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