PREVENÇÃO PARA IDOSOS - DESEQUILÍBRIO, QUEDA E TONTURA NÃO SÃO NORMAIS - COMO EVITAR?

Tontura, desequilíbrio e quedas são um problema significativo para os idosos e um dos motivos mais comuns de hospitalizações ou visitas ao médico.

Aqui estão algumas estatísticas:

  • A cada 20 minutos, um idoso morre por causa de uma queda

  • 1 em cada 4 adultos mais velhos relata quedas com 24% dos que requerem tratamento médico

  • Menos da metade dos idosos que caem falam com seus médicos sobre isso, sendo os homens menos propensos a relatar quedas do que as mulheres

Apesar dessas estatísticas angustiantes, felizmente as quedas não são apenas um sintoma do envelhecimento.

Tontura, desequilíbrio e quedas não são considerados uma parte normal do envelhecimento e, de fato, geralmente indicam que pode haver problemas que afetam os sistemas de equilíbrio.

Seu equilíbrio depende de três sentidos: visão (olhos), propriocepção (sensores nos pés e pernas) e o sistema vestibular (ouvido interno).



O cérebro interpreta essas informações e envia mensagens aos olhos, pés e outras partes do corpo para manter o equilíbrio e o foco. Tonturas, desequilíbrio e quedas podem indicar que esses sistemas não estão funcionando corretamente.


As quedas podem estar diretamente relacionadas ao mau funcionamento de um ou mais desses sistemas de equilíbrio. Os fatores de risco para quedas incluem distúrbios vestibulares, perigos domésticos, deficiência visual, distúrbios do pé / tornozelo, deficiência de vitamina D, certos medicamentos e hipotensão ortostática (um tipo de pressão arterial baixa que ocorre após levantar da posição sentada ou deitada).

As estratégias de prevenção de quedas geralmente visam abordar um ou mais desses fatores de risco.


O exercício é uma ferramenta extremamente útil para ajudar a prevenir quedas, no entanto, nem todos os exercícios são considerados iguais.

Uma rotina de exercícios deve focar no treinamento de força, resistência, flexibilidade e equilíbrio para colher todos os benefícios do exercício relacionados à redução do risco de queda.


É recomendável consultar um fisioterapeuta se você sentir que está tendo problemas de equilíbrio.

Um fisioterapeuta fará uma avaliação abrangente de seu equilíbrio e risco de queda, ao mesmo tempo em que oferece treinamento de equilíbrio e prescreve exercícios específicos para seus déficits.

O fisioterapeuta com experiência no tratamento do sistema vestibular é especializado em avaliar e tratar pacientes com distúrbios de equilíbrio e tontura e pode fornecer recursos adicionais.

Desequilíbrio, quedas e tonturas não são considerados parte do envelhecimento e geralmente indicam que pode haver problemas com seu sistema de equilíbrio.

Recomenda-se que você tome medidas se tiver estes sintomas: converse com seu fisioterapeuta e faça exercícios! A ONE Fisioterapia oferece serviços de fisioterapiareabilitação vestibular e bem estar com o  objetivo de melhorar o equilíbrio e reduzir o risco de quedas.



Porque você vai esperar a lesão surgir se você pode previnir e não sofre com dores?

Partindo agora para a área esportiva, recebo diariamente em meus consultórios pacientes que praticam esportes como Corrida, Natação, Ciclismo, Crossfit, Futebol, Basquete, Tênis entre outros e todos eles tem o mesmo perfil: desconhecem a importância da Fisioterapia Preventiva.

Esse é um problema cultural, fomos educados a buscar ajuda "somente" quando já estamos sentindo a dor, mas não recebemos a educação de nossos pais, avós, professores e amigos que o CORRETO é evitar a dor, previnir lesões.


Sim, isso mesmo, da mesma forma que você escova seus dentes para evitar Cáries, da mesma forma que você faz a manutenção preventiva no seu carro para que ele não pare no meio da estrada, devemos fazer o mesmo com os nossos músculos e nossas articulações.


Você não concorda comigo que seria muito melhor investir em prevenção do que em tratamento?


Fazendo um trabalho de prevenção específico você não irá sofrer com dores, não ficará afastado dos seus treinos por conta da lesão, não gastará tempo e dinheiro com medicamentos, exames, consultas e tratamentos, não perderá eventos e festas por conta das dores que te incapacitam, prejudicará seu trabalho para poder se dedicar ao tratamento e corre o risco ainda de ter que ser submetido a procedimentos cirúrgicos.


Por isso estou aqui hoje para te ensinar o que todos nós já deveríamos saber, mas infelizmente por falta de informação, ninguém nos contou: FAÇA UM TRABALHO PREVENTIVO. Você só tem a ganhar.

Vamos tornar a prevenção um hábito comum em nossas vidas!


E quando falo de prevenção não me refiro apenas a Fisioterapia ou fortalecimento.

É importante também se alimentar bem, boas noites de sono, fazer aquecimento antes do seu esporte e alongamentos após a atividade física e descansar a mente após o trabalho e aos finais de semana.


Tem uma frase que gosto muito de usar nos meus textos e no meu dia a dia que diz:

"seu nível de sucesso raramente excederá seu nível de desenvolvimento pessoal, pois o sucesso é algo que você atrai pela pessoa em que se torna".

Transcrevendo para o contexto aqui deste blog, imagine que sucesso é poder ter equilíbrio, não cair e não ter dor. Desta forma você jamais alcançará esse "sucesso" se você não se desenvolver pessoalmente (cuidar da sua saúde).



Dica do Especialista

Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.

Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


#drgiulianomartins, #onefisioterapia, #crossfisio, #dornascostas, #dornoquadril, #lombalgia, #dornacoluna #herniadedisco, #dordecabeça, #ciatico, #artrose, #dornojoelho, #fibromialgia, #dornoombro, #pilates, #quiropraxia, #fisioterapia, #ribeiraopreto, #curitiba, #tratamentosemcirurgia, #idoso #prevencao, #fisioterapiapreventiva