QUAIS AS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS?

Você já está cansado de saber a importância das redes sociais não só para usuários e empresas, mas para a sociedade como um todo.

No entanto, com tantas mídias sociais é difícil entender qual o papel de cada uma e por que estar presente nelas é fundamental para qualquer marca.

Confira quais são as mídias e redes sociais mais importantes do mundo (e mais usadas no Brasil) e como você pode começar a aproveitar de todo o potencial delas agora mesmo.



Facebook

Número de usuários: + 2,6 bilhões

O Facebook é a maior rede social do mundo. E não é atoa: nenhuma outra na história da Internet conseguiu reunir tão bem em um lugar só tudo que seu usuário precisa.

Além de ser focada em seus usuários, ela é uma das maiores formas de geração de oportunidades e aquisição de clientes para qualquer empresa.


Youtube

Número de usuários: + 2 bilhões

Estamos vivenciando o auge do Youtube. É quase impossível não ver pelo menos um vídeo dessa rede social em seu dia.

A plataforma de compartilhamento de vídeos permite a disseminação em massa de vídeos, onde atualmente existem verdadeiras comunidades. O Youtube se tornou uma mídia imprescindível para qualquer indivíduo.

Fundado em 2005 e comprada pelo Google em 2006, ela tem tudo para continuar seu crescimento gigantesco nos próximos anos.


WhatsApp

Número de Usuários: + 2 bilhões de usuários

Talvez a rede social mais popular do Brasil, o WhatsApp está conosco todos os dias e em todos os momentos. Afinal, ele é nossa maneira mais fácil de comunicar com outras pessoas e pode ser um grande facilitador para seus consumidores fazerem o mesmo.

Baseado na troca de mensagens instantâneas, é a maior plataforma do mundo com essa função e é uma ótima maneira de manter o relacionamento com seu público.


Instagram

Número de usuários: + 1 bilhão

Falar de redes sociais atualmente e não dar o devido destaque ao Instagram é um grande erro. Uma das mídias sociais com maior crescimento nos últimos anos, a previsão é de uma expansão ainda maior para os próximos anos.

Os milhões de usuários da rede aproveitam das inúmeras possibilidades que o aplicativo de compartilhamento de fotografias oferece, criando uma verdadeira rede social nessa plataforma.

Como o Instagram é a maior rede social com foco em conteúdo visual, ela apresenta grandes oportunidades tanto para empresas quanto para indivíduos.


TikTok

Número de usuários: + 800 milhões

O TikTok é reconhecido atualmente como um dos aplicativos sociais de maior crescimento nos últimos anos. Essa rede de vídeos rápidos lançada em 2016 realmente teve uma grande difusão a partir da fusão com o aplicativo de músicas chamado Musical-ly, em 2018.

Além de vídeos com fundos musicais, hoje a rede já conta com uma ampla gama de conteúdos que vão do modelo educacional ao de entretenimento.


LinkedIn

Número de Usuários: + de 675 milhões

A maior rede social profissional do mundo foi criada em 2002 e vive, assim como o Youtube, tempos áureos de sua jornada. Imprescindível para qualquer profissional, é também essencial para toda empresa.

Além de ser um grande hub de conexões profissionais, é utilizado por muitas marcas como principal plataforma de recrutamento de talentos e grande potencializador de carreiras.

Tudo do mundo dos negócios está nessa rede e ela possui cada vez mais influência e relevância nesse meio.


Twitter

Número de usuários: + 330 milhões

O Twitter é uma das maiores redes sociais do mundo, sendo marcada como um lugar no qual seus usuários podem compartilhar sua rotina e suas opiniões.

Essa rede social é palco de grandes debates político-sociais e, apesar de estar em declínio, se mostra extremamente relevante como espaço de expressão. E, por isso, ele uma plataforma muito vantajosa para as marcas.


Pinterest

Número de Usuários: + de 320 milhões

Apesar de não ser exatamente uma rede social e sim uma plataforma de busca, o Pinterest é muito negligenciado e subestimado. No entanto, ele pode ser um grande diferencial para as marcas que souberem utilizá-lo com inteligência.

Ele é uma mídia visual, funcionando como uma busca para imagem mas também permitindo que o usuário crie suas próprias pastas e crie interações


Snapchat

Número de Usuários: + de 229 milhões

Criado em 2011, o Snapchat teve seu boom no mercado brasileiro entre 2014 e 2015, quando era praticamente impossível que um jovem de 12 a 25 anos não estivesse presente por lá.

O aplicativo se baseia no compartilhamento de conteúdo em vídeo, fotos ou textos entre seus usuários. No entanto, a grande diferença é que essas imagens somem com 24 horas de seu envio. A ideia da efemeridade e possibilidade de interações rápidas entre círculos sociais foi o que conquistou grande parte do país e do mundo.

No entanto, em 2016, com o surgimento do Instagram Stories, a plataforma entrou em um agravado declínio e agora não está nem perto de ser o que era em seu momento de auge. Apesar disso ela ainda está presente no cotidiano de muitas pessoas e tem sua importância.


Quais redes são mais usadas no Brasil?

Primeiro, é importante conhecer quem é a número 1 do mundo: Facebook, segundo levantamento do Statista.

O resultado não é nenhuma novidade, já que a rede social esteve, por muito tempo, ocupando essa posição mundialmente.


No Brasil, o levantamento mais recente sobre o número de usuários foi feito pela Digital in 2019.

Ele aponta a seguinte lista:


1. Facebook: 2,271 milhões;

2. YouTube: 1,900 milhão;

3. WhatsApp: 1,500 milhão;

4. Facebook Messenger: 1,300 milhão;

5. WBXIN/WeChat: 1,083 milhão;

6. Instagram: 1 milhão;

7. QQ: 803 mil;

8. QZone: 531 mil;

9. DOUYIN/TikTok: 500 mil;

10. Sina Weibo: 446 mil;

11. Reddit: 330 mil;

12. Twitter: 326 mil;

13. Douban: 320 mil;

14. LinkedIn: 303 mil;

15. Baidu Tieba: 300 mil;

16. Skype: 300 mil;

17. Snapchat: 287 mil;

18. Viber: 260 mil;

19. Pinterest: 250 mil;

20. Line: 194 mil.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.


Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.


#giulianomartini #gestaoemsaude #gestaodenegocios #mentoriadenegocios #socialmedia #perfilestrategico #planejamentopessoal #mktdigital #business #midiassociais #redessociais #socialmedia #sn10

0 visualização0 comentário