top of page

QUAL A DIFERENÇA ENTRE QUIROPRAXIA E OSTEOPATIA? QUAL É MELHOR PARA ALIVIAR A DOR?

Atualizado: 2 de set. de 2020

A Quiropraxia é uma ciência médica que tem como objetivo diagnosticar, prevenir e tratar desordens do sistema neuro-músculo-esquelético – ou seja, dores cujas causas estão relacionadas ao sistema músculo-esquelético (sobretudo a coluna vertebral).

Já a Osteopatia foca no paciente como um todo, procurando identificar a origem das dores – que nem sempre são resultantes do sistema músculo-esquelético, como visceras, artérias, ligamentos, fáscia e outros – para, em seguida, indicar o melhor tratamento naquela condição específica do paciente.

Assim como a Quiropraxia, na Osteopatia todo o tratamento é feito por técnicas manuais, sem o uso de medicamentos, intervenções cirúrgicas ou tratamentos agressivos ao corpo humano.

Osteopatia e Quiropraxia, ambas são técnicas que tratam manualmente as estruturas do corpo. Ambas também se utilizam da observação e do toque para identificar o problema e consideram o corpo humano como uma unidade interligada entre si e não uma reunião de peças ou engrenagens.



Criadas nos Estados Unidos, a osteopatia e a quiropraxia, assim como semelhanças, apresentam uma série de diferenças conceituais e práticas.

A osteopatia – criada em 1874 por Andrew Taylor Still – que fundou a Osteopathic Medical School usa métodos mecânicos e de manipulação para detectar e corrigir falhas na estrutura do corpo. De forma geral, concentra-se nos sistemas locomotor nervoso e circulatório. Usa mais comumente os exames físicos e outros diagnósticos da medicina tradicional apenas em casos muito específicos.

Já a quiropraxia – criada em 1890 por Daniel David Palmer, que fundou a Palmer School of Chiropractic, nos Estados Unidos, a primeira escola de quiropraxia no mundo – embora seja considerada uma terapia que se propõe a aliviar diversos problemas de saúde por meio de práticas manipulativas, ainda é considerada como modalidade alternativa e não como um ramo da ciência médica.

Apesar disso, utiliza-se da medicina tradicional para a detecção de problemas. Concentra seus esforços na coluna e no sistema nervoso.

MAS QUAIS DOENÇAS ELAS PODEM TRATAR?

OSTEOPATIA

É também eficaz em casos de enxaquecas, dores de cabeça, problemas digestivos, vertigens, insônia, sinusite, estresse, constipação, tensão pré-menstrual e problemas respiratórios.

Para que isso ocorra, o osteopata utiliza as mãos como instrumento, usando técnicas estruturais (visam o ajuste das articulações), musculares (tratamento de músculos e tendões), cranianas (partem do crânio para tratar todo o corpo), viscerais (tratam os órgãos e a relação entre eles), fasciais (tecidos fasciais do corpo humano) e linfáticas e imunitárias (sistema linfático e sistema imunitário).

QUIROPRAXIA

É também eficaz em casos de tontura, tendinites, bursites, síndromes do túnel do carpo, fibromialgia e espondilolistese.

Para que isso ocorra, o quiropraxista também utiliza as mãos. A manipulação quiroprática consiste na manipulação das vértebras que apresentam padrões anormais de movimento ou deixaram de funcionar por algum motivo.

O objetivo deste tratamento quiroprático é reduzir a subluxação, o que resulta em um aumento da amplitude de movimento e a redução da irritabilidade do nervo.

COMO É O NOME  DA PROFISSÃO DE QUEM USA QUIROPRAXIA E A OSTEOPATIA?

Quiropraxista ou Quiropata é o nome do profissional que utiliza a quiropraxia no tratamento.

Osteopata é o nome do profissional que utiliza a osteopatia no tratamento.


MANOBRA, MANIPULAÇÃO, AJUSTE, ESTALO: TERMOS USADOS NA QUIROPRAXIA E NA OSTEOPATIA

Estas palavras podem parecer estranhas para o paciente, mas  tem o seu significado próprio para o Osteopata e para o Quiropraxista (ou quiropata).

Manobra ou manipulação são os movimentos rápidos e curtos usados para conseguir o ajuste de uma articulação.

O ajuste é um conceito próprio.  Pode-se dizer que o ajuste é um trabalho milimétrico sobre determinada articulação do corpo.

Quando falo “articulação”, me refito a qualquer uma do nosso organismo: articulação do cotovelo, de uma vértebra sobre a outra, do joelho, etc.

Estalo: nós, profissionais não usamos esta palavra. Mas resolvi colocar aqui, pois todos pacientes a utilizam. O som – estalo – ouvido durante o trabalho de quiropraxia ou de osteopatia, não é osso quebrando, nem nada que afete os ossos. Este som, o estalo, ocorre no momento que o quiropraxista  ou o osteopata realiza a manipulação e não significa, como muitos pacientes pensam, que é um osso batendo em outro.


E QUEM PODE APLICÁ-LAS?

O profissional de fisioterapia pode aplicar ambas as técnicas. O fisioterapeuta quiropraxista tem o reconhecimento do Ministério do Trabalho por meio da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) – 2236/45. Têm também reconhecimento do MEC os cursos de especialização lato sensu em quiropraxia.

O Tribunal Regional Federal também considerou em 2 de dezembro de 2014 a acupuntura, a quiropraxia e a osteopatia como sendo especialidades da fisioterapia, cabendo, portanto, ao fisioterapeuta a responsabilidade pelas duas técnicas.



Tem dor? NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores de Coluna.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page