Qual melhor colchão e travesseiro para a coluna? E para quem tem dor nas costas?

Atualizado: Ago 27

Segundo especialista, peso, altura e o jeito de dormir de cada pessoa contam na hora de escolher os itens



Passamos praticamente um terço de nossas vidas deitados e uma boa noite de sono é fundamental para garantir uma vida saudável e um dia produtivo. Logo, escolher o colchão e travesseiro certo para o próprio corpo são duas medidas muito importantes.

O colchão deve ser o mais confortável possível, pode ser de mola, com uma vida útil de aproximadamente 8 anos, ou de espuma com uma validade menor, algo em torno de 5 a 6 anos. No momento em que ele começa a ter deformidade fixas, perdendo sua forma original é um sinal de que talvez esteja na hora de providenciar sua troca.


Segundo o Fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins, na hora de adquirir este item alguns dados são necessários. Não existe o melhor colchão, existe aquele que você se deita e se sente confortável. Você precisa dormir de 7 a 8 hora e acordar descansado. Se você está acordando com dores, parecendo que levou uma "surra", isso pode ser um sinal de que seu colchão já não está bom.

Mas o Especialista complemente que, antes de sair gastando dinheiro e comprando colchões'é fundamental uma consulta com um especialista. Talvez você esteja com dor nas costas devido um outro problema e trocar o colchão não vai resolver o seu caso.


No vídeo abaixo o Dr. Giuliano explica tudo sobre postura ao dormir, melhor colchão e travesseiro e outras dicas para você evitar dores no corpo e ter uma noite tranquila de sono.



Na hora da compra é preciso escolher primeiro o tipo de sua preferência: de espuma, molas. Em seguida, a densidade (no caso de colchões de espuma), que muda conforme o peso e altura do indivíduo. Se o colchão for de casal, decida a densidade de acordo com o peso da pessoa mais pesada, caso contrário o colchão se deformará precocemente.


O colchão ideal é aquele que te dá uma boa sustentação acompanhando a curvatura natural da coluna e suportando todas as zonas do corpo, sem afundar muito, mas deixando você o mais confortável possível”, explica o especialista.



Ainda sobre, colchões, existem no mercado diversos tipos com tecnologia e complementos. Existem colchões ortopédicos (mais firmes), com infravermelho, com massagem, colchões magnéticos entre outros. A regra para a escolha do colchão é a mesma: o mais CARO não é o melhor! O Melhor é aquele que você se sente bem.

Mais uma dica, fique atento as normas de uso dos colchões. Existem fábricas que exigem o "rodízio" de posição do colchão para que o mesmo tem a duração proposta pelo fabricante. Se você não realizar estas trocas nos tempos determinados, seu colchão também terá a sua vida útil diminuída.


E se você gosta de ter sempre o máximo de conforto, uma dica é investir em um colchão com Pillow Top ou simplesmente comprar só um Pillow Top.


Mas afinal, o que é Pillow Top?

Em tradução literal seria algo como "travesseiro de cima", ou seja, é uma camada extra que fica por cima do colchão para deixá-lo mais macio.

A indústria vem trazendo algumas variações do Pillow Top, como Euro Pillow, OrtoPillow ou Pillow In, mas na prática todos não passam de "travesseiros gigantes" sobre o colchão.

É comum encontrar colchões em que o Pillow Top é como se fosse um segundo colchão, que fica por cima e é mais fino, ou colchões em que o Pillow Top é como um colchonete em cima do colchão. A vantagem do primeiro é que é mais firme, enquanto o segundo é mais macio.

O material do Pillow Top também varia bastante, podendo ser de espuma, de viscoelástico e até de mola, para você escolher aquele que acha mais aconchegante.

Para deixar o colchão mais confortável e ter uma noite de sono agradável, vale gastar um pouco mais em um colchão com Pillow Top. Mas para quem gosta de colchões mais durinhos, o Pillow Top pode não agradar tanto.



Qual o melhor travesseiro?

Já o uso de travesseiros também é fundamental na condução de um sono equilibrado. “A vida média deste item é de dois anos. A altura depende de como a pessoa dorme, por exemplo, se normalmente repousa de costas um travesseiro baixo é mais indicado. Porém, se dorme de lado (e esta é a posição mais adequada para nós seres humanos), um mais alto faz-se necessário para manter a cabeça reta com o restante do corpo para evitar deformidades da coluna cervical”, finaliza o fisioterapeuta.



O material pouco importa. A regra é a mesma do colchão. Você precisa se sentir confortável e conseguir manter a cabeça alinhada com o corpo conforme a foto abaixo, caso contrário você pode acordar com dores de cabeça, dores no pescoço e ombros.



Na grande maioria das vezes, orientações simples resolvem o problema, entretanto, se o indivíduo já tem doenças estabelecidas ou relacionados com à coluna uma visita ao especialista pode ser necessária.


Qual a posição correta para dormir?

Não é só no trabalho que você deve prestar atenção à sua postura.

O sono é responsável por moderar várias funções do nosso organismo. Por isso, uma noite bem dormida é essencial para a manutenção de uma vida saudável e interfere diretamente na produtividade no trabalho e no aspecto emocional do indivíduo. Para dormir bem, é necessário escolher uma posição correta, produtos e ambiente adequados. Dessa forma, é possível evitar dores ao acordar e até mesmo se livrar da insônia.

Veja nossas dicas para você dormir no travesseiro ideal e preservar sua postura:


Se você dorme de barriga para cima, os travesseiros indicados são aqueles com altura baixa, que preenchem com conforto o espaço entre a coluna cervical e o colchão. Dessa forma, evita-se a flexão excessiva do pescoço. Para quem gosta dessa posição, saiba que é importante que os joelhos estejam semiflexionados e com um ou dois travesseiros embaixo deles.


Já se sua posição preferida é a deitada de lado, o seu travesseiro ideal deve ser da altura da distância entre ombro e pescoço. Dessa forma, você terá um ângulo de 90 graus entre a cabeça e o ombro. Nessa posição, é importante dormir com os joelhos dobrados e com um travesseiro entre eles.



A posição de barriga para baixo não é recomendada para a coluna, pois causa problemas lombares e o pescoço sofre  torção para um dos lados.



E se mesmo dormindo de forma correta e trocando meu colchão e travesseiro as minhas dores nas costas continuam incomodando?

Então é sinal que o problema não é a sua postura nem seu colchão ou travesseiro. Muito provavelmente você já está desenvolvendo alguma patologia e precisa de ajuda de um profissional capacitado. E a Fisioterapia associada a Quiropraxia e o Pilates podem te ajudar!


Já sabe né! Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores de Coluna.

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.

Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


#drgiulianomartins #onefisioterapia #dornascostas #dornoquadril #herniadedisco #dordecabeca #ciatico #artrose #dornojoelho #fibromialgia #dornoombro #pilatesribeiraopreto #quiropraxiaribeiraopreto #fisioterapiaribeiraopreto #pilatescuritiba #quiropraxiacuritiba #fisioterapiacuritiba

29 visualizações

CONTATO

Ribeirão Preto

Rua José Jaime Delibo, 160
CEP 14026-563 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto/SP

Curitiba

Av. Silva Jardim, 3161
CEP 80240-021 - Bairro Água Verde - Curitiba/PR

Qual unidade gostaria de falar ?

© 2020 por ONE Fisioterapia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Onegate