top of page

TODA ALTERAÇÃO NO DISCO É HERNIA DE DISCO? MITOS E VERDADES SOBRE DOR NA COLUNA - PARTE 11

Atualizado: 14 de set. de 2020

Toda alteração no disco é uma hérnia de disco!

Hoje eu vou revelar para vocês a PARTE 11 do Mitos e Verdades sobre coluna vertebral! (são ao todo 14 artigos mostrando quais são verdade e quais são mito - não deixe de ler os demais!)

Vivemos hoje o que chamamos da era da informação, onde, através de um simples click, nós temos acesso à um universo de conteúdos através da internet.

Mas essa praticidade também nos trouxe um grande dilema.

Será que essa informação realmente é verdadeira? Será que podemos confiar em TUDO o que lemos na Internet?

A VERDADE é que NÃO, e foi pensando nisso que eu trouxe aqui pra vocês uma serie de afirmações sobre hérnia de disco e dores nas costas onde eu vou te revelar se são verdades comprovadas por especialistas ou mitos e crenças populares.



Mitos e verdades sobre COLUNA - PARTE 11

Toda alteração no disco é uma hérnia de disco

❌ MITO

A patologia discal que surge na coluna é classificada em abaulamento, protrusão e hérnia de disco.

O abaulamento é uma condição fisiológica caracterizada pelo aumento da circunferência do disco intervertebral, sem ser apresentado como doença.

A protrusão é um abaulamento localizado, considerado uma condição “pré-hérnia”, já de caráter patológico.

A hérnia de disco é assim chamada quando há o extravasamento de parte do conteúdo do disco (o núcleo pulposo, como se fosse um gel hidratado), de seu lugar habitual. Esse deslocamento comprime os nervos da coluna e causam dor. Por isso, quando há ocorrência de dor irradiada, normalmente já se trata da hérnia de disco propriamente dita.


Veja abaixo o vídeo do Dr. Giuliano explicando esse assunto!


O Disco intervertebral é uma estrutura fibrosa presente entre os corpos das vértebras, nas articulações intervertebrais. O disco intervertebral é formado por um anel fibroso e um núcleo pulposo e possui o mesmo formato do corpo da vértebra. A função desse disco é absorver o impacto e garantir certa mobilidade entre as vértebras, provenientes das atividades físicas da vida diária.

O anel fibroso pode romper devido a um traumatismo ou mesmo por causa do envelhecimento do disco. Com isso o núcleo pulposo pode extravasar de seu local original, instalando-se um quadro de dor na coluna e/ou em um membro (perna no caso da coluna lombar e braço no caso da coluna cervical).

Na chamada protrusão discal, o anel fibroso não se rompe, apenas se distende. Nessa fase, o abaulamento do disco pode pressionar a raiz nervosa ou a medula espinhal provocando dor e outros sintomas característicos de compressão de nervos, como perda de movimento ou de sensibilidade, geralmente relatados como fraqueza, dormência ou formigamento.

Tecnicamente, quando a base do material herniado é maior que a distância entre o espaço discal e a extremidade do material, chama-se protrusão discal. Quando a base é menor, chama-se hérnia de disco. Quando há extravasamento do núcleo pulposo através do anel fibroso roto, há uma hérnia de disco extrusa.

Evolutivamente, a protrusão ou abaulamento discal é um estágio que antecede a hérnia de disco no processo de degeneração do disco intervertebral. Outra maneira de entender a diferença é que toda hérnia de disco é uma protrusão, mas nem toda protrusão é uma hérnia.


Já sabe né! Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores de Coluna.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page