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TUDO SOBRE GATILHOS MENTAIS

Gatilhos mentais são estímulos que o nosso cérebro recebe e que influenciam muito em nossa tomada de decisão.

Ao contrário do que muita gente pensa, os gatilhos mentais não são técnicas de manipulação ou hipnose para enganar as pessoas e fazê-las comprar qualquer coisa.


Se você souber manipular esses estímulos a seu favor, poderá gerar resultados surpreendentes em seu negócio.

Quando bem utilizados, os gatilhos mentais podem ser uma arma poderosa de atração da atenção, vendas e de persuasão.


O meu objetivo neste artigo é te mostrar como fazer o uso correto destes gatilhos.

Trabalho como gestor de negócios e mkt na área da saúde há mais de 18 anos e posso dizer, sem dúvida, que mudei de patamar quando comecei a usar os gatilhos.



A importância dos gatilhos mentais em seu conteúdo

Sabendo o que são gatilhos mentais, fica bem mais fácil trabalhar com eles em seu negócio e tirar o máximo proveito possível.


Agora você precisa aprender sobre a importância dos gatilhos mentais em seu conteúdo e como aplicá-los.

Para você compreender como o seu público pensa, é necessário, antes de tudo, se colocar no lugar de cliente.


Esqueça por um instante que você quer vender e pense como se fosse comprar o seu produto ou serviço.

Procure entender as reais necessidades dos seus clientes e o que eles desejam.

É a partir daí que você vai identificar o que o seu potencial cliente já busca e, dessa forma, vai saber usar os gatilhos mentais em seu conteúdo, da melhor forma possível.


Alguns exemplos de locais em que você pode inserir os gatilhos mentais são:

  • Nos artigos do seu site ou blog;

  • Nos posts das redes sociais;

  • No roteiro dos seus vídeos do YouTube;

  • Na meta descrição dos seus artigos;

  • Nos textos fixos do site ou blog;

  • Nos anúncios.


Além de engajar o público, os gatilhos mentais, quando bem utilizados, são capazes de convencer o público-alvo de que o seu produto ou serviço é a solução que ele procura.

Assim, o fechamento da venda fica a um passo.


A Importância dos Gatilhos Mentais para o Marketing e Vendas

Os gatilhos mentais são fundamentais para estratégias de vendas de produtos e serviços de qualquer negócio, seja ele físico ou digital.


O uso correto dos gatilhos permite trazer os melhores clientes para empresa e, claro, se você quer ser um empreendedor digital (eu recomendo muito que seja), os gatilhos mentais serão fundamentais.

Nós, seres humanos, somos seres emocionais e possuímos praticamente os mesmos gatilhos mentais que podem nos levar a uma determinada ação, pois possuímos um padrão de comportamento.

E muitas vezes compramos algo sem precisar, porque a circunstância gerou uma necessidade de possuir aquele produto.


Se você souber como utilizar os gatilhos mentais, vai conseguir desenvolver a escrita persuasiva e será capaz de convencer o seu público e vender muito mais.

E, se você aprender como funciona a mente do seu público, vai ter em suas mãos o poder de influenciar na tomada de decisão deles e poderá tirar o máximo de proveito para as suas vendas.

As grandes marcas estimulam o disparo dos gatilhos mentais e fazem com que as pessoas sintam a necessidade de comprar um produto que, muito provavelmente, sem esses gatilhos, elas não comprariam.


Os gatilhos mentais induzem as pessoas a agirem por impulso quando estão diante de algo que desperta o interesse delas.

Gatilhos mentais podem ajudar você a aumentar as suas vendas e levar qualquer tipo de negócio ao topo.

Portanto, use-os a seu favor.


Gatilhos mentais e a tomada de decisão do nosso cérebro

É através de gatilhos mentais que tomamos aquelas decisões automáticas.


Esse mecanismo serve para que o cérebro não fique esgotado com tantas escolhas a se fazer no dia a dia, poupando energia para as decisões mais importantes, que exigem mais atenção.

As nossas decisões são tomadas primeiro através do inconsciente e só depois é que são tomadas no consciente, acompanhadas de uma justificativa racional, gerando a sensação de que você pensou muito antes de decidir.


No livro Rápido e Devagar: Duas formas de pensar, o autor, Daniel Kahneman explica que o nosso cérebro tem duas formas distintas de se comportar em relação ao dinheiro: rápido e devagar.

A maioria dos consumidores se comporta de forma rápida, utilizando o lado emocional e acaba comprando por impulso.

Enquanto isso, a minoria dos consumidores compra de forma devagar, ou seja, usando o lado racional e lógico.


Dá mais trabalho decidir devagar, de forma racional e ainda gasta muito mais energia.

E isso é ótimo para ser utilizado como estratégia de marketing e vendas do seu negócio.

Os gatilhos mentais podem ser ativados através dos cinco sentidos que possuímos (tato, audição, visão, paladar e olfato).

Os gatilhos mentais ativam nossos sentidos, trazendo à tona memórias que estavam escondidas, guardadas lá no fundo do nosso inconsciente.


Quando e onde usar os gatilhos mentais

Antes de conhecer cada gatilho mental que eu vou apresentar para você, quero que veja quando e onde você pode utilizar essa estratégia tão eficiente.


No e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficientes do marketing digital.

No entanto convencer o lead a clicar para abrir o seu e-mail não é uma tarefa fácil, pois somos bombardeados por e-mails todos os dias na nossa caixa de entrada, com os mais variados assuntos, com anúncios e até spam.


Por isso que utilizar os gatilhos mentais logo de cara, começando pelo assunto.

Através dos gatilhos mentais você consegue despertar a curiosidade das pessoas e prender a atenção delas à mensagem que você deseja transmitir no seu e-mail.


No conteúdo

Se existe um lugar onde você pode usar e abusar do uso dos gatilhos mentais é no conteúdo que você produz para o seu negócio.

Tanto nos artigos, quanto nos posts das redes sociais ou nos roteiros dos seus vídeos, o conteúdo permite que você utilize os gatilhos mentais com mais facilidade e sutileza.

Procure identificar qual é a dor do seu público-alvo e use os gatilhos mentais para se comunicar com esse público da maneira mais adequada possível.


Na página de vendas

A página de vendas é, sem dúvida, um dos melhores lugares para você usar os gatilhos mentais.

Isso porque, a pessoa que acessa a página de vendas já está interessada em comprar o seu produto ou serviço.

Então, o uso de gatilhos mentais na página de vendas é o “empurrãozinho” que faltava para ela decidir e efetuar a compra.


Os 5 gatilhos mentais que mais uso

Hoje vou te mostrar e explicar os 5 gatilhos mentais que mais uso. E já posso te GARANTIR que eles mudaram a minha vida depois que passei a utilizá-los no meu dia a dia, seja posts, blogs, matérias e e-mails:

1. Escassez

2. Autoridade

3. Urgência

4. Reciprocidade

5. Prova Social


1. Escassez

A escassez é um gatilho mental que se apoia em outros gatilhos mentais.

Para ter êxito ao usar o gatilho da escassez, recomendo usar conjuntamente com outros e com bastante cuidado.


As pessoas olham para as outras pessoas antes de tomar suas decisões.

Então, se há algo com quantidade limitada (isso é a escassez) elas vão valorizar esse algo, pois poucas pessoas terão, aumentando o desejo de comprar.

E qual é o cuidado que deve ser tomado aqui?

Bom, se você diz que um determinado produto é escasso e logo depois esse produto deixa de ser escasso, o valor dele vai cair muito, pois as pessoas simplesmente não aceitam serem enganadas.


Use a escassez com cuidado. Se algo tem quantidade limitada, que seja realmente limitada, pois ninguém gosta de se sentir enganado.

A melhor forma de fazer isso é oferecer um bônus conjunto com o produto.

O bônus é o fator escasso que estará disponível em uma determinada quantidade.

Por exemplo: você pode oferecer um livro físico ou uma mentoria, para os 100 primeiros que comprarem o seu produto ou serviço.

Os bônus podem ser usados em qualquer oferta de venda pela internet.


2. Autoridade

As pessoas sentem a necessidade de seguir outras pessoas, e quem tem autoridade em um determinado assunto atrai seguidores que agem de acordo com suas recomendações.


Eu trabalho com treinamento e mentoria para meus afiliados e seguidores, e sempre ensino a importância de desenvolver a autoridade em um assunto.

Entre todos os gatilhos mentais, este é com certeza aquele que vai te dar “mais trabalho”, pois autoridade se constrói com o tempo.

As pessoas precisam reconhecer você como alguém que realmente sabe o que está falando sobre determinado assunto.

Portanto, se você quer conseguir ser uma autoridade em seu negócio, desenvolva um marketing de conteúdo de excelência.


3. Urgência

Se tem algo que faz alguém se mover é a urgência.

A urgência tem a ver com algo que precisamos fazer rapidamente, pois se não tomarmos a decisão e não agirmos rapidamente podemos sofrer as consequências.


Imagine que você receba o seguinte e-mail:

“Somente nas próximas 24 horas… Clique aqui e descubra!”

Olá!

Nas próximas 24 horas, a Mentoria SN10 está com uma promoção imperdível, um desconto de 30%.”

Se é do seu interesse ter uma mentoria, mas você estava postergando a compra, agora você sentirá urgência em tomar uma decisão, afinal, são somente 24 horas.


E acredito que você tenha percebido que no título do e-mail eu usei dois gatilhos mentais: o da urgência “somente nas próximas 24 horas” e não disse o que seria nessas 24 horas, estimulando também o gatilho da curiosidade (que você verá mais à diante).

Isso aumenta a taxa de cliques e aberturas no seu e-mail.


4. Reciprocidade

Esse é mais um gatilho mental poderoso, que virá naturalmente com uma estratégia bem-feita de marketing de conteúdo.

Mas tem pontos importantes sobre o uso deste gatilho que farão muita diferença quando você for usar.


Pense comigo: Se um amigo te dá um presente em seu aniversário, você não se sentirá no dever de retribuir, dando um presente no aniversário dele também?

Já percebeu como isso é natural?

E, se você receber um presente e esquecer de uma pessoa especial, como você se sentirá?

Esse desejo de retribuir algo que recebemos faz com que a reciprocidade se torne um dos mais efetivos gatilhos mentais.

Para usar esse gatilho no marketing digital, seu lead precisa perceber o valor que você vai entregar.

Uma das formas que eu uso é a entrega de materiais gratuitos, de alta qualidade.

5. Prova social

Esse é um dos gatilhos mentais mais comuns para a tomada de decisão.

Mas, mesmo assim, precisamos entender um pouco melhor sobre esse gatilho.


A prova social está totalmente relacionada à influência que as pessoas exercem, umas sobre as outras.

Se você escuta outras pessoas falarem bem de algo, isso vai despertar em você o desejo de saber mais sobre esse “algo”.

E, para usar o gatilho da prova social, mostre aos seus leads os casos de pessoas que alcançaram bons resultados ao usar os produtos ou serviços que você indica.

Depoimentos tem um poder extraordinário na tomada de decisão.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.

Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.


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