Tratamentos

Mais Tratamentos
Agende uma avaliação com especialistas agora mesmo!

Ergonomia

A prevenção é a principal meta da ergonomia, que nada mais é do que uma adequação do posto de trabalho para que o colaborador não sofra lesões.

Na empresa
Os princípios da ergonomia são aplicados principalmente nas empresas, onde os colaboradores sofrem lesões por problemas de postura e de equipamentos colocados de forma inadequada. Por meio da Consultoria, é possível corrigir estes equívocos, proporcionando saúde ao trabalhador e melhor produtividade à empresa.

Avaliação Ergonômica do Trabalho (AET)
É realizada uma avaliação de todos os aspectos do ambiente de trabalho, desde equipamentos, maquinários, até mobiliários. O principal objetivo desta Análise, que é exigida e regulamentada por lei (NR 17, portaria 3751 de 23 de Novembro de 1990, do ministério do Trabalho), é garantir a saúde do trabalhador, evitando lesões decorrentes de má postura durante o pacto laboral.

Laudo Técnico Ergonômico
O Laudo Técnico Ergonômico visa atender também ao prescrito da NR 17.
Utiliza-se de conhecimentos ergonômicos e antropométricos na qual é realizada uma análise dos postos de trabalhos, do ambiente de trabalho, da população trabalhadora (funcionários) e das tarefas e organização do trabalho.

Consiste em apurar e relacionar todos os dados obtidos no laudo, identificando os fatores de risco ergonômico e ocupacional, determinantes de desconforto, stress e de patologias para os funcionários, os quais servirão como subsídios para implantação do programa de Ginástica Laboral. O Laudo Técnico Ergonômico é elaborado por profissional habilitado em Fisioterapia.

Ginástica Laboral
A Ginática Laboral pode ser realizada diariamente na empresa, com acompanhamento dos fisioterapeutas do ITC Vertebral, que também ministram treinamento aos colaboradores, a fim de que eles próprios pratiquem os exercícios.

São realizados exercícios suaves de alongamento, fortalecimento e de relaxamento. Além da promoção da saúde, a Ginástica laboral também visa a sociabilização e interação de seus praticantes.

Alguns dos benefícios da Ginástica Laboral são prevenção e tratamento de doenças ocupacionais, como LER e DORT; melhora do rendimento funcional; melhora da força muscular e a flexibilidade; correção dos vícios posturais; melhora das condições ergonômicas nos postos de trabalho; diminuição da incidência de coenças ocupacionais.

Palestras
O ITC Vertebral oferece serviços de palestras que visam á melhoria da saúde e da qualidade de vida. As palestras são ministradas por nossos profissionais e abordam temas relativos à prevenção de lesões e à promoção da saúde.

Alguns dos temas desenvolvidos nas palestras são DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho), Postura, Lombalgias, Dores nas Costas. A importância da Estabilização Vertebral, dentre outros. Faça-nos uma consulta e verifique as palestras que podemos oferecer para atender às suas necessidades e de sua empresa.

Avaliação Cinesiológica Funcional
A avaliação Cinesiológica Funcional é realizada a fim de detectar a possibilidade do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis com pressupostos cineantropométricos preventivos. A avaliação postural é imprescindível, pois a má postura é muitas vezes a principal causa de lombalgia, tensões musculaturas, contraturas, desconforto, e finalmente baixo desempenho.

Atividades de alongamento, ganho muscular, reconhecimento do corpo próprio em um ambiente ergonomicamente adequado irá favorecer ainda mais o desempenho de cada um.

A equipe de profissionais do ITC Vertebral realiza esta avaliação tanto no ato da contratação dos colaboradores (Admissional), como também semestralmente (Periódico), mudança de função e demissional. Tudo para garantir saúde e qualidade de vida aos colaboradores.

Assessoria Técnica Judicial
Trata-se de uma Assessoria Técnica em Ações Trabalhistas movidas contra a empresa quando o fator ergonômico estiver envolvido. Os profissionais da Equipe do ITC Vertebral são especialistas em Perícia Juducial do Trabalho.

Desta forma podemos atuar juntamente com o departamento jurídico da empresa formulando quesitos, realizando defesas, impugnação de laudos e orientando a empresa quanto a questões trabalhistas relacionadas a Ergonomia.