top of page

CLÍNICA DE QUIROPRAXIA CURITIBA

O que é um Quiropata?

Um Quiropata (Quiroprata ou Quiropraxista) é um profissional de saúde focado no diagnóstico e tratamento de distúrbios neuromusculares, com ênfase no tratamento através de ajuste manual e / ou manipulação da coluna vertebral .

A maioria dos Quiropráticos procuram reduzir a dor e melhorar a funcionalidade dos pacientes, bem como educá-los sobre como eles podem explicar sua própria saúde através de exercícios, ergonomia e outras terapias para tratar dores nas costas.



Quiropráticos: crenças e objetivos fundamentais

Os quiropráticos concentram-se na relação íntima entre o sistema nervoso e a coluna vertebral e mantêm verdadeiras as seguintes crenças:

  • O distúrbio biomecânico e estrutural da coluna vertebral pode afetar o sistema nervoso

  • Para muitas condições, o tratamento quiroprático pode restaurar a integridade estrutural da coluna, reduzir a pressão sobre o tecido neurológico sensível e, consequentemente, melhorar a saúde do indivíduo.

O conceito de tratamento da Quiropraxia é restabelecer a mobilidade espinhal normal, que, por sua vez, alivia a irritação do nervo espinhal e / ou restabelece os reflexos alterados.


Condições tratadas

Os Quiropráticos usam uma variedade de tratamentos não cirúrgicos para tratar pacientes com certos tipos de:

  • Dor lombar e / ou dor nas pernas ( ciática )

  • Dor de pescoço

  • Estirpes repetitivas

  • Dores de cabeça

  • Lesões esportivas

  • Ferimentos em acidentes de carro

  • Dor artrítica.


Embora se concentre principalmente no tratamento de distúrbios neuromusculoesqueléticos, os quiropráticos não se limitam exclusivamente a problemas com o sistema nervoso e o sistema músculo-esquelético.

Quando apropriado, os quiropráticos encaminham os pacientes a médicos ou outros profissionais de saúde para o tratamento da dor lombar. Muitos quiropráticos têm uma rede de referência local ou trabalham em conjunto com outros especialistas em coluna em uma clínica de coluna multidisciplinar ou multi-especializada.


O que é Quiropraxia?

O termo significa prática com as mãos: quiro (mãos) praxis (prática).

Trata-se de tirar ou amenizar as dores apenas com a utilização das mãos, sem o uso de medicamentos ou de agulhas.

A Quiropraxia surgiu nos Estados Unidos em 1895, criada pelo canadense Daniel David Palmer, um entusiasta da medicina alternativa. Sendo uma profissão secular, o método vem se desenvolvendo ao longo dos anos, é praticado em vários países e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.



Apesar de já ser uma profissão com mais de 120 anos de história, dentre as profissões da Área da Saúde, a Quiropraxia é uma das que tem crescimento mais constante.

Nos Estados Unidos, é uma das três maiores profissões do setor, junto com Medicina e Odontologia. A principal razão dessa expansão é o benefício para a saúde pública que ela representa por meio da efetividade do tratamento aplicado.


Nos EUA as pessoas tem o QUIROPRAXISTA da família, e procuram por ele antes mesmo de procurarem um médico!

O profissional da Quiropraxia possui formação especializada que lhe permite diagnosticar, prevenir e tratar por meio da mobilização e manipulação articular, restituindo a integridade dos sistemas neurológico, muscular e esquelético, proporcionando a todo o organismo encontrar o seu equilíbrio.

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a técnica pode ajudar a tratar problemas relacionados a articulações, músculos, ossos, tendões, ligamentos, ou seja, tudo o que diz respeito aos distúrbios biomecânicos do corpo humano.


Para que serve?

A quiropraxia pode ser usada tanto para tratar quanto para prevenir problemas relacionados ao desalinhamento da coluna vertebral, que podem ser ocasionados por diversos fatores: má postura, passar muito tempo sentado ou em pé e até estresse e ansiedade.

Problemas como dores no ciático, pelve, pescoço, lombar, costas, quadril, ombros, braço e qualquer outro ligado ao sistema neuro-músculo-esquelético podem ser tratados por um quiroprático.

Essa vertente da medicina alternativa busca tratar os distúrbios acima por meio de orientação de hábitos dos pacientes, reorganização da postura utilizando técnicas específicas e exercícios e, principalmente, realizar manobras precisas, que podem restaurar as articulações e colocar o corpo para funcionar em normalidade novamente.

No decorrer de nossas vidas, somos submetidos a stress físico, emocional, sobrecarga, peso, esforço repetitivo, alterações posturais, traumas, mudanças de vida diária, conflitos biopsicossociais e intoxicação medicamentosa ou alimentar, podendo ocasionar pequenos desvios e bloqueios das vértebras ou articulações desencadeando dor e limitações e impedindo o bom funcionamento de órgãos e sistemas. 

​Alguns problemas tratados pela Quiropraxia:

  • Cervicalgias;

  • Lombalgias;

  • Hérnias de disco lombares e cervicais;

  • Ciatalgias;

  • Desequilíbrios físicos, orgânicos e do sistema nervoso central oriundos de fatores externos (postura inadequada, excesso de esforço, esforços repetitivos, estresse, desequilíbrios emocionais, etc);

  • Remove qualquer compressão nos nervos espinhais;

  • Ajuda na recuperação da capacidade de transmissão dos impulsos nervosos do sistema nervoso central para tecidos e órgãos do corpo.

A Quiropraxia visa cuidar de todos esses problemas eliminando a dor e sem a necessidade de fazer uso de medicamentos.

A Quiropraxia vem se desenvolvendo cientificamente. Atualmente a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a Quiropraxia como atendimento primário para os cuidados relacionados a coluna vertebral.

A Quiropraxia pode e deve ser utilizada em conjunto de outros tratamentos, como o RPG, Liberação Mio-Fascial, Crossfisio e Mesas de tração e/ou flexo-descompressão, apresentando excelentes resultados para portadores de dores na coluna.



O que esperar na primeira consulta de Quiropraxia?

O ajuste quiroprático, também conhecido como manipulação da coluna vertebral , é um tratamento popular e reconhecido para aliviar a dor de muitos tipos de dor lombar, ciática e dor de garganta. Este artigo explica o que os pacientes podem esperar durante sua primeira consulta de Quiropraxia, que normalmente:

  • Envolve um exame completo de Quiropraxia.

  • Pode incluir o início do tratamento quiroprático.

  • Dura cerca de 45 minutos ou mais.

Após a consulta inicial, as consultas de quiropraxia de acompanhamento tendem a ser muito mais curtas - talvez 10 a 20 minutos.


O que considerar antes de visitar um quiroprático

Antes de escolher um quiroprático, algumas pessoas conduzem uma entrevista inicial com o quiroprático por telefone ou pessoalmente. Esta entrevista é focada na discussão e não inclui um exame. Alguns tópicos podem incluir perguntas sobre a filosofia, experiência e abordagem geral do quiroprático, e quais podem ser as preferências do paciente.


Primeira visita de Quiropraxia

O exame clínico inicial em consultório geralmente inclui as três áreas a seguir:


1. História e sintomas do paciente Em preparação para a consulta de Quiropraxia, o paciente será solicitado a responder perguntas que forneçam informações básicas sobre seus sintomas e condição. As perguntas típicas incluem:

  • Quando e como começou a dor?

  • Onde a dor é sentida?

  • Descreva a dor - é aguda, superficial, abrasadora / ardente ou latejante? Vem e vai, ou é contínuo?

  • A dor começou como resultado de uma lesão?

  • Quais atividades / circunstâncias a tornam melhor ou pior?

Os pacientes geralmente são solicitados a fornecer informações sobre o histórico médico da família, quaisquer condições médicas pré-existentes ou lesões anteriores e tratamentos anteriores e atuais fornecidos por outros profissionais de saúde.



2. O exame de Quiropraxia Um exame de Quiropraxia completo inclui testes gerais e reflexos. Testes ortopédicos e neurológicos específicos também podem ser usados ​​para avaliar:

  • Amplitude de movimento da (s) parte (s) do corpo afetada (s)

  • Tônus muscular

  • Força muscular

  • Integridade neurológica

Testes quiropráticos adicionais podem ser necessários para avaliar a área afetada, como fazer o paciente se mover de uma maneira específica, analisar a postura ou avaliar o movimento da parte do corpo afetada.


3. Estudos de diagnóstico Com base nos resultados da história do paciente e no exame quiroprático, os estudos de diagnóstico podem ser úteis para revelar patologias e identificar anormalidades estruturais para diagnosticar com mais precisão uma condição. Embora um raio-x seja o estudo diagnóstico mais comum usado durante um exame inicial de quiropraxia, nem sempre é necessário. Em geral, um raio-x é usado na configuração quiroprática para ajudar:

  • Diagnosticar um trauma recente.

  • Diagnosticar espondiloartrite.

  • Estude uma deformidade da coluna vertebral que pode progredir, como a escoliose.

Um estudo de raio-x deve ser realizado apenas se o quiroprático tiver um bom motivo para acreditar que fornecerá as informações necessárias para orientar o programa de tratamento do paciente. Devido aos riscos associados à exposição à radiação ionizante que ocorrem durante a realização de um raio-x, seu uso deve ser limitado aos casos em que são clinicamente necessários.

Embora um raio-x possa ajudar a visualizar os ossos, não é útil para estudar os tecidos moles. Quando houver suspeita de danos nos tecidos moles, como um problema com um disco, um músculo rompido ou uma compressão nervosa, é provável que seja recomendada uma ressonância magnética.


Diagnóstico do paciente após o exame de Quiropraxia As descobertas da história do paciente, exame físico e testes de diagnóstico geralmente ajudam o quiroprático a chegar a um diagnóstico específico. Uma vez estabelecido o diagnóstico, o quiroprático pode determinar se a condição responderá aos cuidados quiropráticos, porque certas condições - como fraturas, tumores ou infecções - podem não ser tratadas com métodos quiropráticos e normalmente requerem tratamento médico.

No final da visita inicial do paciente, o quiroprático explicará:

  • Condição diagnosticada

  • Plano individualizado de tratamento quiroprático (ou outros tratamentos)

  • Duração prevista do tratamento quiroprático



Decidiu conhecer?

Então, comece pelo início. Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações. Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão de Quiropraxia tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento GRATUITO. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor este método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento! Você não pagará NADA!


316 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page