top of page

DOR NA COLUNA: AS 6 PRINCIPAIS CAUSAS

Atualizado: 17 de out. de 2020

A dor no final da coluna normalmente não grave, podendo ser resultado de má postura ou esforços repetitivos, por exemplo, sendo facilmente solucionada com repouso e leve massagem no local da dor. No entanto, quando a dor se torna intensa e constante, é importante ir ao médico para que sejam avaliados os sintomas, seja feito o diagnóstico e, assim, possa ser iniciado o tratamento.

O tratamento para dor no final das coluna pode ser feito com o uso de relaxantes musculares ou anti-inflamatórios, dependendo do tipo de dor e da orientação médica, além de sessões de fisioterapia para fortalecimento da musculatura e alívio dos sintomas.



Principais causas

A dor no final da coluna normalmente não é grave, podendo ser facilmente solucionada com repouso, sessões de fisioterapia e uso de medicamentos anti-inflamatórios, por exemplo. As principais causas de dor no final das costas são:


1. Lombalgia

A lombalgia corresponde à dor no final da coluna que pode ser acompanhada ou não de dor nas pernas ou glúteos que pode durar menos ou mais de 1 mês. A lombalgia pode ser causada por má postura, mal jeito nas costas, sedentarismo, infecção local ou até mesmo tumor. Veja como tratar a Lombalgia.

O que fazer: No caso da lombalgia, o tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, como relaxantes musculares e anti-inflamatórios, por exemplo, sempre com orientação médica. Deve ser recomendado também fisioterapia para fortalecimento da musculatura e redução da dor.


2. Inflamação do nervo ciático

O nervo ciático tem início no fim da coluna e, quando inflamado ou comprimido, pode causar dor intensa no fim da costas, além de dor no glúteo e pernas. A inflamação do nervo ciático pode causar além da dor dificuldade para manter a coluna ereta e abaixar e dor ao andar. Saiba mais sobre o nervo ciático.

O que fazer: Ao notar os primeiros sintomas de inflamação no nervo ciático, é importante consultar um ortopedista para que seja feito o diagnóstico e possa ser iniciado o tratamento, que pode ser feito com o uso de anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, além de sessões de fisioterapia para reduzir a dor, inflamação e fortalecer a lombar e, assim, melhorar a qualidade de vida. Veja como tratar o nervo ciático em casa.


3. Esforço repetitivo

A prática de atividades repetitivas e que envolvem a região lombar, como andar de bicicleta ou abaixar muitas vezes durante o dia, podem provocar inflamação dos músculos e ligamentos da região, resultando em dor no final da coluna.

O que fazer: No caso de dor no final da coluna devido ao esforço repetitivo é indicado ficar em repouso e, caso necessário, tomar medicamentos anti-inflamatórios, como Diclofenaco, por exemplo, para aliviar os sintomas. No entanto, caso a dor não passe mesmo com o uso de anti-inflamatórios, é importante ia ao ortopedista para que seja investigada a causa da dor.


4. Má postura

A má postura é uma das principais causas de dor no final da coluna, isso porque a postura incorreta ao sentar, por exemplo, pode causar uma pressão muito grande no cóccix, resultando em dor lombar. Veja como evitar a má postura.

O que fazer: Caso a dor no final da coluna seja resultado de má postura, pode-se levantar ao longo do dia para alongar e fazer uma leve massagem no local da dor. Além disso, é importante corrigir a postura para evitar mais dores ou o surgimento de outros problemas.


5. Hérnia de disco

A hérnia de disco acontece quando o disco intervertebral sai do local, levando à compressão dos nervos da região e resultando em dor na região lombar. Além da dor no final da coluna, pode haver dificuldade para andar e se abaixar, fraqueza das pernas e até mesmo alteração no funcionamento da bexiga devido à compressão dos nervos locais. Saiba quais são os sintomas da hérnia de disco.

O que fazer: Quando houver suspeita de hérnia de disco, é importante ir ao ortopedista para que seja feito o diagnóstico por meio da avaliação dos sintomas e de exames de imagem, como o raio X. Além disso, é importante realizar sessões de fisioterapia para melhorar a qualidade de vida da pessoa. Veja como é feito o tratamento com fisioterapia para a hérnia de disco.


6. Cálculo renal

O cálculo renal tem como principal sintoma a dor aguda no final das costas, mais precisamente na região lateral, que surge devido à presença de pedras nos rins que provocam inflamação e obstrução do fluxo de urina nas vias urinárias.

O que fazer: Caso surjam sintomas característicos de crise renal, é importante consultar um nefrologista para que se possam fazer exames para identificar a presença das pedras e seu tamanho para que possa ser definida a melhor forma de tratamento. No entanto, para evitar a formação de pedra nos rins, é importante ter hábitos de vida saudável, com uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios, além de beber pelo menos 2 litro de água ao longo do dia.


Dica do Especialista

Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page