top of page

DOR NO CIATICO - QUAL O MELHOR REMÉDIO

Atualizado: 28 de fev. de 2022

A ciática ou ciatalgia refere-se a uma dor que irradia ao longo do trajeto do nervo ciático. Este nervo, responsável pela sensibilidade e controlo de diversos músculos dos membros, dirige-se desde a parte inferior da coluna até à perna e pé. Em geral, a ciática afeta apenas um dos lados do corpo, podendo acompanhar-se de sensações como perna dormente ou formigueiros, designados por parestesias. Habitualmente, a ciática está associada à hérnia discal, uma saliência dos discos intervertebrais (articulações entre as vértebras que permitem a mobilidade e absorvem os choques e cargas), que ao comprimir as raízes do nervo provoca uma inflamação e, consequentemente, os sintomas acompanhantes. Embora a dor possa ser severa, na maioria dos casos há resolução dos sintomas em poucas semanas sem necessidade de cirurgia. Apenas situações de perda significativa da força muscular ou alterações urinárias e intestinais serão candidatas definitivas a cirurgia. Como aliviar a dor ciática? A ciática é habitualmente auto limitada, ou seja, resolve-se espontaneamente em alguns dias ou semanas com a Fisioterapia. O descanso por tempo limitado pode ser necessário, mas deve ser evitado por período prolongado. Restringir a atividade física, especialmente movimentos de flexão e transporte de pesos e fazer medicação analgésica serão, por norma, suficientes. Técnicas de relaxamento, exercício para fortalecimento dos músculos das costas e abdominais, alongamentos, caminhadas, pilates e ioga, são exercícios recomendados, juntamente com a Fisioterapia, que podem ajudar a aliviar os sintomas e prevenir novos episódios.

Qual o melhor remédio para dor ciática?

O tratamento para a dor no nervo ciático ou ciatalgia, pode ser realizado com diferentes remédios, que devem ser sempre prescritos SOMENTE pelo médico, como analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, antidepressivos tricíclicos ou corticoides, por exemplo.

Porém, vale lembrar que eles atuam apenas na DOR e não na CAUSA da dor, ou seja, se você tem uma hérnia de disco, protrusão ou abaulamento que está causando a compressão do ciático e gerando dor, nenhum destes medicamentos vão aliviar as dores. Sugerimos um tratamento com Fisioterapeuta Especializado, Quiropraxia e Osteopatia. Aqui na ONE Fisioterapia realizamos sempre estes procedimentos e os pacientes ficam livres das dores após 3 ou 4 sessões.

Dor ciática tem cura? Em mais de 90% dos casos associados a hérnia discal a ciática aguda regride ao fim de 4 a 6 semanas com Fisioterapia Especializada, podendo a hérnia desaparecer com o tempo. Na fase inicial deve ser tentado um tratamento conservador, não cirúrgico, e apenas em casos excepcionais se poderá ter que recorrer à cirurgia. Saiba, de seguida, como tratar a ciática. Tratamento da dor ciática As medidas conservadoras, não cirúrgicas, resultam na maioria dos casos, não sendo necessário o recurso a cirurgia. A Fisioterapia Especializada associada a exercícios tem excelentes resultados. Mas o importante é tratar a CAUSA e não apenas os sintomas.

A cirurgia  (ou operação) só está indicada em caso de persistência, recorrência ou agravamento de sintomas após pelo menos 6 semanas de tratamento conservador, ou em pacientes que se apresentam inicialmente com dor não controlada, alterações neurológicas significativas ou disfunção urinária ou intestinal. O cirurgião retira a hérnia discal ou o esporão ósseo que exerce pressão sobre o nervo. Quando bem indicada, a cirurgia é eficaz, com uma baixa taxa de complicações, podendo atualmente ser realizada por métodos minimamente invasivos. ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!

2.729 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page