top of page

GESTANTE - DOR NAS COSTAS

Atualizado: 28 de fev. de 2022

Estima-se que cerca de 70% das gestantes terão dor nas costas em algum momento da gestação. As dores se devem, na maioria dos casos, às mudanças hormonais próprias da gravidez e ao crescimento do útero que deixam a musculatura abdominal mais enfraquecida, sobrecarregando a coluna. Normalmente, as dores aparecem no segundo e terceiro trimestres da gestação e causam muito desconforto para dormir ou caminhar.


As dores nas costas não trazem riscos para o bebê e algumas medidas cotidianas simples podem ajudar a reduzir o problema sem o uso de medicamentos. No entanto, se as dores forem muito fortes e incapacitantes, não deixe de consultar seu médico para que ele a oriente sobre o uso de remédios para dor, se necessário, ou a encaminhe para o serviço de fisioterapia.



Dor nas Costas

A causa mais comum de dor nas costas é esforço dos músculos de suas costas para contrabalancear o peso de sua barriga. Na medida em que o peso passa para a frente de seu corpo, ele se inclina para trás para manter o equilíbrio, colocando maior pressão sobre os músculos das costas, o que pode resultar em dor, rigidez muscular e desconforto. Seus músculos abdominais também esticam e se enfraquecem durante a gravidez, então, sua coluna parece ficar sem apoio.


Os hormônios também são responsáveis pelas dores nas costas durante a gravidez, pois relaxam o tecido conjuntivo que envolve os ossos e os apoia, principalmente os ligamentos nas articulações de sua pélvis, para prepará-la para o parto.


A boa notícia é que existem medidas para diminuir a dor, como manter uma boa postura quando estiver de pé, sentada, ou se movendo. Também vale a pena:

  • usar sapatos com salto baixo e com bom apoio para o arco dos pés

  • investir em um colchão firme que dê apoio para suas costas

  • agachar e levantar utilizando os joelhos e não as costas

  • dormir de lado e colocar um travesseiro entre as pernas ou embaixo da barriga, para dar mais apoio.

Fazer exercícios regularmente pode não trazer alívio imediato, mas fortalece os músculos das costas e pernas, aliviando a dor no longo prazo. Seu médico poderá ajudá-la com um plano de exercícios adaptado à você, mas para se inspirar, veja nossas dicas de exercícios durante a gravidez. Não se esqueça de que assim que seu bebê nascer, suas costas não vão mais carregar o peso extra, então é provável que você comece a se sentir melhor.


Sofrendo com dores ?

Então, comece pelo início. Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações. Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.


Marque também um Tele-atendimento GRATUITO. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.


Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor este método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page