O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vêm da coluna vertebral. O nervo ciático se inicia no final da coluna, passa pelos glúteos, parte posterior da coxa e, quando chega no joelho, se divide entre nervo tibial e fibular comum, e chega até os pés. E é nesse trajeto todo que ele pode causar dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico.
Quando existe compressão ou inflamação deste nervo, surge a dor ciática que causa sintomas como dor intensa no fundo das costas, glúteo ou pernas, dificuldade em manter a coluna ereta e dor ao andar. Nestes casos é importante procurar um fisioterapeuta para que ele possa orientar o tratamento adequado.
Para curar o nervo ciático inflamado deve-se realizar o tratamento indicado pelo fisioterapeuta, com educação em dor, exercícios, e fisioterapia.
Principais sintomas
Os principais sintomas causados pela inflamação do nervo ciático são:
Dor no fundo das costas que irradia para o glúteo ou uma das pernas;
Dor nas costas que piora ao sentar;
Sensação de choques elétricos ou queimação no glúteo ou perna;
Fraqueza na perna do lado afetado;
Sensação de formigamento na perna.
Como aliviar o nervo ciático inflamado
O tratamento para nervo ciático dolorido ou inflamado pode ser feito com uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios em forma de comprimidos, pomadas, uso de bolsas de calor e principalmente com fisioterapia especializada.
O que causa a dor no nervo ciático
A dor no nervo ciático acontece quando este nervo sofre uma compressão, o que é comum quando a pessoa possui hérnia de disco lombar, especialmente entre L4 ou L5, um aperto do canal onde passa a medula, um desalinhamento de uma vértebra, ou quando possui um aumento do tônus e da firmeza do glúteo, por exemplo.
Mulheres que praticam atividade física na academia e tem o bumbum muito trabalhado, podem ficar com dor ciática porque houve um aumento do tônus ou, até mesmo, se desenvolveu uma contratura no glúteo, mais especificamente no músculo piriforme.
Cerca de 8% da população mundial sofre com dor ciática porque nelas as fibras do nervo passam por dentro do músculo piriforme, e este quando está muito tenso ou com contratura, comprimem o nervo, levando ao surgimento da dor em forma de dormência, choque ou formigamento. Saiba identificar a síndrome do piriforme.
Como evitar que a dor volte
Para prevenir uma nova crise de dor ciática, deve-se:
Fazer regularmente alongamentos, que estiquem os músculos das pernas e a coluna. Veja alguns alongamentos que você pode fazer durante o dia de trabalho.
Evitar o sedentarismo e praticar regularmente atividades como caminhada, Pilates ou Hidroginástica que fortalecem e alongam os músculos;
Tentar manter a postura das costas correta mesmo quando sentado;
Estar sempre dentro do peso ideal;
Manter o abdômen sempre forte para proteger a coluna.
Está sofrendo com dor?
Então, comece pelo início.
Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.
Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.
Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.
Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.
Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?
#drgiulianomartins #onefisioterapia #dornascostas #herniadedisco #ciatico #artrose #fibromialgia #pilates #quiropraxia #fisioterapia #crossfisio #metodologiaone #dornociatico #aliviardornociatico #nervociatico #dorciatica
Comments