PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE HÉRNIA DE DISCO

Atualizado: Mai 24

O QUE A HÉRNIA DE DISCO PODE CAUSAR?

Os sintomas mais comuns são dores localizadas dependendo das regiões afetadas pela lesão. Normalmente, percebida como uma dor aguda, que se inicia de forma súbita e que pode irradiar da coluna para outras partes do corpo, ao longo da distribuição inteira da raiz envolvida ou afetar somente uma parte dessa raiz.


Outros sintomas podem incluir: sensação de irradiação da dor para outros membros, como o braço, a mão ou a perna (dependendo da localização da hérnia de disco); formigamentos; alteração da sensibilidade; cãibras; redução de força, ausência de reflexos, travamento, etc.


COMO ALIVIAR A DOR DE HÉRNIA DE DISCO?

A principal dica é evitar o repouso, pois o risco de incapacidade e piora do quadro aumenta muito. É importante que a pessoa não seja afastada do trabalho e continue fazendo suas atividades de rotina normalmente, respeitando os limites da dor. Musculatura parada não trabalha, e a dor só tende a agravar.

O mais indicado mesmo é buscar orientação médica o quanto antes!


QUAL O MELHOR EXAME PARA DETECTAR HÉRNIA DE DISCO?

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, com base no histórico clínico, exame físico e exames de imagem, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como Raio-X, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.


QUEM TEM HÉRNIA DE DISCO PODE FAZER CAMINHADA?

A hérnia de disco, patologia que pode surgir em qualquer região da coluna vertebral, apresenta diferentes fases, e é por isso que a forma de tratá-la vai ser proporcional às características identificadas. Há episódios de dores tão intensas que, certamente, impedem o paciente de realizar qualquer movimento.

Mas, de maneira geral, a atividade física pode beneficiar bastante no que diz respeito ao fortalecimento da musculatura de sustentação da coluna vertebral. Lembrando sempre que a orientação profissional é imprescindível!


QUAL A MANEIRA CORRETA DE DORMIR PARA QUEM TEM HÉRNIA DE DISCO?

Dormir com as costas totalmente apoiadas no colchão. Essa pode ser considerada uma das melhores posições. A medida proporciona uma distribuição adequada do peso do corpo, diminuindo os pontos de pressão e alinhando corretamente a cabeça, a coluna e o pescoço.

Para melhorar a posição, você pode colocar também um pequeno travesseiro sob os joelhos e em qualquer outra lacuna formada entre o corpo e o colchão, como na parte inferior das costas.

2 visualizações

CONTATO

Ribeirão Preto

Rua José Jaime Delibo, 160
CEP 14026-563 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto/SP

Curitiba

Av. Silva Jardim, 3161
CEP 80240-021 - Bairro Água Verde - Curitiba/PR

Qual unidade gostaria de falar ?

© 2020 por ONE Fisioterapia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Onegate