11 DICAS DE COMO EVITAR E DIMINUIR AS DORES NAS COSTAS

A coluna vertebral é uma estrutura firme, mas flexível, formada por uma série de ossos articulados denominados de vértebras.

Essa estrutura constitui o eixo central do corpo humano e dá sustentação aos membros e à cabeça, além de proteger nossa medula espinhal.

A coluna vertebral é vítima constantemente de práticas que provocam desgaste e as famosas dores na coluna ou nas costas.

Essas dores são muito comuns na população e são responsáveis por uma considerável diminuição da qualidade de vida do indivíduo, uma vez que atividades rotineiras simples e profissionais muitas vezes são prejudicadas.

As dores na coluna ocorrem normalmente em consequência de má postura, sedentarismo, atividades físicas realizadas de maneira incorreta, pequenos traumas, rotina estafante, falta de alongamento e obesidade.

Todas essas causas poderiam ser evitadas por meio de hábitos de vida saudáveis.


É importante destacar que a má postura, principal causa das dores nas costas, pode levar a desvios na coluna, tais como hipercifose, hiperlordose e escoliose.

A hipercifose caracteriza-se pela curvatura anormal da coluna na região torácica.

Já a hiperlordose ocorre em razão do aumento anormal da curvatura da coluna na região lombar ou cervical.

A escoliose, por sua vez, provoca uma curvatura lateral na coluna vertebral.

Para evitar as dores na coluna, algumas medidas básicas devem ser tomadas, principalmente no que diz respeito às nossas atividades diárias.


Veja a seguir algumas dicas para evitar e diminuir as dores de coluna:

Ao andar, tome cuidado com a postura. Para adotar uma postura correta, jogue seu ombro para;

Evite dormir de bruços e, sempre que possível, opte por deitar de lado com as pernas levemente dobradas e um travesseiro entre elas. Essa posição permite um melhor alinhamento da coluna;

Ao levantar-se, também fique atento à postura. O correto é ficar de lado, colocar as pernas para fora da cama e sentar-se. Aproveite para se espreguiçar bastante também;

Compre um colchão confortável e ideal para o seu peso. Cuidado especial também deve ser dado ao travesseiro, que deve permitir que a coluna fique alinhada. O travesseiro ideal é aquele que preenche o vão deixado entre a cabeça e o ombro;

Quando se sentar em uma cadeira, certifique-se de colocar os pés no chão e apoiar-se no encosto;

Ao limpar a casa, lembre-se de manter a coluna ereta;

Para pegar um objeto no chão, desça até o objeto dobrando os joelhos;

Sempre que levantar peso, lembre-se de manter as costas estendidas;

Ao carregar mochilas, coloque uma alça em cada ombro. Se a bolsa é do tipo que se carrega de lado, lembre-se de alternar sua posição. Cuidado especial também deve ser dado ao peso das bolsas e mochilas;

Evite saltos muito altos;

Realize alongamentos para aliviar as tensões sempre que permanecer por muito tempo em uma mesma posição e antes e depois de realizar exercícios.


Dica do Especialista

Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.


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Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

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Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

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