Se você não é do marketing ou está começando agora a estudar e usar mais as redes sociais, e já se sentiu perdido com algumas expressões usadas pela galera do meio, vem cá que eu te ajudo!
Praticamente todos esses termos técnicos demais podem ser facilmente substituídos por expressões em português que vão facilitar o entendimento.
Bora lá:
👉 CTA = Chamada para ação
👉 Branding = Identidade de marca
👉 Lead = Potencial cliente
👉 Briefing = Guia resumido sobre uma ação ou campanha
👉 Copy = Escrita publicitária ou persuasiva
E esses são só alguns termos que a galera insiste em complicar.
Aqui abaixo deixei mais 7 expressões que você provavelmente já ouviu por aí e não sabia o que significava.
ROI
A sigla em inglês significa “return over Investment”- retorno sobre investimento.
Como o próprio nome sugere, essa conta é feita para entender o quão valido foi o investimento feito.
A métrica é importante para ter conhecimento de quais estratégias funcionam no meio do marketing.
Para calcular o ROI, basta subtrair do faturamento o valor do investimento inicial e depois dividir esse resultado pelo valor do investimento (o mesmo usado na subtração).
Funil de vendas
Todo consumidor passa por uma jornada antes de comprar um produto ou contratar um serviço.
O funil define de maneira clara cada uma das etapas e tem como objetivo final sempre uma conversão. O grande desafio esta em levar as pessoas de uma etapa para outra na seguinte ordem:
(1) atrair pessoas;
(2) fazer com que elas reconheçam um problema;
(3) oferecer a sua solução para que ela considere adquirir seu produto/serviço e
(4) conversão.
Target
De modo geral, é o público-alvo. Seja para criar conteúdo ou promover uma ação.
Seu target, portanto, serão as pessoas que você quer alcançar.
Exemplo: em uma campanha, você precisa criar uma peça publicitária ou um conteúdo que convença o seu "target” a comprar um determinado produto.
Sem saber com quem você está falando é mais difícil atingir o objetivo.
CTA (call to action)
CTA significa "chamada para ação".
Basicamente, são as instruções que você passa ao público por meio de uma legenda, um vídeo ou qualquer outro formato, que tenham como intuito estimular a ação da pessoa.
Em exemplos práticos: "comente aqui", "salva esse carrossel", "vote na enquete”, "arraste para cima"... É interessante usar o imperativo para mostrar clareza no CTA.
Pixel
No marketing digital o pixel é usado para acompanhar e mensurar campanhas.
Isso é feito por meio de códigos (pixels) colocados na página da web para rastrear o movimento dos usuárias que chegaram até aquele local.
É muito importante para campanhas de remarketing, por exemplo.
Benchmark
De modo simplificado, benchmark nada mais é do que uma pesquisa de mercado para estudar e analisar os seus concorrentes, anotando pontos positivos e negativos de cada um.
Assim, você já tem informação sobre o que funciona ou não dentro daquele mercado.
Landing page
É uma página na Internet criada com o objetivo de converter o potencial cliente, seja em venda ou em inscrição para algo, mesmo que gratuito.
Ela costuma ser objetiva e contém a descrição da oferta no formulário para conversão.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.
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