ALONGAMENTO: QUANDO FAZER, PARA QUE SERVE E QUAIS OS BENEFÍCIOS.

Os alongamentos são movimentos contrários à contração. Durante a atividade física, sobretudo a que diz respeito a treino de carga, os músculos estão em movimentação permanente. Essa dinâmica implica uma contração e um devido período de relaxamento. Quando estes dois movimentos não são executados de modo assertivo, coloca-se em risco a flexibilidade e a saúde muscular.

Ter um corpo flexível te ajuda a prevenir dores e lesões.

O reflexo de uma eventual má gestão física pode originar lesões e quadros de dor. Uma das melhores formas de os prevenir é realizar uma sessão de alongamentos após a prática desportiva, cujos principais benefícios explicamos neste artigo.



REDUZIR A RIGIDEZ E A DOR MUSCULAR Durante a prática de exercício físico, principalmente nos casos de maior intensidade, os músculos são obrigados a realizar numerosas contrações. Essa movimentação pode dar origem a alguma rigidez e dor, algo que pode ser contrariado com a realização de alongamentos após o treino. É um princípio simples: se contraiu muito os músculos durante o treino deve fazer o movimento contrário após esse esforço.


ELIMINAR O EXCESSO DE ÁCIDO LÁTICO Quando o corpo está sujeito a um esforço intenso, o organismo vê-se obrigado a recorrer à produção de ácido lático a partir das reservas de glicose. Esta é uma reação natural do metabolismo. No entanto, quando em excesso, esse ácido faz com que os músculos fiquem cansados e doridos. De modo a evitar esta situação aconselha-se uma sessão de alongamento. Este gesto simples, e muitas vezes esquecido, ajuda a repor a normal produção de ácido lático a nível muscular.


AUMENTAR A PRODUÇÃO DE ENDORFINAS A atividade física proporciona a produção de endorfinas, também conhecidas como os hormônios do bem-estar. Segundo alguns especialistas, fazer alongamentos depois da realização de exercício faz com que o corpo volte à temperatura normal de forma mais assertiva após o esforço. Por isso, se tiver o hábito de alongar após a prática desportiva, vai garantir uma produção mais eficiente de endorfinas.


REGULAR O FLUXO SANGUÍNEO Fazer alongamentos permite que o organismo volte, através de um ritmo mais regular, a fazer o sangue fluir a nível muscular. Isso vai permitir que o seu ritmo cardíaco volte ao normal, pois os músculos alimentam-se de oxigênio e nutrientes que circulam na corrente sanguínea.


ALONGAMENTOS PARA UMA MELHOR POSTURA A realização de alongamentos que trabalhem em especial a região das costas, ombros e peito, ajuda a melhorar a postura geral. Esse efeito tem particular incidência em pessoas que tendem a passar mais tempo de pé durante o dia.


ALIVIAR A TENSÃO E ANSIEDADE Por norma, em momentos de maior tensão e ansiedade, as zonas do corpo mais afetadas são os músculos do pescoço e ombros. Fazer alguns alongamentos pode ajudar a aliviar essa tensão. Deste modo pode obter uma sensação de descompressão do stress a que os músculos dessa zona do corpo estão sujeitos.


MELHORA A FLEXIBILIDADE E PREVINE LESÕES Trata-se de um efeito proporcional à frequência com que se faz os alongamentos: quanto mais o fizer, mais flexibilidade terá. Na prática, e a médio prazo, vai também ajudar a fazer exercício de forma mais eficaz e a prevenir lesões e dores musculares.


TONIFICA OS MÚSCULOS Alguns estudos encontraram uma associação entre a realização de uma sessão de alongamentos e a tonificação muscular. Efetivamente, ao alongar o músculo vai aumentar a eficiência mecânica do mesmo, o que quer dizer que vai necessitar de menos energia para efetuar o mesmo número de repetições de um mesmo exercício.


QUANTO TEMPO DEVO ALONGAR?

O alongamento de um determinado grupo muscular deve ter a duração mínima de 15 segundos e a duração máxima de 45 segundos. Menos do que 15 segundos não trará efeito e mais do que 45 segundos pode prejudicar o desempenho muscular em atividades realizadas imediatamente após alongar. É necessário repetir pelo menos 3x cada alongamento e realizar sempre após as atividades físicas.


ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


#drgiulianomartins, #onefisioterapia, #crossfisio, #metodologiaone, #fibromialgia, #pilates, #quiropraxia, #fisioterapia, #ribeiraopreto, #curitiba, #dorcronica, #doraguda, #fisioterapiaesportiva, #quiropraxiaribeiraopreto, #fisioterapiaribeiraopreto, #pilatesribeiraopreto, #quiropraxiacuritiba, #fisioterapiacuritiba, #pilatescuritiba, #crossfit, #dornopescoço, #alongamento, #cervicalgia, #cirurgiadecoluna, #herniadedisco, #artrose, #bicodepapagaio, #terapiamanual, #estenose, #torcicolo

2 visualizações

CONTATO

Ribeirão Preto

Rua José Jaime Delibo, 160
CEP 14026-563 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto/SP

Curitiba

Av. Silva Jardim, 3161
CEP 80240-021 - Bairro Água Verde - Curitiba/PR

Qual unidade gostaria de falar ?

© 2020 por ONE Fisioterapia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Onegate