DOR NA CANELA: PODE SER CANELITE-VEJA COMO TRATAR, FORTALECER E EVITAR A DOR

É comum pessoas que começam a correr –e até atletas experientes — sentirem uma dor aguda na canela durante a corrida,  que quase as fazem desistir do treino.

Esse pode ser um sinal de que seu músculo tibial anterior (músculo da canela) está fraco.

Se não tomar os cuidados devidos, você pode ter que se afastar por um tempo dos treinos ou até mesmo sofrer uma lesão mais séria, como a famosa canelite ou uma fratura por estresse.


A canelite é uma inflamação chamada de síndrome da tensão tibial, muito comum entre atletas iniciantes e também naqueles que exageram nos treinos.



Canelite é o nome popular da síndrome de estresse do medial tibial ou periostite medial de tíbia, que é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos da tíbia, podendo se tornar fratura por estresse.

Essa síndrome gerar uma dor aguda na perna.

É a inflamação do principal osso da canela, a tíbia.


Quais as causas que levam a Canelite? 

Como causas que levam a síndrome, podemos citar: uso de calçados inadequados, corridas em terreno irregular, excesso de exercícios para perna, pisada errada, fatores genéticos, falta de alongamento, entre outros.

Vale destacar também que, em casos mais raros, a canelite pode se desenvolver como conseqüência de fraturas, infecções locais ou tumores.


Os principais grupos de risco, ou seja, os indivíduos que possuem maior probabilidade de desenvolverem a síndrome são os atletas, principalmente os de esporte de impacto (corrida, ginástica olímpica) ou de paradas bruscas (tênis), os recrutas militares, os dançarinos, pessoas com a pisada pronada, pessoas com pé chato e mulheres (após a menopausa).


Desta forma, é importante ter atenção aos sintomas que indicam o desenvolvimento da canelite, são eles: dor e sensibilidade na canela, dificuldade ao caminhar, dores após exercícios físicos, fraqueza nos pés e inchaço.

Em caso de algum dos sintomas citados, é necessário consultar um médico para que o tratamento seja realizado por um especialista.


O diagnóstico da canelite é realizado por fisioterapeuta e ortopedista, através de um exame clínico. Nesse exame, o médico vai fazer uma análise física, além de perguntar detalhes sobre as atividades físicas rotineiras. O profissional poderá solicitar um Raio-X, a fim de descartar possíveis fraturas ou outras lesões.


Qual o tratamento adequado para essa lesão?

A canelite tem cura e a inflamação pode ser tratada de diferentes maneiras.

Cuidados na hora de praticar as atividades físicas, anti-inflamatórios, fisioterapia e repouso, são alguns exemplos.

Geralmente na primeira fase do tratamento é recomendado o repouso total, sem a prática de qualquer exercício físico. Após essa primeira fase, é possível que o ortopedista ou fisioterapeuta libere para que o indivíduo volte, aos poucos, a praticar exercícios físicos.


O especialista irá dar algumas indicações e recomendações, como alongamento e aquecimento antes das atividades físicas, a diminuição da intensidade do treinamento e a prática de exercícios físicos que visem o fortalecimento dos músculos da perna, além de compressa gelada, entre outros.

O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, porém, geralmente a canelite é curada em três semanas. Quando o caso é mais complexo e grave, como por exemplo, quando ocorre fratura por estresse, o tempo de recuperação é elevado para um mês e meio e pode ser necessário cirurgia.


Existem algumas maneiras de prevenir a canelite e para os grupos de riscos é importante que essas dicas sejam seguidas. Usar calçados adequados para o tipo de exercício físico que será praticado, aprender quais são as técnicas corretas do esporte, evitar exageros e respeitar os limites do corpo, fazer alongamentos e aquecimentos antes de se exercitar, entre outros.

Por último, é importante dizer que não se deve ignorar a dor. Caso esteja sentindo dores, não hesite em procurar um especialista para que o tratamento seja feito da melhor maneira possível.


No caso de canelite, o diagnóstico médico e o tratamento são importantes e, por isso, nunca se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem que o médico avalie sua condição, pois somente ele poderá dizer qual o medicamento, a dosagem ou qual será a duração do tratamento.


Como "fortalecer a canela"

Essa é uma região muscular que é difícil de ser estimulada, mas existem exercícios bem específicos que vão em pouco tempo trazer um fortalecimento que, além de diminuir a dor ou desconforto, pode prevenir uma possível lesão mais séria no próprio osso.

A cadeirinha é um exercício muito simples e eficiente que pode até ser feito na parte do aquecimento do seu treino.

Encoste suas costas na parede, flexione os joelhos até próximo aos 90° e tire as pontas dos pés do chão, sem mexer os calcanhares, em poucos segundos você já vai sentir seu músculo sendo estimulado. 

Procure fazer três séries de 20 a 30 segundos. A prevenção sempre será o melhor caminho, prestar atenção em alguns detalhes vão deixar você longe dessas dores.


Outras dicas para evitar a canelite

Nunca comece seu treino com a corrida.

Caminhe alguns minutos e evolua para um trote leve. Isso vai trazer o aquecimento progressivo e preparar sua musculatura pra uma carga de treino mais pesada.

Procure fazer exercícios multidisciplinares nos dias intercalados com a corrida: alongamentos, fortalecimentos específicos e exercícios educativos e posturais.

Respeite a carga de treino, o excesso de exercício vai levar você diretamente para uma exaustão, que o corpo não está preparado para suportar.

Escolha um tênis que atenda as necessidades do seu corpo: pisada e amortecimento são detalhes importantes. A ideia é ter sempre um treinamento sustentável, que permita a você evoluir sem trazer limitações e riscos.

Esteja sempre alerta aos sinais do corpo, respeite-os e tenha um acompanhamento profissional. É mais do que importante usar seu corpo da forma correta na hora certa.


Já sabe né!

Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores .

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.

Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!

#drgiulianomartins #onefisioterapia #dornoquadril #canelite #tratoiliotibial #ciatico #artrose #dornojoelho #fibromialgia #pilatesribeiraopreto #quiropraxiaribeiraopreto #fisioterapiaribeiraopreto #pilatescuritiba #quiropraxiacuritiba #fisioterapiacuritiba, #dornacanela, #doraposcorrida

367 visualizações0 comentário

CONTATO

Ribeirão Preto

Rua José Jaime Delibo, 160
CEP 14026-563 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto/SP

Curitiba

Av. Silva Jardim, 3161
CEP 80240-021 - Bairro Água Verde - Curitiba/PR

Qual unidade gostaria de falar ?

© 2020 por ONE Fisioterapia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Onegate