DOR NA COLUNA: 10 EXERCÍCIOS PARA ALIVIAR AS DORES

Existem alguns exercícios de coluna que podem ser feitos em casa, que são muito benéficos para a reabilitação de patologias de coluna e também podem ser realizados como preventivos, para evitar o desenvolvimento de dores e patologias de coluna vertebral.

1) Mobilidade de coluna

Paciente em posição de 4 apoios. Solicitar retroversão pélvica com flexão de cabeça. Depois solicitar anteversão pélvica com extensão de cabeça.

Esse é um dos exercícios de coluna que trabalha a mobilidade e relaxa a musculatura da coluna, sendo um ótimo exercício para ser utilizado em quadros agudos e dolorosos, pois o movimento diminui a dor.

2) Alongamento de cadeia posterior

Paciente em posição de 4 apoios. Solicitar que, sem que tire os pés do chão, o paciente realize uma extensão de joelhos, levando o quadril para cima e tentando encostar os calcanhares no chão.

Esse exercício alonga toda a cadeia posterior, importante para a manutenção da extensibilidade dos músculos da coluna.

3) Mobilidade de quadril e ombro

Paciente deitado em decúbito ventral, com os braços e as pernas estendidas.

Solicitar que realize uma extensão de ombro e quadril contralateral (ombro direito e quadril esquerdo), depois solicitar a extensão do outro lado (ombro esquerdo e quadril direito). Os movimentos devem ser feitos de forma alternada.

Esse exercício além de trabalhar a mobilidade de ombro e quadril, melhora a estabilização lombar e torácica.

4) Ponte

Paciente em decúbito dorsal, com flexão de quadril, joelhos e pés apoiados. Solicitar que realize o levantamento do quadril e torácica, de forma segmentada.

Esse exercício trabalha mobilidade coluna torácica, lombar e fortalece a musculatura abdominal e glútea.

5) Alongamento de lombar

Paciente em decúbito dorsal. Solicitar que o paciente abrace as duas pernas.

O glúteo máximo é um dos músculos que, além de realizar extensão de quadril, trabalha na estabilização da coluna lombar. Esse é um dos exercícios de coluna que alonga parte inferior da coluna lombar, coluna sacral e glúteo máximo.

6) Abdominal isométrico

Paciente em decúbito dorsal. Solicitar que o paciente realize uma flexão de quadril e joelho à 90º, sem apoiar os pés no chão (as pernas ficam suspensas no ar). Manter a posição de 15" a 30".

Os músculos abdominais são muito importantes para a estabilização de coluna, além de realizar a flexão do tronco para a frente.

Quando essa musculatura está fortalecida e resistente, ela cria uma espécie de proteção em volta da coluna, prevenindo novas lesões ou recidivas da mesma lesão.

7) Prancha

Paciente em posição de 4 apoios. Solicitar que mantenha a posição de prancha, com o corpo apoiado apenas pelos pés e antebraços. Manter a posição por 15 segundos e ir aumentando o tempo de acordo com evolução do paciente. Buscar uma evolução até conseguir entre 1' e 1'30".

A prancha fortalece toda a musculatura anterior do corpo, com ênfase na musculatura estabilizadora.

8) Fortalecimento abdominal

Paciente em decúbito dorsal, com flexão de quadril à 90º e joelhos estendidos, com os pés em direção ao teto. Solicitar uma elevação pélvica, tentado desgrudar o quadril do chão e leva-lo em direção ao teto.

Este é um dos exercícios de coluna que o tipo de elevação por meio da região glútea enfatiza o fortalecimento dos músculos abdominais inferiores.

9) Fortalecimento cervical

Paciente em decúbito dorsal, com a coluna apoiada no chão e membros superiores ao lado do corpo. Solicitar flexão de cabeça.

Nessa posição, o fortalecimento é realizado na flexão cervical, para recuperar o equilíbrio de força para a estabilização cervical.

10) Fortalecimento cervical com auto resistência

Paciente sentado ou deitado, com as mãos na nuca, uma bola ou faixa elástica. Solicitar que realize uma extensão de cabeça, com o paciente resistindo o movimento no sentido contrário (de flexão). Os outros movimentos de cabeça (flexão, inclinação lateral e rotação também podem ser resistidos pelo paciente.

Dessa forma os músculos são fortalecidos de forma isométrica, aumentando a força e a resistência da musculatura de cervical.

Concluindo

As dores de todos os segmentos da coluna vertebral são constatações muito frequentes nas atividades de vários profissionais de saúde como médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e existe a necessidade de tratar com exercícios de coluna.

A incidência de dores na coluna é tão frequente que elas devem ser enxergadas e estudadas como se fossem uma doença epidêmica e social.

Afinal, a dor na coluna é um dos maiores motivos de afastamento do trabalho e de diminuição das atividades de vida diária de inúmeros indivíduos pelo mundo.

As dores de coluna apresentam, na maioria das vezes, recuperação espontânea.

Mesmo assim ainda causam uma enorme perda para a economia do país, já que como citado anteriormente, acabam levando a uma maior taxa de afastamento de trabalho, causando transtornos para a vida dos trabalhadores e de seus familiares.

É importante oferecer ao paciente o melhor em relação ao tratamento dessas patologias com exercícios de coluna, para que ele possa voltar a realizar suas atividades de vida diária e profissional sem que haja risco de novas recidivas.

Uma das formas de manter os resultados do tratamento é a realização de exercícios de coluna em casa, que se bem orientados, podem trazer inúmeros benefícios para a saúde da coluna do paciente diminuindo os riscos de gerar agudização da patologia já existente.

O fisioterapeuta precisa trabalhar atentamente ao lado do paciente durante seu tratamento de reabilitação, orientando e corrigindo a realização dos exercícios para que ele possa continuar seu programa de exercícios de coluna em casa de forma segura.


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Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


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