QUAL A CAUSA DA LOMBALGIA? COMO TRATAR?

A lombalgia é a dor que ocorre na região lombar inferior.

A tão vulgarmente chamada de “dor nas costas” que se localiza na região mais baixa da coluna, perto da bacia, e que pode ou não irradiar para os membros inferiores.


Classificada como aguda quando tem uma duração de quatro a seis semanas e como crónica quando persiste por 12 semanas ou mais, esta é uma das condições de dor crónica mais comuns no mundo.

A prevalência da lombalgia ao longo da vida será superior a 70% nos países industrializados, estimando-se que em 15-45% dos casos os sintomas persistam durante um ano ou mais. Isto significa que a maioria das pessoas terá dor lombar em algum momento da sua vida, embora apenas uma minoria dos doentes relate persistência da dor após um episódio agudo. No entanto, de acordo com um estudo científico recente cerca de dois terços dos doentes acabam por desenvolver lombalgia crónica.


CAUSAS DA LOMBALGIA

• Características individuais • Condições de trabalho (trabalho físico pesado ou posturas pouco naturais, estáticas e dinâmicas) • Determinadas tarefas manuais • Estilo de vida • Fatores psicológicos • Uma minoria dos casos tem origem em traumatismos na região das costas, situações de osteoporose ou uso prolongado de corticosteroides. No momento do diagnóstico, a causa exata da dor lombar é frequentemente difícil de identificar. A lombalgia pode ter origem em diferentes tecidos, incluindo músculos, ligamentos, cápsulas articulares e vasos sanguíneos. Esses tecidos podem ser puxados, esticados ou torcidos, o que produz uma inflamação que depois resulta na sensação de dor.



FATORES DE RISCO

FATORES DEMOGRÁFICOS

  • Idade(sobretudo entre os 30 e os 60 anos)

  • Género feminino, sobretudo em idades mais avançadas

  • Nível socioeconômico e de instrução mais baixos

FATORES DE SAÚDE GERAL

  • Índice de massa corporal aumentado, superior a 25 kg/m2 excesso de peso e obesidade)

  • Tabagismo

  • Mau estado geral de saúde

FATORES OCUPACIONAIS

  • Atividade laboral fisicamente violenta/pesada

  • Sedentarismo laboral

  • Insatisfação com o trabalho


FATORES PSICOLÓGICOS

  • Depressão

  • Stresse

  • Ansiedade


FATORES ANATOMICOS

  • Alterações congénitas(p. ex. escoliose)

  • Alterações degenerativas (p. ex. osteoporose, hérnias de disco)


COMO PREVENIR A LOMBALGIA

A prevenção da lombalgia é um aspeto primordial na abordagem terapêutica desta condição.

A estratégia preventiva chave é a limitação da exposição aos fatores de risco.

Outra estratégia preventiva de valor comprovado pela investigação clínica é a prática de exercício físico, isoladamente ou em associação a medidas educativas.

Quando a dor lombar se transforma em algo mais grave é fundamental consultar um fisioterapeuta para um diagnóstico e tratamentos adequados. O alívio da dor lombar pode ser controlado com diversos tipos de terapias manuais e exercícios.


ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça principalmente uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem tratamento. Mas as pesquisas e estudos avançaram e hoje a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a eliminar as dores.

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos depoimentos de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar todas as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


#drgiulianomartins, #onefisioterapia, #crossfisio, #metodologiaone, #fibromialgia, #pilates, #quiropraxia, #fisioterapia, #ribeiraopreto, #curitiba, #dorcronica, #doraguda, #fisioterapiaesportiva, #quiropraxiaribeiraopreto, #fisioterapiaribeiraopreto, #pilatesribeiraopreto, #quiropraxiacuritiba, #fisioterapiacuritiba, #pilatescuritiba, #crossfit, #dornopescoço, #alongamento, #cervicalgia, #cirurgiadecoluna, #herniadedisco, #artrose, #bicodepapagaio, #terapiamanual, #estenose.

21 visualizações0 comentário