TOMAR COLÁGENO MELHORA A ELASTICIDADE DA PELE?

Se você tem 30 anos ou mais, provavelmente já deve ter ouvido falar do colágeno como forma de tratamento do envelhecimento da pele para amenizar as indesejadas rugas ou linhas de expressão. Uma das perguntas comuns nos consultórios de dermatologia é: tomar colágeno melhora mesmo a elasticidade da pele? Antes de responder a essa pergunta, vamos primeiro entender o que é e para que ele serve.



Afinal de contas, o que é o colágeno?

O colágeno é uma das proteínas mais importantes do corpo humano e corresponde a 30% de todas as proteínas que temos nele. O colágeno está presente na pele, no tecido conjuntivo, cartilagens, ossos e vasos sanguíneos e sua função é garantir estrutura, firmeza e elasticidade nestes tecidos. A partir dos 30 anos vamos reduzindo progressivamente a produção do colágeno em 1% ao ano, sendo que aos 50 anos esta produção é de aproximadamente 35%.


Depois de saber o que é o colágeno, vamos agora às explicações das especialistas sobre as funções desse ativo em nosso organismo.


Se você não ingere proteínas diariamente, invista no colágeno!

A absorção do colágeno depende muito de vários fatores do ambiente e que algumas dicas podem ser úteis para que a reposição do ativo seja feita.

Apresentamos aqui alguns desses fatores:

· Cuidados com a exposição solar;

· Evitar o tabagismo;

· Buscar hábitos de vida saudáveis com alimentação balanceada;

· Usar antioxidantes orais e tópicos;

· Usar cremes e hidratantes adequados.


O colágeno realmente é eficaz para a nossa pele?

Sim e o seu uso mais indicado é na forma do colágeno hidrolisado. É difícil uma proteína grande como o colágeno ser absorvida no intestino, por isto ele precisa ser hidrolisado (quebrado em pequenos pedaços) e no processo de digestão, ele é transformado em aminoácidos, que serão utilizados como matéria prima na síntese de colágeno. Estudos publicados em revistas renomadas como Journal of Dermatology e Skin Pharmacology and Physiology têm mostrado que o consumo diário de 5 a 10g de colágeno hidrolisado proporciona efeitos positivos em tecidos humanos que contenham colágeno, como a pele e a articulação. É interessante incluí-lo na dieta principalmente de pessoas que não tenham ingestão diária adequada de proteínas.

Avaliação é sempre recomendada antes do consumo do colágeno

Atualmente existem colágenos com peptídeos específicos para pele, articulações e músculos com resultados muito satisfatórios. O uso do colágeno deve sempre ser avaliado pelo médico ou nutricionista, que irá recomendar a melhor dosagem e aplicação, para a eficácia e segurança do paciente.


Colágeno como suplemento alimentar após os 30 anos

O uso do colágeno pode ser eficaz para diminuir e evitar a flacidez e outros sintomas que podem surgir após os 30 anos, principalmente se o seu uso estiver associado a uma atividade física e uma alimentação equilibrada. Em sua maioria, são as mulheres que procuram a suplementação de colágeno, para melhora da elasticidade da pele, proteção contra lesões e proteção das articulações, ele é recomendado em qualquer idade, sendo interessante seu uso após os 30 anos e essencial após os 50, onde a queda da produção natural do colágeno cai drasticamente.

Além disso, existem várias maneiras de encontrar o colágeno para consumo no mercado. Tudo, claro, deve ser avaliado e recomendado por um profissional especializado.


Dica do Fisioterapeuta Espero que tenha gostado da matéria. Fique sempre atento(a), pois postamos diariamente um texto novo com dicas sobre saúde e bem estar e principalmente sobre tratamentos, patologias e muita informação sobre Coluna, Joelhos, Ombros, Quadril e outras articulações. E se você, nesse momento, está sofrendo com dores no corpo, está deixando de praticar atividade física por conta de lesões ou desconfortos, ou está deixando de aproveitar a vida, passear e curtir a família por causa das dores, cuidado! Você não pode perder qualidade de vida por conta de uma Hérnia de Disco, Bursite, Tendinite ou outra lesão qualquer. Não deixe que a dor tome conta de você! Busque tratamento rápido e volte a viver como antes. Se quiser conhecer nossos serviços, nossa equipe ou quiser simplesmente fazer um tele-atendimento, clique AQUI e fale agora mesmo com nossa equipe. Iremos disponibilizar um dos nossos Especialistas para cuidar de você. Agende AGORA sua consulta. Até breve! #onefisioterapia #drgiulianomartini #osteopatia #quiropraxia #pilates #treinofuncional #recovery #fisioterapiaespecializada #fisioterapiaesportiva #dorcronica #dornascostas #tendinite #bursite #herniadedisco #ciatico

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo