VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE?

Esses são os “três Es” da gestão: eficácia, eficiência e efetividade.


- Eficiência é quando realizamos algo da melhor maneira possível ou em menor tempo, sendo produtivo ou competente.

Exemplo: enquanto seu colega de trabalho demora 2 horas para fazer uma DRE, você leva apenas 1 hora, portanto você é mais eficiente que ele.


- Eficácia é quando o projeto, produto ou pessoa atinge a meta ou o objetivo. É o efeito da ação.

Mas atenção: é possível ser eficaz e NÃO SER eficiente. Usando o exemplo anterior, seu colega foi eficaz, pois conseguiu entregar a DRE, mas não foi eficiente como você, pois levou uma hora a mais.


- Já efetividade é a capacidade de fazer algo (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência). No caso do exemplo, VOCÊ, que entregou a DRE mais rápido!


De acordo com o dicionário Aurélio, alguém ou algo eficiente produz o efeito esperado. Já a palavra eficácia significa uma virtude de tornar efetivo ou real. Já a efetividade é o que existe realmente.


Então, o processo de uma empresa pode ser desempenhado com eficácia, mesmo sem eficiência. A efetividade, por sua vez, pode ser considerada como a junção dos dois conceitos anteriores.



Entenda melhor o que essas três palavras significam dentro do ambiente corporativo. Confira:

Eficiência

A eficiência se refere a produzir corretamente, utilizando os recursos disponíveis da melhor forma possível e sem gastar muito. Dessa forma, é possível diminuir os custos, o tempo, as perdas e os desperdícios.

A eficiência está diretamente ligada à racionalidade e à produtividade. Nesse sentido, uma equipe eficiente é aquela que produz algo útil e que se adequa ao mercado, mas sua produção não demanda muito tempo e recursos.

Por exemplo, quando uma área entrega o que é solicitado com qualidade, dentro do prazo e sem gastar todo o orçamento. Se o projeto custava R$ 1000, o time faz o possível para entregar a atividade com um orçamento de R$ 800. Geralmente, a eficiência é solicitada pelas áreas financeiras da empresa que sempre estão em busca de economia e melhor gerenciamento do dinheiro.

Eficácia

O conceito de eficácia diz respeito à capacidade de fazer o que deve ser feito, cumprir metas, alcançar objetivos, ter foco, concentrar energia na realização de algo, obedecer prazos e entregar resultados.

Em outras palavras, a eficiência está relacionada à maneira como a atividade é realizada, enquanto a eficácia tem relação com as tomadas de decisão e o resultado alcançado, independentemente dos custos e do tempo que isso acarreta. Uma equipe eficaz é aquela que além de realizar seus processos de maneira correta, mas também foca nos resultados e explora todo o potencial disponível.

Ao contrário do exemplo acima, o time eficiência gasta todo o budget. O grupo acredita e se esforça para entregar o melhor trabalho possível com todo o dinheiro que foi disponibilizado.

Efetividade

Agora falta a efetividade! O termo consiste em fazer o que tem que ser feito, atingindo os objetivos traçados e utilizando os recursos da melhor forma possível. Portanto, este é um conceito que se refere à capacidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo. Para que uma equipe seja efetiva, ela depende de algumas características, tais como:

  • Proatividade: esse é o ato de melhorar resultados mesmo sem solicitação ou até de estudar para prever e solucionar problemas futuros.

  • Comunicação holística: as terapias fora do convencional.

  • Sinergia: em um ambiente profissional isso acontece quando os membros da equipe conhecem e confiam no trabalho um do outro

  • Busca pela melhoria contínua: o esforço diário leva ao progresso a curto, médio e longo prazo. Por isso, é essencial que a gestão e os líderes trabalhem com treinamento e desenvolvimento de pessoas.

  • Relacionamento interpessoal: essa construção é feita no dia a dia entre os colegas de trabalho. É uma forma de melhorar o convívio e também aumentar a rede de contatos.

  • Senso de responsabilidade: toda empresa espera que os funcionários vistam a camisa e se dediquem ao máximo para entregar os melhores resultados. É como se todos fossem um pouquinho donos.

  • Alinhamento de ideias: esse processo é ideal principalmente ao começar um projeto novo. É importante que todos os envolvidos sejam ouvidos e que eles tenham claro entendimento do que é para fazer. Quando a atividade já foi entregue ou está em andamento, esse alinhamento também se faz necessário para que todos compreendam o que está sendo solicitado, discutam se é preciso mudar e trabalhem juntos para realizar as melhorias ou alterações.

  • Liderança: todas as características acima fazem parte de uma liderança de sucesso. Além disso, um líder tem empatia, inteligência emocional, criatividade e pratica o autoconhecimento.

Uma área que é eficiente e eficaz ao mesmo tempo, já produz com efetividade. Seu trabalho será resultado de muito esforço, um produto ou serviço de qualidade e um bom gerenciamento da verba.


Investimento com bons resultados

Um funcionário que tem eficiência, eficácia e efetividade não é fácil de encontrar. É possível que existam poucos que nasceram com as três características e as desenvolvam muito bem. Porém é mais do que possível investir em mentorias e treinamentos para que um colaborador evolua para obter as três virtudes.

O método irá empoderar o cliente de modo que seus pontos fortes se tornem ainda mais significativos. Além disso, irá contribuir para que os pontos fracos, ou seja, as características sabotadoras, fiquem mais bem controladas.

Uma empresa que investe em treinamento para funcionários com potencial de progredir estará investimento nela mesma. É uma maneira de capacitar uma pessoa que pode se tornar um futuro talento. Ela trará melhores ideias e formas de solucionar produtos. Basta olhar os resultados a médio e longo prazo para perceber como é importante aplicar recursos no desenvolvimento humano.


Agora que te pergunto: esses conceitos estão sendo bem aplicados na gestão da sua clínica ou consultório?


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