7 DICAS DE COMO FAZER UM PLANEJAMENTO PESSOAL

Para começar a construir um planejamento pessoal, uma boa dica é responder algumas perguntas-chave, como por exemplo: como, quando, por que (propósito), onde e com quem você vai realizar tal ação?

Outro ponto relevante diz respeito a listar suas prioridades, ou seja, quais são as suas metas mais importantes.


Ter um foco é essencial para não colocar energia em coisas demais e acabar se desviando do seu objetivo principal.


Além disso, existem outras atitudes que podem ajudar na construção de seu plano de ações pessoal.



Veja agora quais são elas:


Defina suas metas – como já falei aqui, as metas são balizadoras das suas ações e, além de darem um norte servem também como âncoras, lembretes dos motivos pelos quais decidiu lutar por elas. Com certeza, se elas são as primeiras coisas que vem à sua cabeça, elas são importantes. Por isso, defina seus alvos de forma realista, elencando estratégias, recursos e prazos para realizá-las e motivando-se a dar o seu melhor pelo sucesso delas.


Organize-se – na prática isso quer dizer que você deve promover seus objetivos e encontrar mecanismos efetivos para ajudar a organizá-los. Uma boa dica é usar planilhas ou aplicativos de metas, que oferecem um acompanhamento dos progressos e também dos pontos de melhoria. Outra, melhor ainda, é buscar a ajuda de um Coach, profissional que, com suas técnicas, ferramentas e métodos de Coaching, poderá lhe auxiliar em sua jornada de organização pessoal e, com isso a conquistar seus alvos de forma ainda mais rápida, planejada e efetiva.


Seja realista – e desde já quero dizer que isso não tem nada a ver com ser uma pessoa pessimista, que não acredita em si mesma, mas com trabalhar com uma realidade que seja possível de ser mudada, com os recursos que dispõe, e dentro do período pretendido. Por isso, ao definir seus objetivos seja sempre o mais verdadeiro possível. Sonhe com os pés no chão e trabalhe dentro de possibilidades reais e tangíveis. Do contrário, se desconsiderar o seu verdadeiro estado atual e os fatos, na primeira dificuldade você desistirá. Como não é isso que queremos, além de realista seja sempre otimista e determinado também.


Trabalhe seus pontos de melhoria – para realizarmos qualquer coisa na vida precisamos conhecer precisamente quais são os obstáculos que podem nos impedir de concretizar nossos sonhos. Isso inclui identificar em nós mesmos quais são os pensamentos e comportamentos que podem sabotar nosso sucesso. Por isso, para conquistar seus resultados extraordinários é essencial fazer uma autoavaliação e verificar quais são seus pontos de melhoria, de modo que assim possa trabalhar para eliminá-los em definitivo.

Se você tem uma forte tendência a procrastinar, por exemplo, pode ser que precise desenvolver e elevar urgentemente seus níveis de foco e comprometimento para com a realização das suas causas. Se tiver dificuldades em fazer as coisas, sozinho, talvez este seja o momento ideal para aprender sobre como se responsabilizar um pouco mais por suas conquistas individuais.

Essa virada de chave deve acontecer em relação a todos os seus autossabotadores. Para isso, comece a identificá-los um a um e trabalhe com inteligência, resiliência e afinco para bloquear e eliminar as suas influências negativas.


Conheça seus recursos – ainda que não conheça todos, saiba que você possui uma infinidade de recursos que podem ser muito úteis em sua jornada. Na prática, são exatamente estes talentos e competências que te ajudarão na realização dos seus sonhos. Por isso mesmo, é muito importante que você identifique quais são estas habilidades e também os recursos materiais que podem te ajudar a conquistar os seus objetivos.

Se, por exemplo, você deseja comprar sua casa, verifique se pode usar seu fundo de garantia para ajudar no valor da entrada. Se você tem uma boa rede de contatos, pode usá-la também para conseguir uma boa indicação para aquele emprego dos seus sonhos. Se tiver talento para administração, pode usar isso para se encorajar a abrir e gerenciar sua própria empresa. Independente da aptidão, o mais importante é que descubra formas de aplicar o que tem e sabe em benefício dos seus êxitos.


Tenha foco – se você realmente quer chegar a algum lugar precisa manter-se no caminho certo. Isso significa ter foco e não ficar usando desculpas para não fazer o que precisa ser feito. Seu sucesso depende diretamente do seu comprometimento e que esteja 100% concentrado em realizar o seu plano pessoal.

Destaco isso porque é preciso evitar distrações, pois elas são sedutoras e agem como verdadeiras tentações, tentando a todo o tempo desviar você do seu plano de economizar dinheiro, fazer uma dieta, realizar um sonho ou mudar algum aspecto da sua vida atual que não te faz feliz. Focalize no seu estado desejado, imagine como será quando conquistar aquilo que se propôs e apegue-se apenas a isso. Não deixe, portanto, que a falta de foco te impeça de conquistar o extraordinário. Mantenha-se firme e forte!


Motive-se – do mesmo modo que é preciso focar, é preciso se motivar todos os dias e manter-se conectado aos motivos que te fizeram definir suas metas. Com certeza se colocou estes alvos como prioridades é porque eles verdadeiramente são muito importantes para você. Lembre-se disso e não deixe que sentimentos de dúvida, medo e ansiedade te sabotem ou que as pessoas ao seu redor te desmotivem com seu pessimismo. Se você acredita, pode e vai realizar todos os seus objetivos. Siga em frente!


Como você vislumbra o seu negócio em 2021 ou 2022? Estabelecer ações, metas, objetivos e prazos para os próximos 12 meses pode ser determinante para a saúde da empresa. Para te ajudar nisso preparei aqui um passo a passo do planejamento anual empresarial. Acompanhe.


Por que fazer esse planejamento?

Planejar é evitar imprevistos ou danos. Por isso, independentemente do tipo que seja, é sempre importante para um negócio estar um passo a frente. No caso do planejamento anual empresarial, ele serve como um guia para nortear todas as ações da empresa e garantir que as decisões sejam tomadas estratégicas e assertivas. Além disso, prepara as empresas e incentiva a colaboração por meio de metas. Agora, que sabe da sua importância, passe para o lado e acompanhe o passo a passo para fazer o seu planejamento para 2020.


#1 Como sua empresa está hoje?

Para definir o lugar que deseja chegar até o final do próximo ano é preciso saber exatamente onde o seu negócio está hoje. Faça um estudo de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. A Matriz Swot, que eu mesmo uso, pode te ajudar nisso.

Além disso, faça uma retrospectiva do ano anterior. As metas foram batidas? Atingiu seus objetivos? Avalie tudo o que passou para entender a sua situação atual. Nesse momento, é essencial pensar também em estratégias e soluções para o que não deu certo. Dessa forma, o planejamento do próximo ano estará muito mais consistente e realista.


#2 Como está o mercado?

Além de conhecer o seu negócio, o estudo de mercado permite saber o que é possível esperar do próximo ano de forma ampliada. Verifique fatores internos e externos que podem afetar o seu mercado. Assim, se as projeções estiverem promissoras talvez seja o momento ideal para investir e lançar novas ideias.


#3 Lideranças

Para estruturar todo o planejamento é preciso contar com lideranças estratégicas dentro do seu negócio que possuam uma visão detalhada do que acontece no dia-a-dia da empresa. Assim, todos podem sentar juntos para traçar todo o planejamento anual empresarial de forma que ele seja desafiador, mas ainda assim, coerente e realista com a situação do negócio.


#4 Metas e objetivos

Depois de definida a equipe envolvida no planejamento é hora de colocar a mão na massa. Metas e objetivos precisam estar muito claros e, de preferência, serem quantificáveis. Na hora de estipulá-los pense sempre em números. Dessa forma, o progresso se tornará muito mais claro e mensurável.

Mas, para traçar metas e objetivos é preciso saber com clareza a diferença entre eles:

Metas: as metas são tarefas específicas para serem executadas dentro de um período de tempo para alcançar os objetivos. Ou seja, é o caminho a ser percorrido.

Objetivos: já os objetivos são os seus propósitos. Ou seja, onde quer se chegar.


#5 Ações

Depois de definir o que se precisa fazer e onde quer chegar é hora de distribuir tarefas e delinear ações. Aqui é preciso definir quem serão os responsáveis por cada meta, quem irá quantificá-las e mensurá-las e ainda quais outras ações podem ser desenvolvidas para alcanças os objetivos.


#6 Orçamento

Para chegar onde se deseja estar, e até mesmo investir nessas melhorias como citadas anteriormente, é preciso planejar também as finanças. Coloque na ponta do lápis todas as despesas e receitas, levanto em consideração custos fixos e variáveis.

Vale lembrar que os investimentos também devem ser previstos. Por exemplo, se for lançar um novo produto ou serviço, tenha em mente disponibilizar uma verba extra para o marketing do mesmo.


#7 Consultoria

Na hora de delinear tudo isso uma consultoria especializada faz toda a diferença. Por isso, conte comigo. Há mais de 16 anos no mercado, desenvolvemos projetos nas frentes de gestão, qualidade, estratégia e otimização. Todos esses aspectos tem impacto direto nos objetivos traçados no planejamento anual empresarial. Entre em contato conosco e saiba como os nossos serviços podem impulsionar o seu negócio.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.

Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.


#giulianomartini #gestaoemsaude #gestaodenegocios #mentoriadenegocios #socialmedia #perfilestrategico #planejamentopessoal #mktdigital #business #midiassociais #redessociais #planejamento

2 visualizações0 comentário