top of page

A HISTÓRIA DAS REDES SOCIAIS

Desde a década de 90 com a origem da Internet, a conexão entre as pessoas fica mais fácil e com o aprimoramento desta tecnologia da informação, surgem as Redes Sociais. A Rede Social é uma estrutura que inter-relaciona empresas ou pessoas, que estão conectadas pelas mais diversas relações. Cada qual se relaciona de acordo com as suas preferências e particularidades. Trata-se de uma ligação social e conexão entre pessoas.



Atualmente, a variedade de produtos desse mercado é enorme, apresentando inclusive categorias com públicos bem segmentados (alguns deles um tanto quanto bizarros).

Com alternativas que vão muito além de apenas Facebook, Twitter, Orkut e MySpace, nós temos gastado cada vez mais tempo do nosso dia interagindo com outras pessoas através das redes sociais. Para você ter uma noção do que estamos falando, uma pesquisa da ComScore, realizada este ano, revelou que os quase 1 bilhão de usuários da rede de Mark Zuckerberg gastam 405 minutos por mês acompanhando os seus perfis.


O conceito de Rede Social se refere a Antropologia e Sociologia, matérias estas que estudam o comportamento da sociedade. Denomina-se Rede Social o complexo de relações entre pessoas que fazem parte de um grupo e que facilitam a interação. Atualmente devido ao enorme sucesso das Redes Sociais, estima-se mais de 300 tipos, as empresas aderiram a esta ferramenta, e procuram manter um relacionamento com seus consumidores e inserir sua publicidade de alguma forma.


Outra característica interessante das Redes Sociais é a facilidade da democratização e compartilhamento das informações, de conhecimento e interesses entre as pessoas, além de fomentar o networking e ser uma ferramenta que auxilia as empresas em processos de seleção. Neste sentido, pode-se dizer que a rede social pode dar voz as pessoas, dando mais importância a opinião pública.


Enfim, o ser humano tem a necessidade de relacionar-se. Por isso, redes sociais existem desde sempre. Mas aqui, vamos mostrar a história das redes sociais no ambiente online.

Confira a linha do tempo completa das redes sociais no mundo:


1997 - Surgimento do Six Degrees

2002 - É criado o Friendster

2003 - My Space chega no mercado

2003 - LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo é criada

2004 - Orkut surge no mercado

2005 - My Space é vendido por U$580 milhões

2005 - O Youtube, a maior plataforma de vídeo atualmente, é criada

2006 - Facebook começa suas operações de forma massiva

2006 - É criado o Twitter

2009 - Youtube ultrapassa 1 bilhão de vídeos visualizados por dia

2009 - Whatsapp aparece no mercado

2010 - Criação do Instagram

2011 - Orkut perde o posto de rede social mais utilizada no Brasil para o Facebook

2011 - Instagram é comprado pelo Facebook por mais de 1 bilhão de dólares

2011 - Snapchat é criado, inicialmente com o nome de Pictaboo

2014 - Linkedin ultrapassa 300 milhões de usuários e tem seu boom no mercado

2015 - Snapchat vira febre no Brasil e no mundo

2016 - É criado o Instagram Stories como concorrente do Snapchat, que passa a despencar

2017 - Numero de usuários no Twitter para de crescer

2017 - Facebook atinge 2 bilhões de usuários e demonstra ainda mais sua dominância

2018 - WhatsApp Business é lançado. Whatsapp já conta com mais de 1 bilhão de usuários

2020 - Surge o Clubhouse

2021 - Facebook continua sendo o líder absoluto em número de usuários no mundo com mais de 2.700 bilhões de usuários ativos. Em segundo lugar o YouTube e o terceiro o Instagram com 1.158 bilhão de usuários.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.

Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.

2.078 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page